Análises

25 anos de muito louvor (Cassiane)

Roberto Azevedo em 26/12/07 31637 visualizações
Em novembro de 2007 foi anunciado o lançamento do 17º álbum da cantora Cassiane que se chamará “Faça diferença”. Porém a surpresa deste novo trabalho refere-se ao fato de que o disco não foi produzido pela gravadora MK Music, na qual Cassiane tem cds lançados desde 1992, e sim pelo selo próprio, na gravadora Reuel Music de propriedade da cantora e do seu marido, o maestro e produtor musical Jairinho Manhães.

Nenhuma informação foi divulgada oficialmente, nem pela gravadora, nem pela cantora, que cinco meses antes (junho de 2007) lançou o disco “Falando de amor” ainda pela MK.

Em 2006 com o intuito de comemorar as bodas de prata de seu ministério, a cantora, que é considerada como uma das maiores intérpretes do estilo louvor pentecostal, lançou um cd que traz no repertório suas canções mais marcantes nestes 25 anos. O registro também foi lançado em dvd com 12 faixas a mais.

Gravado ao vivo na final de 2005, na Catedral das Assembléias de Deus, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, o cd possui 14 faixas. As Oito mil pessoas presentes adoraram a Deus ao lado de Cassiane que também contou com uma banda de primeira ao lado de uma orquestra de cordas, um naipe de metais e um back vocal de oito vozes. Todas as músicas foram regidas por seu marido, o maestro, produtor musical e arranjador, Jairinho Manhães.

O repertório montado, um verdadeiro registro da trajetória de seu ministério, teve o intuito de não deixar de fora nenhum momento. Para isso as canções, em sua maioria, foram tocadas no formato medley. Infelizmente, por motivos de capacidade física de armazenamento, o repertório completo só pode ser apreciado na versão em dvd.

No medley de abertura temos a primeira surpresa. Cristo é a força, canção de primeiro LP da cantora, quando esta tinha oito anos de idade, é interpretada pela sua filha, Jayane, que estava com a mesma idade na época da gravação. Durante o louvor temos no telão uma série de imagens de sua infância. Jayane ainda interpreta Cante comigo, Desce sobre mim a Tua glória e Canaã antes de chamar sua mãe ao palco.

Um medley composto por Para sempre, Força imensa e Onde você mora (em ritmo de reaggae) dá início a viagem que percorre os 25 anos de seu ministério.

A seguir chegamos a uma seqüência que bota a galera pra dançar com Festa no céu, Fogo santo e Aqui tem glória.

Um dos grandes momentos do culto acontece com a canção Louve sempre que é contagiante.

500 graus vem com um arranjo recheado de nuances de dinâmica. O repertório segue por Hino da vitória, Recompensa (que possuem um refrão no estilo “ra-ta-tá” que é empolgante até para quem não curte este estilo musical), Não negue a Jesus, Com Cristo é vencer e Contigo está.

Um momento mais contemplativo é marcado por Oferta agradável a Ti

Na faixa seguinte Cassiane interpreta outro hino ao lado de sua filha. Além de Jayane Quero encontrá-lo traz interpretações solo da galera do back. Muito bem bolado.

A cura, de Ludmila Ferber, precede outra ministração e um apelo. Um dos hinos mais belos e marcantes de sua carreira é Minha benção que versa sobre o episódio de Jacó com um anjo no Vau do Jaboque.

Um dos momentos mais esperados da noite é a canção Com muito louvor, do disco homônimo, que consolidou o ministério da Cassiane a nível nacional, agradando até os que não são adeptos do estilo da cantora.

Não poderia faltar o dueto Cassiane e Jairinho. As românticas O tempo não pode apagar, Cada instante de nós dois e Você e eu são marcadas por uma homenagem a seu esposo e maestro.

O culto termina de forma bem festiva com o balanço de Ele é o rei e a cativante Tudo novo com nova participação de Jayane.

Após 25 anos de carreira, Cassiane e seu esposo Jairinho iniciam uma nova fase através da Reuel Music e Editora. Além dos discos da cantora, do casal e de sua filha Jayane, a nova gravadora vai investir em novos talentos. O primeiro a ser lançado será Jairo Bonfim, talentoso backing-vocal que há acompanha a anos.

Como o site www.cassiane.com.br, administrado pela MK, não esta mais sendo atualizado pela empresa, informações adicionais podem ser encontradas no seu novo domínio: www.cassiane.com.
25 anos de muito louvor

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook