Análises

Canções do Espírito, o novo trabalho da cantora Alda Célia

Roberto Azevedo em 28/09/09 13237 visualizações
Alda Célia é, sem dúvida, um dos nomes mais conhecidos da música gospel brasileira. Na Comunidade Cristã de Goiânia, ela tornou-se, aos 23 anos, a primeira ministra de louvor do Brasil, ajudando a fundar o ministério Koinonya.

Agora, em 2009, a pastora lançou seu quarto disco pela MK Music denominado Canções do Espírito.

O repertório possui 13 faixas, sendo que 80% delas em formato de cânticos espontâneos. A produção e os arranjos do álbum são assinados por Rogério Vieira. Na banda Marcio Horsth, Rogério Dy Castro e Sérgio Knust. Nos vocais temos os irmãos Josy, Joelma e Jairo Bonfim, além de Fael Magalhães e Adiel.

A gravação tem início com um pequeno instrumental e emenda com Incendeia o Brasil. O hino surgiu de um cântico espontâneo ministrado em Pires do Rio, durante um Congresso de jovens da Igreja de Cristo. Alusivo ao texto de II Crônicas 7:3, conta um instrumental denso e um refrão que é um clamor de avivamento pelo nosso País.

O sopro de El Shaday foi um cântico espontâneo ministrado em Anápolis, na IR – Ministério Internacional da Renovação. A letra da estrofe, baseada em Atos 1:8 e Lucas 1:35, é bem conhecida e já usada em outras canções. O dinâmica do instrumental é cativante.

“Você sabia que a palavra Cristo significa “Ungido”? Todas as vezes que você diz: “Eu sou cristão”, você está dizendo: “Eu sou ungido!” Mas afinal, o que é unção? Na faixa seguinte ouvimos uma oração de entrega, disponibilidade e compromisso. Unge-me trata sobre unção, que é a mensagem da apresentação do trabalho.

Na seqüência temos outra canção espontânea. Espírito Santo, Tu és bem vindo foi ministrada em Camboriú – SC. O louvor versa sobre a presença do Espírito Santo em nossa vida, refrigério que devemos cultivar todos os dias.

“Ela quebrou o frasco e derramou o perfume muito caro, feito de nardo puro”. Este fato, narrado em Marcos 14, João 12 e Lucas 7, foi a inspiração para Na Tua presença, cântico espontâneo ministrado em um Congresso de Mulheres realizado em Brasília. Destaque para a cadencia do arranjo que é envolvente.

Uma das inéditas é a versão de “How He Loves Us” de John Mark McMillan, interpretada por Kim Walker da banda “Jesus Culture – Ministério de Louvor da Bethel Church, Califórnia (EUA)”.

A versão original de Ele nos ama, que traz a paricipação da filha da cantora, Giovanna Lyssa Cavagnaro, é encontrada no cd “We cry out” lançado em 2005. Somzeira!

Aroma da adoração nasceu de um momento individual de adoração da pastora.

A primeira canção de trabalho nas rádios é a regravação de Junto a Ti, composta por Alda há 15 anos, quando estava grávida de sua primeira filha, Giovanna Lyssa.

Quando o óleo vem é outra das inéditas do repertório. Destaque para o arranjo de cordas.

Eu me rendo é uma junção de duas ministrações espontâneas. A primeira parte aconteceu no Congresso da Visão em Campo Grande – MS e a segunda parte no Congresso Adoração que Estabelece ocorrido em New Jersey – Usa.

Rei da glória foi primeiramente inspirado em inglês, em Jerusalém, logo após a Festa dos Tabernáculos em 2007 e foi finalizado no Rio de Janeiro – BR.

Fechando o trabalho entoamos Dias de avivamento com uma pegada pop no estilo hillsong.

Maiores informações: www.aldacelia.com.br
Canções do Espírito

(CD) 09/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Alda Célia

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook