Análises

Geração de Samuel, o trabalho infantil do cantor Fernandinho

Roberto Azevedo em 03/08/08 22233 visualizações
Fernandinho é membro da Segunda Igreja Batista em Campos, pastoreada por Eber Silva (autor do livro “Adoração e Adoradores”, lançado pela MK). Antes do cd “Faz chover”, que teve repercussão nacional, incluindo uma indicação ao troféu talento 2005, na categoria de melhor cd independente, Fernandinho gravou “Formoso És” e produziu o cd da igreja, intitulado “Somos um”.

Depois da repercussão nacional de seu segundo trabalho solo, o cantor lançou mais dois álbuns: “Abundante chuva” e “Sede de justiça”, que podem ser encontrados tanto em cd, quanto em dvd.

No intervalo entre os lançamentos de seu terceiro e quarto discos, o cantor lançou um trabalho voltado para o público infantil. A diferença está no fato de que ele não escreveu músicas específicas para o segmento, mas optou pela participação dos pequenos nas regravações de suas canções.

O trabalho gráfico, idealizado por Rafael Duarte, está simples, mas muito bem bolado. O disco foi lançado com o suporte da produtora mineira OniMusic e conta a participação do “Coro Infantil Novo Louvor” e do “Coro Shekinah Teen”, ambos da 2º Igreja Batista de Campos e regidos pela “Tia” Sandra.

Outro suporte que somou na produção do projeto foi a presença do músico Levi Miranda, que tocou teclados, programou samplers e loops, gravou, mixou e masterizou o trabalho. Os outros músicos são André Figueiredo (bateria), Robson Fonseca (baixo) e Daniel Machado (guitarra e violões).

O repertório tem início o pop-rock Quero te obedecer. A versão original, gravada ao vivo é encontrada no cd e dvd “Abundante chuva”. Neste registro temos a participação de seus filhos, Asafe e Matheus.

A seguir é entoada a canção Superabundante graça de Asaph Borba com um arranjo recheado de efeitos de teclado. Destaque para o naipe de metais.

Há um rio mantém a pressão da versão original. Muita guitarra com riffs, com licks, com solos, com overdrive, com distorção, com convenções. Destaque para os detalhes de teclado que foram inseridos no arranjo. A letra compara Jesus a um rio que veio para regar o nosso deserto, trazendo vida ao que estava seco por causa do pecado.

Na faixa quatro temos o hino pelo qual o cantor alcançou notoriedade nacional. Faz chover é interpretado por Bianca Azevedo e Yuri. O louvor traz uma roupagem diferente da original e ficou bem bacana.

Após uma narração realizada por Bianca Coelho. alusiva ao chamado do menino Samuel, que viria a ser um dos profetas mais importantes da história de Israel, Alexandre e Bianca Azevedo acompanham Fernandinho em Geração de Samuel.

Senhor formoso És fez parte do primeiro álbum do cantor. O disco não é mais vendido, mas outra versão da música pode ser encontrada no dvd “Faz chover”. O louvor é entoado por sua esposa e filho: Paula Terra Santos e Asafe. No turn around final temos um testemunho de Fernandinho.

A única inédita do cd é a alegre e festiva Cantarei ao Senhor. Destaque para as intervenções do naipe de metais (sampleado) e para a dinâmica da banda e do coral de crianças.

O pop rock Tua fidelidademantém a pegada de júbilo da canção anterior. O incidental com o hino tradicional “Tu És fiel” dá um colorido especial na musicalidade encontrada na gravação.

Outro ótimo momento é o hino Se não for pra te adorar que possui uma pegada pra galerinha louvar, cantar e dançar. Mais uma vez temos um tempero bacana dos samplers de sopro.

A ultima música é Te adorar, uma oração a Deus que cita Romanos 11:36. “Por que dEle, por Ele, para Ele são todas as coisas”. Conta com a participação das crianças Amanda (cantando) e Rebeca (orando).

Da faixa doze até a faixa dezoito temos play-backs de sete das dez canções do disco.
Geração de Samuel

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernandinho

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook