Análises

Ouvimos o mais recente disco de Kristene DiMarco - Mighty. Confira nossa crítica

Redação em 30/05/16 1539 visualizações
Mighty pode ser facilmente compreendido como uma continuação do excelente You Make Me Brave, lançado pela Bethel Music. Aqui, as músicas e espontâneos são dirigidos contra a depressão, o desânimo e a sensação de abandono. Por outro lado, naquele, as canções tratam, sobretudo, sobre a confiança em um Deus Poderoso. Os dois registros, juntos, nos levam a olhar para quem Deus É, fez e faz por nós. Assim, neste trabalho de Kristene, cada canção soa como brados de uma alma que se recusa a ser levada à incredulidade pelas circunstâncias que, muitas das vezes, são desfavoráveis.

Kristene DiMarco, após dois trabalhos solo gravados em estúdio e participações nos álbuns da Jesus Culture e da já citada Bethel, lança seu primeiro trabalho ao vivo e, em grande parte, autoral. Mas não espere ouvir aquela sequência de músicas gravadas ao vivo utilizadas tradicionalmente em CDs de louvor e adoração (celebração, seguida de músicas reflexivas e intimistas e concluindo novamente com celebração). Desde a primeira música à última, mantém-se o clima contemplativo.

O registro vocal da cantora está mais grave em certas músicas do que normalmente se ouve em seus trabalhos anteriores. Isso acaba dando mais impacto à mensagem e é perceptível na primeira canção Jesus, Your Love, única que não teve a cantora como coautora e cujo refrão pode resumir a proposta da obra: "Então deixe meu coração dizer-lhe novamente / Quando as estações mudam e histórias chegam ao fim / Seu constante amor vai me sustentar através de tudo isso / Jesus, Seu amor". Nela começamos a ouvir outro diferencial do projeto: Um lindo e presente coral de vozes mistas, que dá apoio à voz da cantora em momentos específicos e enriquece os arranjos.

No site lançado para divulgação do projeto, pode-se ver uma descrição que diz que uma das referências de Kristene foram salmos e hinos. Assim, dando continuidade à sequência lógica da gravação, temos Eyes on You – que traz na primeira estrofe a lembrança do hino ‘Tis So Sweet To Trust In Jesus (nº 406 do Cantor Cristão). Nela, Jesus é a Única Resposta. Em Be still, Ele é aquele que nos ergue do chão e, mesmo sendo Soberano, não nos abandona.

Mighty, dentro deste contexto, revela um Deus que, por meio de sua morte e vitória, é Poderoso para nos salvar não apenas de uma vida de pecado, mas também da angústia, aflição, desesperança. Diante disso, I will follow You – primeiro single divulgado – declara, por meio de uma das mais belas melodias do álbum, o que pode ser entendido como a paz recebida por aquele que decidiu seguir Cristo, crendo que tudo aqui é passageiro, buscando e olhando para aquele que é Eterno.

Seguimos, então, para It is well, regravação de um dos grandes destaques de You Make Me Brave, com mais de 11 milhões de views no YouTube até o momento. Nem sempre uma regravação agrada, mas aqui Kristene conseguiu manter o nível do primeiro registro, adicionando ao arranjo o ótimo naipe de cordas, o marcante coral e uma “ponte-extra” mais forte, fazendo da canção um dos pontos altos do disco. A parte final da composição faz referência ao hino It Is Well With My Soul, nosso tradicional “Sou Feliz” (nº 398 do Cantor Cristão).

Song of Your Love faz novamente menção ao amor redentor e salvador de Jesus. Carry Me afirma que Cristo nos levanta e também carrega pelas diferentes circunstâncias rumo a uma fé mais plena. Deste modo, Lily’s song traz uma pequena letra, porém muito significativa. Kristene divulgou em agosto de 2015, por meio do Instagram, uma carta e uma descrição tocantes. A carta possuía Lillian como destinatária e seus pais como remetentes. Na descrição, a história de uma casal que havia perdido sua pequena Lily aos 7 meses de gestação, mas que decidira louvar ao Senhor. A história marcou a cantora por alguns meses, fazendo com que ela escrevesse a canção com a forte letra: Nada vai tirar Seu louvor da minha boca, enquanto eu viver.

A bela Wonderful reitera a verdade libertadora da cruz de Cristo, baseada em 1 Pedro 2.24. Over and Over Again conclui, reafirmando a plenos pulmões a mensagem de confiança em Deus. A ministração como um todo é conduzida sem espontâneos e apenas 3 canções ultrapassam os 7 minutos. Além disso, o registro não foge do tema central em nenhuma canção. Isso pode soar repetitivo, apesar de suas nuances. Essencialmente, traz à memória, através de belas músicas, aquilo que nos pode dar esperança.

Nota: ★★★★☆
Mighty

(CD) 01/15


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Kristene DiMarco

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook