Análises

Santo Lugar (Shalom)

Roberto Azevedo em 22/02/06 17686 visualizações
“Ascender a uma nova dimensão de louvor e adoração, por meio da conquista de uma igreja quebrantada e uma nação apaixonada e firmada no coração do Pai”.

Este é o sentimento que nasceu no coração do Ministério de Louvor da Igreja Batista Shalom (Brasília – DF), a partir de um desejo de busca profunda pela intimidade com Deus através do louvor e da adoração, bem como levar todos os povos e nações a inclinarem seus corações a lugares mais altos e sublimes, o Santo Lugar.

O Ministério de Louvor Shalom pode ser classificado como um grupo de louvor e adoração, com estilo musical atual e vibrante influenciado fortemente pelo pop-rock, a exemplo de grupos como: Hillsong Music, United, Michael W. Smith, Thirday, Nívea Soares, entre outros ícones da música nacional e internacional.

O album intitulado “Santo Lugar”, traz 10 faixas, incluindo 4 versões oficiais, em português, da Hillsong Music da Austrália.

O nome do grupo, Shalom, significa “paz”. Esta paz é a essência de uma vida abundante. “Com as atribulações da vida moderna, acreditamos que o alcance dessa verdadeira paz acontece quando nossos corações passam a estar inclinados diante dos Reis dos Reis, Majestoso e Fiel. Queremos estar no Santo Lugar”.

A programação visual do encarte é interessante e muito bem feita. Tem as letras, mas não tem as cifras.

O disco é bem homogênio. A pegada das versões se encaixam com os hinos de autoria do ministério, mostrando um repertorio que revela a maturidade dos músicos e também que os compositores realmente tem esses grupos como referencial e as versões estão ali para somar e não para tapar buraco ou porque são “bonitinhas”.

Aos teus pés é uma bela canção de adoração, lenta mas com uma pegada pop-rock com riff de guitarra simples, porém objetivo. É uma bela e cativante canção de entrega. “Como um Pai vem me acolher, não sou nada sem o Teu poder, toma conta do meu mundo, Tú És meu Deus”. Muito boa. Muito boa mesmo.

Agora, junto a Ti é uma competente versão para “Now that you´re near” que foi gravada originalmente no disco Hilsong United e depois regravada pelo Hilsong no album Blessed. É uma daquelas canções que considero “prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-interagir-com-a-igreja.”

Bendito (Blessed) escrita por Darlene Zschech e Reuben Morgan é uma canção de peso baseada no Salmo 84.

Essa canção foi também gravada recentemente pela Aline Barros (Bem aventurado – Som de adoradores). As traduções são diferentes, mas ambos apresentam interpretações muito boas.

Eu me alegrarei é outra excelente versão. A original, “Made me glad” é de autoria de Miriam Webster e é também parte integrante do album Blessed. É outra canção impactante com letra e melodia maravilhosas.

Doce toque é outra canção de autoria da banda. Mantém a pegada e traz um belo solo de guitarra, melódico e maduro. Sinceramente, com canções deste nível não era nem necessário ter gravado as versões do Hilsong.

Por falar em Hilsong, Rei de Majestade é uma tradução para “King of majesty” (também do Blessed) que manteve a levada empolgante e envolvente do original.

As próximas 4 faixas são baladas estilo pop-rock, com bastante guitarra, todas de autoria do ministério e servem para confirmar o comentário que fiz na canção Doce toque.

Com uma sonoridade bem contemporânea, e por sinal muito bem mixada, Santo Lugar, Vaso novo, Perto estás e Vivifica-me além de melodia, tem letra. Nada de chuva, fogo, shekinah, água, vento, noivo e outras expressões e “gírias de crente”.

Claro que não estou generalizando, já fui e tenho sido muito abençoado por canções com expressões e “gírias de crente”, mas qualquer um que seja um pouco mais racional e menos emotivo, tem que concordar que hoje em dia muitos ministérios tem surgido gravando discos com músicas onde apenas invertem as frases e as palavras, sem nem ao menos se preocuparem se o que estão cantando faz sentido ou não. As vezes parece que o que mais importa é a rima e não a mensagem.

Comentários a parte, Santo Lugar é um album muitíssimo abençoado, um verdadeiro “prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-ministrar-com-a-igreja”. Com ritmos congregacionais modernos, que vão da balada ao pop-rock, este disco traz muita musicalidade e, principalmente, muito celebração e adoração.

Para mais informações, visitem a página do ministério na internet: www.louvorshalom.com.br.

Vale a pena conferir.
Santo Lugar

(CD) 01/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Shalom

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook