Análises

Até os Confins da Terra (Adoração e Adoradores)

Roberto Azevedo em 26/05/08 28527 visualizações
Adoração & Adoradores é um ministério interdenominacional cuja visão é contribuir, através do ministério de artes, louvor e adoração, na edificação do Corpo de Cristo.

O projeto é liderado pelo Pr. Massao Suguihara, que é pastor da Igreja Evangélica Holiness de Pompéia, situada no Município de Pompéia, no interior do Estado de São Paulo.

O ministério iniciou-se em Janeiro de 2001, organizando a 1ª Conferência Adoração & Adoradores em parceria com Integrity Hosana! Music.

Em Julho de 2002 foi realizado o primeiro Instituto Integrity de Adoração no Brasil juntamente com o Integrity Worship Institute dos Estados Unidos que é um departamento da Integrity Hosana! Music.

O primeiro registro da conferência foi lançado em 2005 e trouxe a participação de Asaph Borba, Ana Paula Valadão, David Quinlan e Adhemar de Campos ao lado de Massao.

O álbum seguinte, “De ti jamais me esquecerei”, lançado em cd e dvd, contou com 10 canções com ministradas por Massao, André Valadão, Ludmila Ferber, Cris Batiston e Nívea Soares.

Em 2008 lançam seu terceiro trabalho. No time temos Fernandinho (Faz Chover), Fernanda Brum (Profetizando as Nações), Christie Tristão (Asas da Adoração), Coalo Zamorano (Canzion), Jorge Szczecko (Iadoración), Massao e seus dois filhos, Tiago e Carol.

“Como de costume, além das composições de Massao e amigos, encontramos também as versões sempre presentes de canções internacionais que as vezes funcionam e outras vezes não. O problema se encontra na hora de substituir palavras que não possuem sílabas tônicas iguais. Ela não vai se encaixar na melodia e vai empobrecer a música como um todo. É um trabalho muito chato de se fazer, mas se não ficou legal, a dica é sempre mudar a frase, porém nunca mudando a idéia proposta. Se ainda sim não funcionar, é melhor escolher outra música do que "assassinar" a imagem da canção original. No caso do A&A a situação não é tão grave assim, mas ocorre em algumas das versões. Não compremete a obra em si, mas também não se adequa ao padrão de qualidade encontrado no conjunto da obra”. Extraído do blog do músico Guilherme de Souza Dias

O encarte, que traz a letra das dez canções, possui um visual “vintage”, com uma roupagem moderna e bem jovem.

Na ficha técnica, destaque para o back vocal formado por André Valadão, Ton Carfi, Dany Grace, Daniela Araújo e Júlio Souza.

O repertório inicia-se com uma canção entoada por todos os convidados. Tu és Bom, "You are Good" de Israel Houghton, ficou famosa numa gravação dele com o ministério Hillsong e marca presença neste repertório com uma versão contagiante.

O Ministério Israel and New Breed possui três discos lançados no Brasil pela BV Films.

Pertenço a Ti, ministrada em português por Coalo Zamorano, trata sobre intimidade com Deus e entrega de coração. Um back vocal discreto e preciso preenche com maestria os espaços do arranjo.

A faixa- título é ministrada pelo Pr. Suguihara e versa sobre viver por Deus e obedecê-lo. Ate os confins da Terra é conduzida por um violão folk e por um interessante e agradável riff de guitarra.

Águas Vivas é um clamor pelo derramar da presença de Deus. O louvor é conduzido por Fernandinho de Campos.

Me Rendo a Ti é uma versão em português para a canção "The Stand", gravada pelo Hillsong United. A tradução usou a letra original em inglês e não a adaptação em espanhol feita pelo próprio United. É uma declaração de permanência e confiança em Deus,

O hino é ministrado por Fernanda Brum. A adaptação da letra poderia ter sido melhor explorada e o instrumental ficou meio sem peso em relação a gravação original.

Enquanto eu respirar fez parte do primeiro álbum da Desperation Band e aqui é cantada por Jorge Szczecko. A tradução é fiel a letra original e a adaptação do A&A conta ainda com arranjo mais trabalhado.

A última versão do disco é ministrada por Christie Tristão do Asas da Adoração. Tudo que sou é baseada em "All I Am" do Hillsong, que também possui um registro realizado pelo Ministério Clamor pelas Nações. Musicalmente falando, esta adaptação deixa um pouco a desejar em relação a gravação original e também em relação a adaptação interpretada por Nívea Soares no álbum “Liberdade”.

Em Tua Presença é um dueto entre o pr. Massao e Christie Tristão.

Depois da faixa um, Viver pra Ti é outro destaque dessa edição do A&A, que conta com a participação de Tiago e Carol, filhos do Pr. Suguihara. O timbre de voz de ambos é muito bom, mas Carol se sai melhor no quesito técnica vocal. Vale destacar que o hino é de autoria de Tiago.

Fechando o repertório entoamos O Teu Amor. A música, que é interpretada por Massao e Fernandinho, conta com uma letra simples e de fácil assimilação.

Termino este review com outro trecho que li em um blog e que assino embaixo.

“Adoração & Adoradores - Até os Confins da Terra é um álbum de adoração e louvor que explora bastante o ritmo pop-rock com muita eficácia e sofisticação utilizando elementos contemporâneos e modernos em sua produção. A variedade de vozes sempre se revezando impede o produto final de se tornar enjoativo, e enriquece a experiência do ouvinte. Com uma banda e produção impecável este cd se torna um das mais refinadas realizações do meio cristão no Brasil, e apesar da simplicidade harmônica geralmente encontrada neste gênero musical, não se vê nada de medíocre ou simplório no que diz respeito a atuação da equipe na produção”. Extraído do blog do músico Guilherme de Souza Dias

Além desse projeto o Ministério é responsável pos mais duas conferências. O Festival Rhema de Artes que traz workshops de dança, vídeo e instrumentos musicais e o Instituto Integrity de Adoração, onde são ministrados 5 cursos para pastores e músicos, na área de Louvor e adoração, por professores nacionais e estrangeiros.

Maiores informações podem ser obtidas no site: www.adoradoresnet.com.br
Até os Confins da Terra

(CD) 02/08

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Adoração e Adoradores

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook