Análises

Relembramos o terceiro álbum de Edson e Tita - Gosto Tanto. Confira nosso review

Tiago Abreu em 02/04/16 1226 visualizações
Talvez nenhuma banda no cenário evangélico como a dupla Edson e Tita conseguiu abstrair uma visão artística tão apurada. Com Gosto Tanto, lançado em 2003, o casal encarou um desafio que parecia impossível naqueles tempos: Unir canções cristãs com faixas sem qualquer teor religioso.

O movimento gospel passou, os grupos congregacionais do chamado "louvor e adoração" chegavam ao extremo de suas idiossincrasias, enquanto o novo movimento calcava seus passos e lançaria o primeiro disco somente no ano seguinte. Talvez, Edson e Tita não tinham tanta ciência disso. Mas o conhecimento de causa que dispõem, na cena musical brasileira, permitiu que o terceiro trabalho dos músicos certamente fosse o mais vanguardista da discografia.

A musicalidade, em algumas canções, foge um pouco da bossa. Something Divine, uma espécie de adaptação de "Eu Amo Jesus", do álbum Novidade de Vida, ganha força na sua levada, que flerta entre o soul e o funk. Ed Motta, como participação especial, abrilhanta a melhor canção do projeto. Nestas faixas que roubam mais à regra, como o belo instrumental de violão Picumba, executado por Tita, a obra ganha um frescor. Mas a maioria das canções são extremamente pessoais. Falam do Rio de Janeiro, a vida diária fluminense e carioca e se deleitam na clássica bossa-nova com alguns requintes de samba. Sempre há um quê de patriotismo e orgulho. Especialmente em Carioca Mexmo ou Geribá, cujo título e letra faz referência à Praia de Geribá, uma das mais belas de Búzios, sempre com aquela cobertura de piano, executado por João Donato.

Com tantas direções, o trabalho não se perde por ter, sempre no fundo, um teor romântico nas composições. Seja em relação a fé (Love is All) ou no envolvimento humano (Ainda Te Amo), as canções parecem caminhar para um mesmo destino, tanto em termos líricos quanto sonoros. Edson e Tita se desenvolvem com grande naturalidade neste disco, o qual é, de longe, o mais corajoso da carreira e um dos mais prolíficos.

Nota: ★★★★
Gosto Tanto

(CD) 10/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Edson e Tita

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook