Análises

A manifestação dos filhos de Deus - Vol. 2 (Casa de Davi)

Redação em 06/02/07 16374 visualizações
E chegou o segundo volume do cd “A Manifestação dos Filhos de Deus”. A começar da capa e encarte, num belíssimo trabalho de Victor Vieira e Edgard Costa, o ministério já mostra a que veio nesta continuação.

Se o primeiro volume enfatizava a profecia bíblica sobre a manifestação dos filhos de Deus, e a ansiedade gerada na criação em virtude disso, o segundo cd trabalha o caráter dos filhos de Deus e as marcas com que serão reconhecidos.

Tendo mais uma vez Jesus como exemplo maior, somos novamente exortados a sofrer uma mudança de mente, para nos adequarmos à vontade de Deus. O princípio da dependência é esclarecido, mostrando o quanto nós temos errado por conta desse nosso desejo de independência. Foi o desejo de independência que provocou a queda do homem. Que levou um nazireu como Sansão a literalmente perder a visão. O mesmo desejo levou Davi a ficar em casa, numa época em que deveria estar guerreando e todos nós sabemos o fim da história. Adultério, gravidez e assassinato. Por outro lado, temos em Jesus o maior exemplo de dependência. Jesus não agia baseado nos seus instintos, nas tentações, nas circunstâncias. Jesus agia debaixo da dependência de Deus.

Hebreus 5.9 diz que Jesus aprendeu a obedecer pelas coisas que sofreu. Você consegue imaginar que o Salvador do mundo trabalhou até os 30 anos como carpinteiro, num vilarejo inexpressivo, junto com sua família terrena? O que será que motivou Jesus a permanecer “invisível” durante tanto tempo?

Em João 5.19, o próprio Jesus explica que o Filho não tomava nenhuma decisão por si mesmo, mas fazia aquilo que via o Pai fazer e ouvia o Pai falar. É esse mesmo princípio que trouxe liberdade para Jesus cumprir totalmente a lei, sem estar preso a regras e mandamentos. Para Jesus, ser Filho era construir um relacionamento. Era conhecer e cumprir a vontade de Deus, dependendo completamente d’Ele.

E para ministrar essa palavra profética, o mesmo time do primeiro álbum volta à carga. Davi Silva, Mike Shea e a equipe gravaram o cd ao vivo, em duas sessões, realizadas em novembro de 2005 e agosto de 2006.

A Abertura é feita por Mike Shea. Somos filhos porque temos um Pai, correto? E é orando o Pai Nosso, a oração dos filhos que o disco começa, pedindo o Reino de Deus em nossa nação.

Abre os céus continua esse pedido. É uma música vibrante. “Queremos Te ver, aprender a ouvir a Tua voz e Te obedecer” são versos que reforçam o tema central do cd. O meu único porém é com relação ao solo de guitarra, que ficou bem estranho nessa música.

Jesus, o Nome sobre todo nome, exemplo maior de filho de Deus continua a ser exaltado na terceira faixa, Glória e Majestade. Preste muita atenção às linhas de baixo diferenciadas. Aliás, em todo o cd, Mauricio Rodolpho e Roberto Rivelino estão de parabéns executando esse instrumento.

Filhos dependentes do Pai, ovelhas obedientes ao Pastor. Lugar secreto é mais uma composição sobre a vocação da dependência. “No teu lugar me sinto seguro, o teu lugar me traz refrigério”. Dessa vez, o guitarrista Sérgio Cavalieri pontua e muito com a base deliciosamente elaborada para a canção. A vontade que fica é de realmente se entregar à presença de Deus, fato que Em Tua presença transmite com perfeição. É uma daquelas canções gostosas de se cantar em grupo, na igreja. No cd, ela tem a participação de Rebeca Silva, filha de Davi.

Até então, todas as composições são de Davi Silva. Porém, a faixa tema do cd fica a cargo do filho e desde já herdeiro do compositor, Calebe Silva, de apenas doze anos. O fato de ter sido escrita por um pré-adolescente torna Dependo de Ti ainda mais especial, principalmente na parte que diz “Como criança em teus braços, eu dependo de Ti”. O próprio Calebe divide os vocais com seu pai. O arranjo da música, começando em tom menor e crescendo num refrão emocionante dispensa elogios.

Quero ser filho também não é de Davi Silva. Aqui, Roberto Rivelino e Fernanda Reis dividem a autoria da canção e os vocais. Pra mim, essa é a canção mais impactante do cd, tanto pela letra que resume todo o seminário, quanto pela interpretação marcante de Fernanda. Também é a música mais diferente já gravada pela Casa de Davi, num estilo quase MPB, cheio de acordes dissonantes e arranjos diferenciados.

Não há ninguém e Poderoso são as últimas músicas do álbum, escritas por Davi Silva. As duas enaltecem o poderio de Jesus, nosso Deus. Uma surpresa aguarda os ouvintes da última canção quando, enquanto o coro de adoradores canta “Quem é como nosso Deus, Poderoso?”, Mike Shea e mais dois integrantes do ministério declamam trechos bíblicos exaltando a majestade do nosso Rei.

Ao findar o cd, temos realmente a sensação de missão cumprida. Mais que uma continuação, é o complemento de um trabalho bem-feito, visando não um retorno comercial, mas a edificação de vidas e a adoração a Deus. Espero que a reação de cada pessoa ao ouvir este disco seja a mesma que eu tive. “Senhor, quero depender de Ti, só de Ti”. Vale lembrar que o ministério já gravou o DVD com as canções dos dois cds. Estamos aguardando.

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Casa de Davi

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook