Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Essência
(Jotta A)

Rafael Ramos em 04/06/2012
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Essência

Compre este CD agora

Faixas:
1. A maior bandeira
2. Agnus Dei
3. Lágrimas
4. Quem sou eu?
5. Essência
6. Longe
7. Dependente
8. Estou Contigo
9. Descansarei
10. O Extraordinário
11. Amor Maior
12. O Teu chamar
13. Viverei
14. Ajuda-me a seguir
15. Vem com Josué lutar em Jericó
Considerado um dos lançamentos mais aguardados do ano, o CD Essência, de Jotta A, chega para preencher uma lacuna carente no segmento gospel que são vozes masculinas voltadas para o público adolescente.

Revelado no palco do Programa Raul Gil, no quadro Jovens Talentos Kids, o cantor, que integra o cast da Gravadora Central Gospel, foi produzido pelo Pr. David Marx, líder do Coral Kemuel, com um repertório que une o estilo pop com a força do louvor pentecostal.

O álbum foi gravado por Luciano Marcini, no Estúdio Baeta (SP), por onde já passaram grandes nomes da música gospel e secular, como Elaine de Jesus, PG, Paulo César Baruk, Luciano Claw, Exaltasamba, Victor e Leo e Maria Rita.

Na parte gráfica, disco teve o encarte impresso em papel reciclado no estilo digipack desenvolvido pela JrDesigner com fotos clicadas por Junia Lane. Mas agora vamos ao que realmente interessa: as músicas.

Quem assistiu as apresentações de Jotta A no palco do programa vespertino, pôde conferir a pegada americanizada do jovem cantor de 14 anos. Então, para manter a identidade do mesmo, o disco abre com A maior bandeira, escrita por Jhour Bayron e com todo estilo dos corais americanos. Apesar de ter menos de dois minutos, a canção já serviu para dar um aperitivo do que virá a partir da próxima faixa. O back-vocal formado por Paulo Zuckini, Paloma Possi e Janeh Magalhães realmente dão um show na música.

Claro que a canção que lançou Jotta A no Brasil não poderia ficar de fora do CD. Agnus Dei, conhecida na voz do americano Michael W. Smith, ganhou uma versão em português por Clóvis Ribeiro. A introdução instrumental ficou um pouco diferente da versão original, mas aqui a interpretação do cantor aliada ao back realmente surpreende e não é à toa que o menino foi elogiado pelo próprio autor desse sucesso internacional.

Ao som do piano de William Augusto e do violão de Eduardo Victorino a canção Lágrimas (David Marx e Jhoon Kemuel) é mais leve e versa sobre os momentos em que a esperança parece se esvair de nossas vidas mediante aos conflitos da mesma.

Em Quem sou eu? o cantor abusa das firulas e agudos e mostra também seu talento para a composição.

Escrita por Daniela Araújo (esposa de Leonardo Gonçalves), Essência tem um tom mais baixo. Ela começa apenas ao piano, mas vai ganhando força e sendo preenchida pelos demais instrumentos e pela força do back ao longo da faixa onde é declarado “Que nada pode me deter, pois Tua graça e o Teu amor vão me guiar”.

“O que dizer, o que pensar, quando parece que tudo vai acabar? Onde a minha fé provada é e os meus sonhos parecem que não vao chegar?” abrem a composição de David Marx e Jhon Albuquerque. Longe versa sobre a confiança de que a alegria irá chegar mesmo que choremos durante a noite inteira como mencionado no Salmo 30.5 sabendo que “o dia vai raiar e com o dia, a alegria então virá”.

Favorito de dez entre dez cantores, claro que Anderson Freire não deixaria de ter uma de suas composições no repertório da nova revelação da música gospel. A escolhida Dependente caiu como uma luva na voz e no estilo do cantor que não economizou nos agudos em versos como “Por mais que eu cresça sou uma criança buscando no Maior confiança. Sou aprendiz do agir de Deus em mim por toda a minha vida”.

Estou contigo, mais uma composição de Jotta, segue a temática da canção "Longe", versando que “o choro pode uma noite durar, e pela manhã a alegria virá”. Entretanto, essa vem com uma pegada mais pentecostal e bem marcada pela bateria de Cleverson Silva e Samuel Fagundes com grande chance de ser um dos hits do disco e já teve clipe dirigido por Vlad Aguiar da ASAS Produções.

Outra versão contida no álbum é Descansarei, gravada originalmente como Still (Reuben Morgan) pelo Hillsong Live, no CD Hope (2003). A roupagem ficou bem diferente da original, mas não deixou a dever ao ministério de louvor australiano e vale ressaltar no capricho que David Marx teve na produção de cada detalhe do disco que foi feito em 27 dias, um tempo recorde em se tratando de produção de um álbum de qualidade. (Obs: A canção "Descansarei" também faz parte do primeiro CD da Comunidade Evangélica de Maringá – Te quero mais que tudo (2005) – que também faz parte do cast da Central Gospel).

Voltando ao estilo pentecostal com uma composição de Tony Ricardo, outro compositor bem requisitado por intérpretes do gênero, O extraordinário abre ao som de um arranjo de cordas primoroso e lembra muito os hinos "Deus, Tu és Santo" e "Ele é capaz" respectivamente gravados por Danielle Cristina e Elaine de Jesus. Escolhida para ser o primeiro single do disco, O hino faz jus ao nome com arranjos carregados, letra que mescla adoração com pentecostal e produção vocal de peso – “Absoluto, Exaltado, Ele é Senhor / Leão imbatível, Campeão de Judá / Revelação perfeita, Santo de Israel / Em Seu DNA tem os mistérios de Deus” – que também ganhou clipe dirigido por Vlad:

Amor maior (Jhour Bayron) retoma o estilo pop-adoração declarando que “nada pode ser tão doce quanto sentir alívio no meu coração” e que o amor de Deus é maior do que tudo.

Já em O Teu chamar (Dispô Santos) temos um belo acompanhamento de violão de Eduardo Victorino e mostra como é fácil esquecermos de quem nos amou e só lembramos quando vem a dor.

Paulo Zuckini que faz parte do back e cuidou da produção vocal de Jotta A assina Viverei, uma declaração a Deus de que viveremos a vida dEle e não a nossa e de que provaremos do melhor dessa terra.

Jhour Bayron assina Ajude-me a seguir onde Jotta mostra mais uma vez sua extensa capacidade vocal em músicas lentas e que exigem tons mais prolongados.

Fechando o disco temos a já conhecida Vem com Josué lutar em Jericó de Vasco Collins que ganhou uma roupagem bem diferente e melhorada da versão usual. A faixa que é a maior do disco começa com batidas fortes que dão o ar da batalha descrita no texto bíblico com direito a rap que confere a sonoridade jovem da proposta oferecida pelo CD.

Compre o CD Essência (Jotta A) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.