Análises

Leonardo Gonçalves lança CD ao vivo pela Sony Music - Princípio. Confira nossa opinião

Tiago Abreu em 11/02/15 5004 visualizações
Leonardo Gonçalves tem sido apontado como um dos poucos nomes que, sem mediocridade, realmente tem acrescentado à música cristã nacional, fazendo com sua arte com competência. No entanto, é um veterano de quase quinze anos de carreira. Durante este tempo, quatro projetos inéditos foram lançados. O cantor é conhecido por fazer álbuns superproduzidos com o máximo de perfeccionismo e atenção aos detalhes técnicos, poéticos e conceituais/teológicos – uma característica extremamente positiva.

Em 2012, o artista lançou Princípio e Fim, trabalho que definitivamente lançou Leonardo ao pop. Sua parceria com Daniela Araújo tem canalizado sua música para uma direção cada vez mais clara e sólida. Mas, com seus arranjos complexos, é impossível não notar que sua proposta musical, naquela forma, tinha êxito apenas em uma experiência em estúdio, mostrando o porquê Gonçalves nunca gravara ao vivo.

No entanto, com sua gravação anunciada, e após mais de um ano de espera (com certeza explicada pelos ajustes milimetricamente detalhados recorrentes em suas produções) Princípio foi lançado. Com produção musical do próprio Leonardo e direção de vídeo de Hugo Pessoa, o registro é simples, mas não óbvio. É também complexo, mas não peca em exageros.

A grande façanha e pró de sua versão em CD centra-se no aspecto musical, cuja exclusividade proporciona ao ouvinte uma experiência diferente e mais direta que no DVD. Para evitar a artificialidade, Leonardo resolveu gravar quase todo o álbum com apenas uma banda, uma atitude bastante sensata. Dando seguimento à Princípio e Fim, Princípio é um disco pop, direto e que faz-se valer da essência de um projeto ao vivo.

O repertório abrange muitos dos sucessos do cantor, como Getsêmani e Ele Vive. Com a sequência lógica das temáticas, as canções vão ganhando novos significados na discografia do artista. Sublime, que ficou relativamente ofuscada em Princípio e Fim torna-se destaque no novo projeto, e talvez resuma todo o CD. Outras faixas até então não gravadas por Leonardo, como Na Grandeza e , são pontos altos da obra.

O projeto gráfico e as fotografias de Lucas Motta retratam muito bem as características presentes no disco, a simplicidade e elegância, com fotos mescladas em um fundo branco. Em suma, Princípio não se propõe a reproduzir roboticamente as gravações anteriores de estúdio, mas cria novas abordagens através das músicas já conhecidas, uma característica fundamental para o êxito de um álbum ao vivo. Grata novidade.

Nota: ★★★★
Princípio

(CD) 01/14

(5,0/5)
Total de votos: 2

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Leonardo Gonçalves

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook