Análises

A dupla Ma-Lu mostra qualidade em seu primeiro trabalho

Roberto Azevedo em 02/07/08 12152 visualizações
Em seu álbum de estréia, a dupla Ma-Lu (Marcilene e Lucilene Abreu) nos brindaram com um belíssimo trabalho, trazendo uma roupagem mpb-pop bem interessante. O disco foi produzido por Marco Abreu, irmão das cantoras, e lançado pelo seu selo “Marco Records”.

Ganhadoras do Troféu Talento 2007, as meninas trazem um trabalho rico e diferenciado no mercado gospel nacional. Vale lembrar que o álbum, que foi que foi celebrado desde o início pelo olhar técnico de músicos e produtores, foi indicado em seis categorias (Vídeo clipe, álbum pop, álbum independente, dupla, revelação feminina e intérprete feminino).

O repertório é formado por 14 faixas, sendo duas regravações e doze inéditas. As músicas da dupla contam com belas poesias que nos fazem refletir sobre suas letras. O back vocal conta com a participação de Aldo Gouveia e Fabiana Moreira (Soul Dreams) e Marcio Silva.

O cd abre com Eu Sei que trata sobre busca pela felicidade. Canção muito boa de ouvir, com instrumental leve, conduzida por um violão folk. O refrão é muito bom e o arranjo equilibra bem a interpretação das vocalistas e a mensagem a ser passada.

Em Além do Céu entoamos um pop/rock bacana e muito bem tocado. Este foi um dos hits do cd na época de seu lançamento. A música alcançou, desde as primeiras semanas de divulgação, uma grande aceitação popular. Esta sintonia com o público pôde ser comprovada através das boas colocações que a canção obteve entre as mais pedidas em rádios da grande mídia na época em que foi trabalhada.

Sonhos é um difundido sucesso do cantor e compositor Ismael Ramos, divulgado recentemente na voz de Cris Duran. Na época de divulgação da versão cantada pela dupla, mais uma vez o hino fez muito sucesso. Foi também o escolhido pela dupla para gravar seu primeiro vídeo clipe. A música fala sobre sonhos e realizações.

A seguir temos Luz na Minha Vida é uma canção romântica que trata sobre de amor, sonhos e felicidade. Possui uma levada dançante e uma melodia muito boa. Destaque para os licks de violão que preenchem os espaços do arranjo.

Nada me Faltará traz uma mensagem de ânimo proclamando que é do Senhor que vem nossa provisão e proteção. O refrão é alusivo ao Salmo 23.

Conforto vem com um arranjo denso e marcante. Destaque para os timbres do teclado que se mesclam com as intervenções do back formando uma sonoridade bem interessante. Destaque também para o timbre “dire straits” usado no solo de guitarra.

O rapper Dj Alpiste marca presença na excelente Pense e Dance. O hino tem um groove bacana e uma letra criativa. Com certeza uma das melhores do repertório.

Diz pra Mim explora uma roupagem pop-rock apesar de ter uma pegada bem cadenciada. A primeira parte é um clamor de contrição e entrega e a segunda parte “simula” uma resposta de Deus, sendo cantada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando).

Anjo do Céu é outro música com temática romântica que aborda o tema casamento, mas num formato lírico poético, bem diferente do que costumamos ouvir entre as bandas evangélicas. Destaque para os riffs de guitarras que dão um efeito bem interessante na música.

Lagrimasé uma bela canção de autoria do grupo “Vida Abundante”. Destaque para o vocal das meninas que está bem harmonioso.

A seguir temos Trilhas que faz alusão ao momento da conversão do apóstolo Paulo na estrada para Damasco, descrita no livro de Atos. O instrumental é muito bem tocado com a banda executando uma levada bem swingada.

Outro Lugar traz uma mensagem de esperança. O hino explora com maestria as nuances de dinâmicas existentes entre o refrão, as estrofes e o turn around final.

O Escolhido é alusiva a história de José do Egito, que mesmo com tantas tribulações em sua vida acabou por governador do Egito. A idéia da música e a forma com que ela se desenvolve ao contar a história encontrada a partir de Gênesis 37 é bem interessante.

Para finalizar o álbum temos Cristo é a Porta, canção evangelística que fala sobre falta de esperança e sobre solução em Cristo. Não que Jesus seja uma apólice de seguros, mas que através dEle podemos viver a paz que excede todo o entendimento.

Depois deste lançamento bem sucedido, Marcilene e Lucilene Abreu estão intensamente envolvidas com a gravação de seu novo álbum. Sem dúvida, esta nova realização do clã Abreu enche de expectativa a comunidade Gospel brasileira. Mais uma vez, a produção vem assinada pelo cuidadoso e competente Marco Abreu, agora na parceria com Dudu Borges (“Dj Alpiste – Acústico” e “Resgate – Até eu envelhecer”).

Hoje, a dupla faz parte do cast de artista da Line records e aguardam com forte expectativa o resultado deste novo passo rumo ao mercado gospel em todas as regiões brasileiras. Vale lembrar que o primeiro disco foi recentemente lançado em play back.

O novo álbum está sendo gravado no Studio 12, em São Paulo, e o renomado Luiz Paulo Serafim aguarda o encerramento das gravações para realizar a mixagem nos Studios Mega, também em São Paulo. Sabe-se ainda que a masterização será novamente realizada no sterling-sound, em New York.

O que nos resta, então, é esperar pacientes e vibrantes o resultado deste primoroso trabalho que nos enche, mais uma vez, de orgulho, por vermos, assim, a música gospel, cada vez mais tocante, cada vez mais tocada e proclamando com arte e júbilo as verdades retumbantes do Reino de Deus.

Até a próxima.

Contato: www.malumusic.com.br
Ma-Lu

(CD) 06/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ma-Lu

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook