Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Meu Milagre
(Jozyanne)

Rafael Ramos em 12/06/2012
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Meu Milagre

Compre este CD agora

Faixas:
1. Meu milagre
2. Questão de fé
3. Tudo novo
4. Chuva de Deus
5. Só tu és santo
6. Confiarei
7. Nada valerá
8. Mais de ti
9. Confronto
10. Jardim
11. Eu vou tocar
12. O barco
13. Chuva de Deus (acústico)
Depois de dois álbuns gravados ao vivo com excelente aceitação do público – "Eu tenho a promessa" (2009) e "Herança" (2010) – Meu milagre, o primeiro trabalho de Jozyanne pela Central Gospel Music, traz a cantora de volta aos estúdios num álbum produzido em família. Afinal é de Josué Lopez, irmão da cantora, a produção das 13 faixas marcadas pelo pop-pentecostal, gênero característico da carreira da artista desde sua estreia solo com o álbum "Um novo coração" (2001).

Antes de partir para as músicas, vale a pena ressaltar o projeto gráfico que traz, sem sombra de dúvida, a melhor capa que a cantora já teve. A Central segue na linha das digipacks que conferiu um trabalho artístico primoroso ao encarte feito por Marcus Castro e a equipe da Imaginar Design. As fotos foram feitas no Rio de Janeiro em cenários “que traduzissem momentos em que as pessoas mais buscam os milagres, como num deserto, na solidão, no vazio”. Com peças cedidas pelo Espaço Via Alternativa, um brechó localizado na Zona Oeste carioca, e os efeitos nas fotos, o trabalho ganhou um ar bem vintage. “O conceito é a capa com a sala construída, mas dentro vai tudo sendo mostrado em partes, como um grande quebra-cabeça”, explica Castro.

Agora, abrindo o encarte, colocando o CD no rádio (ou computador) e apertando o play temos logo no início a faixa-título escrita por Tony Ricardo, novo queridinho da música pentecostal, que se baseia na cura da mulher fluxo de sangue (tema exacerbadamente explorado por compositores do gênero). Com teclados de Rafael Castilhol, a canção remete ao estilo de outros sucessos da cantora como "Abra os meus olhos" e "Herança" e ganhou clipe dirigido por Bruno Fioravanti que se baseou no testemunho de vida do cantor e pastor Dayan de Alencar. Ponto para a atuação do back-vocal formado por Paloma Possi, Cleyde Jane, Janeh Magalhães, Jozielle Lopes (irmã da cantora), Fael Magalhães e Paulo Zuckini.

A dupla Gislayne e Mylena, outra referência no louvor pentecostal, assina Questão de fé, segunda faixa de trabalho do disco que abre ao som do violão de Michel Fujiwara. O tom parece muito baixo no início, mas ganha força ao longo da faixa e é bem o estilo de Jozyanne – “Você agora vai viver os sonhos que Deus tem pra você / O que era impossível já não é / É só uma questão de fé”. Outra canção que ganhou clipe pelas mãos de Bruno Fioravanti.

Gislayne e Mylena ainda assinam Tudo novo que versa sobre outro assunto recorrente entre os pentecostais: o arrebatamento da igreja e os momentos que serão vividos no novo lar. Tudo isso embalado por um naipe de metais que conferiu bom balanço à faixa apesar do refrão repetitivo – “Vou cantar ali no céu / Celebrar ali no céu / Adorar ali no céu / Aleluia”. Chuva de Deus é a única música assinada por Jozyanne onde ela canta sobre o avivamento aqui representado pela chuva.

Canções de adoração não podem faltar nos discos da cantora. Vânia Santos assina Só Tu és Santo, que é uma música com todo aquele jeito adoração congregacional – “Ao que está assentado sobre o trono / Seja a honra, a glória e o louvor / A Ti eu ergo as minhas mãos / É Teu o meu coração”. Sem dúvida, tem tudo para cair no gosto de ministérios de louvor, grupos jovens e coreografias, principalmente pela declamação baseada no texto de Isaías 6. Mais uma faixa onde intérprete e back-vocal trabalham muito bem juntos.

Moisés Cleyton assina Confiarei que mantém a pegada louvor e adoração e foi gravada anteriormente, em 2009, pela paranaense Giselli Cristina num dueto com Clayton Queiroz. A faixa conta com a participação de Nani Azevedo, mas o cantor não parece muito à vontade com o tom da música que ficou muito baixo para sua voz em alguns pontos.

Agora, prepara-se para conferir uma nova Jozyanne em Nada valerá, também escrita por Moisés Cleyton. A cantora investiu em um estilo mais americanizado com aquela pegada black music e é perfeita para os corais de igreja. A música fala de que nada vale fazer sacrifícios se não houver amor e conta com a brilhante participação do rapper L-ton R.E.P.. Sem dúvida, a faixa tem tudo para agradar o público mais jovem da cantora.

Vânia Santos retorna com Mais de Ti, uma bela canção de contrição que é marca registrada da compositora de canções na mesma linha como "Sinto o Teu poder" e "Pra Tua glória". Apesar de ser uma oração por mais da unção de Deus, a faixa carrega a essência pentecostal dos louvores de Jozyanne.

Tony Ricardo é o autor de Confronto com uma mensagem de como Deus reverte situações ao nosso favor mesmo quando tudo parece estar no fim (detalhe para o violino e a distorção de guitarra na faixa).

Gyslaine e Mylena assinam as três próximas faixas do álbum a começar por Jardim, que tem uma introdução orquestrada muito bem arranjada por Bruno Santos que incorporou uma percussão sinfônica, cordas e metais que contribuíram para toda a pompa da faixa que diminui a intensidade quando Jozy começa a cantar para voltar com toda força dos instrumentos no refrão, uma boa tática usada aqui.

Eu vou tocar remete novamente ao tema do CD ao fazer referência à mulher do fluxo de sangue. Entretanto, aqui a música é cantada em primeira pessoa e o arranjo dá o toque a mais à interpretação.

Em O barco, a cantora faz bom uso dos agudos e é daquelas típicas de encerramento de álbum ao vivo. A faixa remete ao milagre de Jesus que acalmou a tempestade – “Ele acalma o vento / Para o tempo, anda por cima do mar / Se Ele está contigo, não tem nenhum perigo / Ele vem pra te salvar...”.

E fechando o álbum temos a versão acústica (muito bem produzida) de Chuva de Deus que contou com as participações dos músicos Fábio Cirino (piano), Dede Silva (bateria e carrom) e Robson Rodrigues (baixo e violão).

Compre o CD Meu Milagre (Jozyanne) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.