Análises

Pregador Luo lança novo cd ao vivo - Arvore de Bons Frutos

Roberto Azevedo em 03/02/10 35655 visualizações
Em Dezembro de 2009, foi lançado o novo cd ao vivo do Pregador Luo, denominado “Arvore de bons frutos”, que conta com as participações especiais do Ministério Trazendo a Arca, Chrigor, Viviane Carvalho e Rogério Sarralheiro. O álbum, mais uma vez, é lançado pela gravadora 7 taças.

O nome 7 Taças foi extraído da Bíblia, mais precisamente do capítulo 16, do livro de Apocalipse, e foi escolhido por estar diretamente ligado com o contexto bíblico, o qual também sugeriu o nome do grupo de rap paulistano Apocalipse 16. Esse nome foi escolhido para representar a ira de Deus, e seu descontentamento para com a raça humana, devido a grande proliferação do pecado e do comportamento pagão que adquiriu - leia apc cap.16.

Fundada em 1998, a 7T foi a primeira gravadora de hip hop gospel do país, tendo como seu primeiro lançamento o álbum “Arrependa-se”, do Apocalipse 16 (1998). Na seqüência vieram os álbuns “2ª Vinda - A Cura” (2000); “Antigas Idéias Novos Adeptos” (2001); “RevoLUOção”, álbum solo duplo do Pregador Luo (2003); “D’Alma” (2005); “Coletânea Comemorativa Apocalipse 16 – 10 Anos”; “Apocalipse 16 e Templo Soul” (2006); CD e DVD “Apocalipse 16 – Ao Vivo” (2006); CD “Pregador Luo apresenta 7T - SP” (2007); CD “Música de Guerra – 1ª Missão” (2008).

Árvore de bons frutos é um título que faz menção ao texto de Mateus 7:17. O repertório é composto por 14 músicas (doze regravações e duas inéditas), executadas ao vivo e divididas em dois blocos. As oito primeiras registram a performance de Luo com banda ao vivo e as seis últimas mostram seu desempenho no palco com auxílio de um DJ.

Na ficha técnica temos as ausências de Roberto Mc e Júlio de Castro. A novidade é nome de André Mota, com quem Luo divide os vocais em quase todos os louvores.

O repertório inicia com uma pequena intro executada em Mi menor que emenda com Vou colher sorrindo que é a primeira das duas canções inéditas e versa sobre perseverança. Muito boa, tanto a rítmica, quanto a letra.

Alívio traz a participação de Chrigor, ex-vocalista da banda de pagode Exaltasamba, reforçando o vocal. A canção é um clamor pela intervenção divina e também um agradecimento antecipado a Deus, firmado na expectativa de que Ele sempre nos ampara. A versão de estúdio pode ser conferida no segundo disco do Apocalipse XVI, denominado “2º Vinda – A cura, lançado em 2000. Apesar do tempo a letra continua atualíssima.

No original, gravado no álbum “D`alma”, o louvor Amor incondicional tinha a participação do FLG. Aqui a parte melódica é interpretada por André Mota. É uma canção de agradecimento pela obra redentora de Cristo na cruz e pela nossa justificação através do seu sangue derramado.

A segunda entre as inéditas é Aproveite a festa que possui uma batida regaeton e uma letra que versa sobre baladas.

Dando seqüência a pegada regaeton, entoamos Fogo cai, que foi o hino mais “pentecostal” encontrado no repertório do disco gravado em parceria com a banda Templo Soul. Destaque para a participação de Rogério Sarralheiro
Outra faixa do cd citado acima é Último Dia, que versa sobre a questão da idolatria e amor ao dinheiro (raiz de todos os males) e sobre a ganância pela riqueza, responsáveis pela exploração aos menos favorecidos, corrupção, mortes, enquanto as autoridades fingem que está tudo bem baseados em suas das “estatísticas”. É uma das melhores músicas da dupla Luo/Sarralheiro e pode ser encontrada também no dvd do APC 16 e no dvd do TS.
Davi Sacer e Luiz Arcanjo representam o Trazendo a Arca na canção Já posso suportar, hino que já entrou na extensa relação de hits dos dois ministérios. O louvor versa sobre segurança na proteção e provisão divinas.

Bons Tempos foi o carro-chefe do premiadíssimo álbum “D´alma”. A música versa sobre situações de nosso cotidiano que nos trazem um sentimento de prazer e satisfação, e nos faz lembrar e valorizar a provisão de Deus (Salmo 87:7b), fonte desses momentos que às vezes passam tão despercebidos por causa de nossa correria do dia a dia. “Os tempos bons são presentes de Deus; Maravilha é andar e poder respirar; Seu filho se formar, sua filha se casar; Pisar na areia e entrar no mar”. É uma das que teve a pegada mais modifica em relação ao original, trazendo uma sonoridade mais Black music.

Em 2004, o pregador lançou seu primeiro trabalho solo, um álbum duplo com os títulos “Arquitetura da RevoLuoção” e “Nova Ordem”. Relembrando esta fase e abrindo o bloco “Ao vivo – performance Dj”, temos EvoLuoção que afirma que a verdadeira evolução esta em Jesus Cristo habitando em nós, de forma clara e definida, apesar de inexplicada. É a faixa mais “rock” do cd.

A faixa 13 traz a intensiva e empolgante Bate pesadão. Mantendo a pressão lá em cima o rapper expande suas cordas vocais com as rimas em Música de guerra que vem recheada de distorção, deixando o tema com uma sonoridade bem pesada.

Os temas abordados nos trabalhos de Luo variam entre conteúdos hoje pouco valorizados na música brasileira, como por exemplo, o respeito às mulheres, ou a valorização da raça e da cultura afro e latino-americano. Vai explodir, por exemplo, faz uma avaliação do atual momento social e espiritual de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. As mazelas de nossas metrópoles são relatadas em cima dos clichês do funk carioca, estilo que ainda não tinha sido explorada pelo ele. A letra é um caso a parte.

Eu te amo tanto é um rap romântico cantado pelo rapper auxiliado pela bela voz de Viviane Carvalho. A canção traz pitadas de música latina nos arranjos de base.

Fechando o repertório temos Muita treta que é alusivo ao “lado negativo” jeitinho brasileiro. Se é que o jeitinho brasileiro tem um lado positivo. A música tem um arranjo denso e marcante e uma letra confrontante e reflexiva. Sonzeira!

Mais informações: WWW.7tacas.com.br
Árvore de Bons Frutos

(CD) 01/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Pregador Luo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook