Análises

Ouvimos o novo álbum ao vivo de Marcos Almeida - Eu Sarau, parte 2. Confira nossa crítica

Tiago Abreu em 03/10/16 2752 visualizações
Desde que lançou Eu Sarau - parte 1, em fevereiro deste ano, Marcos Almeida afirmou que a segunda parte do espetáculo seria focada em "canções de rua". Agora, em setembro, o intérprete finalmente lança Eu Sarau - parte 2, no desafio de cumprir sua palavra.

"As canções sempre extrapolam nossos critérios", tinha dito na ocasião, a reconhecer as lacunas de seu conceito. E como extrapolam. Eu Sarau - parte 2, definitivamente, não é um apanhado de canções de rua. Na verdade, é uma colcha de retalhos.

Diferentemente do primeiro trabalho, em que Marcos conseguiu sintetizar a introspecção de sua ex-banda em um disco ao vivo, seu novo registro é deveras heterogêneo e não consegue acompanhar o mesmo compasso. São canções românticas, confessionais e até mesmo críticas, juntadas num mesmo formato acústico que nem sempre se adéqua ao espírito original das músicas.

Dança, parceria com Lorena Chaves, deságua no amor do cantor por Branca. Ao mesmo tempo, Deus, Onde Estás?, faixa mais melancólica do repertório do Palavrantiga, dá o contraste que, certamente, é dissonante. A situação é bastante distinta ao caso de Minha Menina, canção pungente que, aqui, é a música que cumpre com mais fidelidade o discurso social de Marcos.

Afinal, os três trabalhos que caracterizaram a obra do Palavrantiga, ex-banda de Almeida, são muito distintos em suas propostas. Especialmente Sobre o Mesmo Chão, em que se buscou dialogar mais com o universo não-evangélico e que, aqui, não se dissolve com os versos confessionais de Esperar É Caminhar.

O que resta para Marcos em grande parte das vezes, então, são suas performances. O artista, como cantor e compositor, tem domínio completo de sua obra e é um nato frontman. Por isso Rookmaaker e Rio Torto estão entre os melhores momentos em que o disco pode oferecer em termos interpretativos.

Cercado com a mesma proposta de seu trabalho de estreia, não há reais novidades no lançamento de Marcos Almeida. Ao mesmo tempo, para o ouvinte mais ávido, Eu Sarau - parte 2 pode garantir, em algum momento, um pouco de frescor na redundância.

Nota: ★★★☆☆
Eu Sarau - parte 2

(CD) 01/16


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Marcos Almeida

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook