Análises

Relembre o review do projeto audio visual de Pregador Luo lançado em 2009 - Árvore de Bons Frutos

Roberto Azevedo em 22/12/22 23649 visualizações
Relembre o review do projeto audio visual de Pregador Luo lançado em 2009 - Árvore de Bons Frutos

Envolvido com o hip hop desde 1988, o rapper Pregador Luo, é líder e fundador do grupo “Apocalipse 16” e proprietário do selo independente 7 Taças, selo pelo qual lançou seus 11 títulos, incluindo o lançamento Árvore de Bons Frutos num pack que traz duas mídias, uma de cd e uma de DVD.

Ao longo de sua carreira dentro do hip hop, Luo já trabalhou com outros nomes e grupos que hoje são destaques dentro do cenário do rap. Fez mais de 150 participações em músicas de outras bandas e artistas que o convidaram para colaborar em seus trabalhos.

Em dezembro de 2008, foi lançado o CD “Música de Guerra – 1ª Missão”, álbum temático que contém os temas de entrada criados por Luo, especialmente para os lutadores de MMA. O álbum traz faixas inéditas que contam com as participações especiais do “Ministério Trazendo a Arca”, Chorão “Charlie Brown Jr.”, e Deise “Fat Family”.

Na liderança do grupo Apocalipse 16 já fez apresentações em quase todos os Estados do Brasil e em diversas cidades do interior de São Paulo. Ganhou com o “Apocalipse 16” os prêmios de melhor álbum do ano e grupo de hip hop, com o CD “2ª Vinda – A Cura”, e também de melhor selo de hip hop (7 Taças), ambos conferidos pelo prêmio “Hutús”, além de vários outros prêmios.

Pregador Luo ganhou o Troféu Talento 2009, na categoria melhor “Álbum Rap”, com o CD “Música de Guerra – 1ª Missão”. Foi indicado também na categoria Álbum Independente. Esta premiação recebeu os principais nomes da música cristã nacional.

No Troféu Talento 2008, o Apocalipse 16 recebeu o prêmio “Melhor Álbum de Rap”, com o CD “7T SP”. No Troféu Talento 2007, o CD e DVD “Apocalipse 16 - Ao Vivo” recebeu 7 indicações, levando 3 prêmios nas categorias: melhor “Selo Independente”, melhor “Banda”, melhor álbum em estilo “Rap e Alternativos”.

No ano de 2006, Luo foi premiado pelo álbum “D’Alma”, na 11ª edição do Troféu Talento, que elegeu o CD do Apocalipse 16 como o melhor “Álbum Rap”.

Somados, todos os lançamentos do selo 7T, ultrapassam a marca de quatrocentas mil cópias comercializadas.

Os temas abordados nos trabalhos de Luo variam entre conteúdos hoje pouco valorizados na música brasileira, como por exemplo, o respeito às mulheres, ou a valorização da raça e da cultura afro e latino-americana. Estão sempre presentes nos álbuns que ele lança, uma avaliação do atual momento social e espiritual do país e do mundo, segundo a sua própria ótica. As belezas e as mazelas da nossa própria pátria são relatadas em cima de uma sonoridade diferente do tradicional rap feito no Brasil.

O conteúdo do registro áudio visual traz o repertório encontrado no cd lançado em dezembro de 2009, que conta com as participações especiais do Ministério Trazendo a Arca, Chrigor, Viviane Carvalho e Rogério Sarralheiro. O álbum, mais uma vez, é lançado pela gravadora 7 taças.

Árvore de bons frutos é um projeto com várias distribuições como: cd ao vivo, cd de inéditas, cd+dvd e um monte de coisas legais.

O vídeo foi gravado em qualidade de cinema e possui um clima bem interessante, uma vez que não foi utilizada platéia. Os convidados só dão um toque ainda mais especial, principalmente por todos serem cristãos. Gravado em uma câmera de 35mm, nele está contido o registro das performances de Luo com banda e com DJ.

Apesar de não ser um show, foi realizada uma produção bem elaborada para registrar o momento. O set list da gravação foi assunto de outro review.
Clique aqui para acessar.

As canções inéditas tem início com a vinheta Só espartano que versa sobre coragem e determinação.

A seguir temos a faixa título. Árvore de bons frutos é uma canção que faz menção ao texto de Mateus 7:17. “Eis que está posto o machado a raiz da árvore, toda que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo.” Durante o decorrer do hino Luo faz alusão a parábola do semeador. O arranjo instrumental, produzido por Luciano Claw é envolvente. “Eu vou fazer tudo que a palavra me diz, pois machado nenhum vai cortar a minha raiz”. Sonzeira!

“Porque? Me diga porque, já não existe amor”. O desamor tem mil razões trata sobre desilusão, rancor, medo. Aborda temas como casamentos que eram para ser eternos, mas que o elo foi quebrado por uma das partes, além de pastores que profanam o sagrado, a política corrupta de nosso País, o mal advogado, o juiz que se vende, o político que se compra, o jornalista que distorce as informações e as trevas que tomam conta dessas circunstâncias. O refrão traz uma modulação de pitch na voz que ficou interessante, efeito que eles usam desde a época da gravação do TS-APC nas canções “Firme” e “Oh vem!”.

Na faixa 4 temos Babel que é alusiva ao fato narrado em Genesis 11:9.

Ziqzira é mais um cântico de lamento, de tristeza. Mais uma crônica sobre o realidade que reina nas periferias. “Será que vale a pena morrer pra manter o vício?”; “Será que vale a pena morrer pra obter poder? Pra comprar, pra vestir, pra ostentar, pra comer. Pra apavorar as cocotas com grife de moda, por elas na garupa e sair de duas rodas?”. Mais uma letra confrontante e reflexiva.

Aproveite a festa possui uma batida regaeton e uma letra que versa sobre baladas.

A seguir temos uma mixtape compilado pelo Dj Cia. O repertório conta com: “Chicote Estrala”, “Na missão”, “Quem vai me trair”, “Opostos”, “Um momento”, Slaps e scratches”, “Poder pra revolucionar – remix”, “Pensa nisso”, “Não venda sua alma”, “Muita treta”, “Meus inimigos estão no poder”, “EvoLuoção”, “Guerreiro do futuro”, “Dádiva”, “Bum bum pá” e “Minha oração – parte 1”.

Pra fechar temos 2 versões remixes de Árvore de Bons frutos. A primeira um remix hip hop e a segunda um remix dance. Fecha com um remix B. Boy de Aproveite a Festa.

Árvore de Bons Frutos

(CD/DVD) 01/10

(4,3/5)
Total de votos: 3

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Pregador Luo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook