Análises

Confira o review do CD Fogo e Glória, gravado em Curitiba, um clássico na discografia de David Quinlan

Georgeton Leal em 20/04/12 8469 visualizações
Poucos álbuns da linha “louvor & adoração” se destacaram tanto no cenário cristão nacional como o clássico Fogo & Glória Curitiba, do ministério Paixão, Fogo & Glória, liderado pelo Pr. David M. Quinlan.

Este trabalho faz parte de uma fase bem distinta e excepcional da discografia de Quinlan, que alcançou reconhecimento nacional com o lançamento deste verdadeiro “Best Seller”, sendo até então um diferencial de produção se comparado aos outros discos anteriores do ministério.

Confesso que na época do lançamento de Fogo & Glória Curitiba (gravado em 2001 e lançado em 2002) eu fui um tanto indiferente com este CD, achando-o muito “denso e cansativo” devido ao tamanho nada convencional das músicas (de 7 a 14 minutos de duração) e a sonoridade um tanto “incomum” para os padrões musicais do “mercado evangélico” da época.

Porém, após ouvi-lo atentamente e com mais calma, toda essa minha visão caiu por terra e fui levado a um forte sentimento de contrição e adoração a Deus através daquelas maravilhosas canções. Logo percebi que o propósito daquele álbum não era o de agradar aos formatos radiofônicos comerciais, mas sim, de ser um instrumento de adoração a Deus.

Hoje, posso dizer que Fogo & Glória Curitiba possui uma atmosfera sobrenatural que vai desde a primeira faixa até a última, clima este que somado ao experimentalismo musical do início da carreira de David Quinlan trouxe um “ar de mistério” a este álbum, que curiosamente, quase nem continha fotos em seu encarte (fato este que também era presente nos outros lançamentos da série Paixão, Fogo & Glória, mas que intrigava muita gente).

Neste trabalho, assim como em outros gravados por David, fazem-se perceptíveis certas influências musicais de cantores e ministérios de louvor internacionais, como delirious?, Jeremy Bowser, Passion, Hillsong e MorningStar.

À princípio, a linguagem empregada nas letras pode até parecer para alguns um tanto “extravagante” (como muitos tentam rotular este estilo), mas em se tratando do ministério Paixão, Fogo & Glória, é irrelevante pontuarmos quaisquer explicações técnicas quanto a isto para não nos arriscarmos beirar ao uso de estereótipos nesta análise.

Pois bem, então vamos às músicas...

Após a primeira faixa, que se trata de uma breve Abertura Espontânea, conferimos É assim que nós Vencemos, versão de “This Is How We Overcome” (Reuben Morgan, Hillsong), que inicia com grande entusiasmo ao som do violão de Quinlan, o qual é bastante audível não só neste momento, como em quase todo o disco. O toque proeminente “seco” da caixa da bateria (uma das características típicas desta produção) é nitidamente realçado, chegando a ser um tanto “violento” em alguns instantes, mas não sendo desproporcional demais quanto às exigências do instrumental.

Seguindo a mesma concepção, temos Acende o Fogo em Mim, (“Light Th Fire Again”, de Brian Doerksen), que claramente, ficou muito melhor do que a outra versão brasileira lançada antes no álbum “Sopro de Deus”, do Vineyard Music Brasil. Esta faixa também carrega uma dose fluente do pop rock, estilo que posteriormente seria mais explorado por David Quinlan em outras gravações futuras.

Mais conhecida mundialmente na voz de Michael W. Smith, Abre os Olhos do Meu Coração (“Open The Eyes Of My Heart”, de Paul Baloche), ganha nesta gravação uma roupagem diferente se comparada às suas outras versões. Inicia com uma introdução lenta, expondo gradativamente uma tendência que se torna mais progressiva adiante. Um fato interessante nesta música é o acréscimo do “refrão espontâneo” feito por David Quinlan no final da música, o qual não faz parte da letra original, é claro, mas que caiu perfeitamente bem.

A linda voz de Nívea Soares em dueto com Quinlan em Enche este Lugar (Pr. Cirilo) faz da 5ª faixa o “apogeu” de todo repertório. Nívea fez uma interpretação tão envolvente nesta gravação que podemos ter a leve impressão de que ela poderia estar quase “flutuando” enquanto cantava. São quase 15 minutos de adoração pura e intensa com um espontâneo de tirar o fôlego! Simplesmente demais!

A beleza intimista de Quero Te Conhecer faz desta canção a mais simples do álbum, mas também uma das mais belas. O instrumental é básico, mas proveitosamente trabalhado. A autoria é de David Quinlan, Gerson Freire e Judson de Oliveira, os quais também gravaram uma versão de estúdio desta música em “Ele Vem” (primeiro trabalho de Gerson Freire & Judson de Oliveira).

Logo em seguida, de forma meio inusitada, surge o instrumental Ao Redor do Trono, que perpassa como uma faixa de preparação para o encerramento do álbum. A execução da flauta traz uma sonoridade meio “céltica”, similar ao de algumas canções de Sheila Walsh e/ou Jason Upton.

Enfim, conferimos Este é o Som da Tua Noiva, onde David Quinlan e Heloisa Rosa declaram de forma apaixonada a relação da noiva de Cristo (igreja) com seu amado noivo Jesus. Destaque para a execução do saxofone, instrumento quase nunca usado nas produções do Paixão, Fogo & Glória, mas que se adequou perfeitamente neste momento.

Sem sombra de dúvidas, “Fogo & Glória Curitiba” foi um divisor de águas na carreira de David Quinlan e também um grande referencial na música evangélica brasileira, ocupando uma importante posição entre os discos mais influentes do Gospel Nacional no início da década passada.

Pelo valor que este álbum representa na história do louvor congregacional em nosso país, ele merecia até mesmo um novo registro ao vivo em DVD (apesar de algumas músicas deste repertório já terem sido gravadas em outros vídeos do ministério).

Uma edição especial em comemoração aos 10 anos deste lançamento seria interessante se acompanhada de depoimentos, músicas bônus e outros extras especiais.

Se você ainda não conhece Fogo & Glória Curitiba, experimente ouvir este sensacional projeto que ajudou a mudar a percepção de centenas de cristãos sobre a forma de louvar e adorar a Deus através de uma visão totalmente desvinculada do tradicionalismo musical e das antigas fórmulas litúrgicas.

Te convido a aventurar-se no intenso derramar de unção que flui diretamente do Trono de Deus neste maravilhoso CD, o qual é um verdadeiro canal de adoração íntima e sincera com o Pai.

Nota: ★★★★☆
Fogo e Glória Curitiba

(CD) 01/70

(3,4/5)
Total de votos: 55

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: David Quinlan

Veja também no Super Gospel:

Georgeton Leal

Professor formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e blogueiro literário nas horas vagas.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook