Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Minha Esperança
(Soraya Moraes)

Rafael Ramos em 01/08/2011
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Minha Esperança

Compre este CD agora

Faixas:
1. Deus de Abrão
2. Louve a Deus
3. Abraça-me, Senhor
4. Manda o Fogo
5. Te Louvar é o Meu Prazer
6. Que Venha o Teu Reino
7. Libera
8. Canta ao Senhor
9. Minha Esperança
10. És Bem-vindo
11. Do Senhor é a Guerra
Soraya Moraes é uma verdadeira veterana na música evangélica. Engana-se quem pensa que a cantora começou a cantar em 2000, ano que marcou sua carreira pela versão do sucesso “Se tu quiseres crer”.

A cantora já foi vocalista de banda de rock e uma das integrantes do Renascer Praise nos anos 90, até assinar contrato com a Gospel Records em 1998 para dar início à sua carreira solo.

Com 11 trabalhos gravados e quatro Grammys Latinos, Soraya pode se orgulhar em ser a primeira cantora gospel a disputar e ter o megafone dourado por “Melhor Canção Brasileira” com “Som da chuva”, em 2008, disputado com grandes nomes da MPB.

Depois de sua passagem pela Line Records, Soraya Moraes estréia na Graça Music e chega com gosto de recomeço no lançamento de Minha esperança, produzido pelo seu esposo Marco Moraes e o amigo Odael Rodrigues.

O álbum foi muito aguardado pelo público que há dois anos esperava por um novo trabalho da cantora (o último foi o CD/DVD Grande é o meu Deus, seu último trabalho pela Line, que concorreu ao Grammy Latino 2010).

Minha esperança não deixa a desejar em nenhum sentido, a começar pela capa, que foi feita em digipack envernizada, desenvolvido pela NeoAgência (mesma empresa que já assinou capas de Cassiane, Rodrigo Soeiro, Talita Pagliarin e Além do Véu) com fotos do talentoso Décio Figueiredo, o mesmo que fez as tão comentadas fotos para “Ainda não é o último”, da Banda Resgate.

Agora, em relação às músicas, o repertório reúne 11 canções de adoração, sendo sete escritas por Soraya e Marco e quatro versões (algo bem comum nos trabalhos anteriores).

A primeira faixa – Deus de Abraão – é versão de “Lord God of Abraham”, gravado por Paul Wilbur em “The Watchaman”, em 2004, e mais tarde no CD/DVD Live: A Night Of Extravagant Worship, de 2008.

A canção começa ao som de violão e metais e, para garantir a sonoridade congregacional, foi acrescentado um coral de 50 pessoas, gravado na Comunidade da Promessa, Igreja pastoreada pelo casal em Osasco (SP).

Louve a Deus tem uma sonoridade mais densa, abre com piano e é uma das faixas onde Soraya mostra o porquê se tornou um ícone para os novatos e tem uma letra de encorajamento – “Não desista jamais / Não pare de crer / Não pare de sonhar / Não pare de lutar / Louve, apenas louve / Louve na prova / Louve na guerra / Louve no deserto / Louve na angústia / Não importa a situação”.

Abraça-me, Senhor é a primeira canção de trabalho escolhida pelo público através de votação no GMusicBlog e já é uma das mais pedidas na programação da Nossa Rádio. Versão do sucesso “Wrap me in your arms” de Martha Munizzi, cantora americana da qual Soraya já se declarou grande admiradora.

Abraça-me, Senhor tem tudo para repetir o sucesso de hinos como “Som da chuva” e “Quão grande é o meu Deus” e conta com a única participação (mais que) especial do álbum: Rayssa, filha da cantora que já mostrou todo seu talento nas guitarras e agora se revela uma boa intérprete.

Manda o fogo mantém a atmosfera de adoração e traz o coral de volta. A canção foi gravada originalmente pelo americano Marcos Witt e pelo mexicano Marco Barrientos. O hino também promete agradar, principalmente aos dirigentes de louvor em suas igrejas com esse clamor pelo avivamento – “Que queime toda iniquidade / Venha glória e a verdade / Haja em mim revolução / Manda o fogo aqui”.

A pegada congregacional segue com Te louvar é o meu prazer com aquele clima de celebração que agrada bastante a quem ouve – “Pra Ti levanto as mãos / Pra Ti eu bato palmas / Toda a honra é do Senhor / Pra Ti eu gritarei: ‘Glória, aleluia!’ / Só pra Ti, Jesus, eu tiro os pés do chão”.

Que venha o Teu reino possui um dos instrumentais mais bem arranjados do álbum. O back-vocal formado por Janeh Magalhães, Karina Carfi e Paulo Zuckini deixou a interpretação da cantora ainda mais emocionante e explica porque a música figurou entre uma das favoritas para ser a primeira a tocar nas rádios.

Libera é outra com ares de favorita com letra envolvente que se encaixou muito bem com os violões tocados de leve – “Quando Deus está em silêncio / E eu sinto que a resposta não vem / Parece que os céus estão fechados / E, às vezes, penso em desistir”.

A mistura do gospel com o jazz e o rock feito por Israel Houghton marca o álbum em Canta ao Senhor, a última faixa com a participação do coral. Mauro e Marcel Boim e Amintas Brasileiro se divertiram na canção que é permeada pelos metais.

Mais lenta que a anterior, Minha esperança é uma canção de pura adoração e contrição diante de Deus, declarando quem Ele realmente é e uma letra que mostra que devemos adorá-lo realmente por quem Ele é e não pelo o que Ele pode fazer por nós – “Rocha eterna / Meu salvador / És a Vida / Meu libertador / És o meu Socorro / Minha fonte de vida / Minha fortaleza / Meu redentor”. Palmas para o back e o sax que pontua essa que é mais uma composição de Soraya e Marco.

És bem-vindo tem uma sonoridade tendendo para o blues e lembra um pouco a canção “Sopra Espírito” do CD Som da chuva. A faixa é um clamor por mais da presença do Espírito de Deus em cada instante da vida e lhe dá permissão para atuar como bem querer – “Santo Espírito, Santo Espírito / És bem-vindo neste lugar / Santo Espírito, vem derramar / Santo Espírito, vem batizar / Tua unção vem transbordar / Em meu coração”. Nem vou comentar sobre os arranjos vocais para não soar repetitivo.

Fechando o repertório, podemos dizer que Soraya faz um revival dos seus bons tempos de rock girl a frente de sua banda Metanoya. Do Senhor é a guerra chega carregada de riffs de guitarras e com uma pegada roqueira (claro que mais leve do que é visto no LP Guerra lançado pela banda em 1992).

Quem resolver ouvir o álbum no computador, é bom clicar na opção repeat em seu Windows Media Player porque valerá a pena.

Aproveite para garantir também o livro Não chores mais, que abre uma série de publicações voltadas para as mulheres iniciada em 2007 e relançado agora pela Graça Editorial.

Compre o CD Minha Esperança (Soraya Moraes) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.