Análises

Conheça o novo trabalho do Souldreams, gravado ao vivo

Roberto Azevedo em 21/11/07 10359 visualizações
A banda gospel Soul Dreams está de volta, e traz em seu novo álbum Soul Dreams - Ao vivo, canções em um estilo black repleto de novidades, sem esquecer é claro da qualidade musical e de toda a competência que já é de conhecimento do público.

O Soul Dreams surgiu em 2000, quando Rick (Ricardo Lira) chamou amigos de infância que tinham o mesmo gosto musical e um mesmo sonho de formar uma Banda Gospel de Black Music.

O som da banda tem nítidas influências de Fred Hammond e Yolanda Adams, entre outros, mescla o soul dos anos 70 com a modernidade do r & b atual. Entre suas influências nacionais temos Silvera, Marquinhos Gomes e João Alexandre.

Outro grande diferencial do grupo, esta em sua qualidade vocal, com suas vocalizações elaboradas e em sua musicalidade, pois fazem uma fusão marcante, mostrando em suas apresentações o verdadeiro sentido da black music.

Após gravarem Soul of The Jesus pela Abril Music foram contratados pela Gospel Records, que relançou o disco com o título Reallity one.

Nesta mudança entraram algumas canções novas no repertório do disco, enquanto as outras, com exceção de Humanidade, continuaram com o arranjo anterior.

Atualmente sua formação atual conta com Rick, Aldo e Fabi. Em 2003 eles foram considerados a grande revelação da música gospel.

Ricardo Lira, tecladista, produtor musical e líder da banda e Aldo Gouveia, produtor vocal, são nomes bastante respeitados no meio musical, tanto no gospel, tanto no secular. Já gravaram com Travessos, Rhimena, Kátia Nascimento, The family, Swing Original, Polegar, Dominó, Banana Split, Alexandre Pires, Dj Alpiste, Oficina G3, entre outros.

Em 2007, Rick produziu o novo disco de Maurílio Santos, chamado “O princípio de Tudo” e também participou da produção do cd de Mv Bill.

Aldo participou dos novos cd do cantor Daniel e da dupla Rick e Renner, além do novo álbum do Fábio Junior. Ao lado de Faby foram backing vocals oficiais do programas ídolos do SBT.

Faby é uma vocalista experiente no meio gospel, foi backing vocal da cantora Priscila Angel e participou dos cd´s da Banda Reluz, Comunhão e Adoração e do cantor Alexandre Pires. Em 2007 Faby participou do novo cd do cantor Daniel.

Em julho de 2005, ao lado de Dj Alpiste, Raiz Coral do Quarteto Feeling gravaram o cd e dvd “O Melhor do Black Gospel”. As músicas escolhidas foram A casa vai cair e Vencedor ambas inéditas.

Neste novo trabalho a banda tem como objetivo mostrar a evolução da black music em relação a sonoridade nos últimos anos. Gravado no Copan, o disco conta com participações especiais que engrandeceram o trabalho: Coral Kadmiel de Campinas e do Rapper L. Dias.

A permanência do estilo R&B continua em uma das faixas do cd que foi gravada em estúdio, além de uma versão em espanhol da canção “Por Amor" visando o crescimento da música black no mercado latino.

A banda traz em seu histórico profissional grandes sucessos, shows de grande público, além de participações em grandes eventos gospel em todo o Brasil, tais como: Marcha pra Jesus em 2005 (considerada a maior marcha de todos os tempos), Gospel Mais Brasil (que teve sua estréia no parque temático Playcenter - São Paulo) e Impacto Gospel 2007.

O culto teve início com A casa vai cair que também fez parte do repertório do dvd “Melhor do Black Gospel” gravado em parceria com FLG, Alpiste e Raiz Coral. O hino, que tem uma pegada contagiante, versa sobre fim dos tempos. “O arrebatamento está chegando. Como está? Quais são os seus planos? Posso adiantar que está na contra mão, o caminho das estrelas fica em outra direção”.

Posso sentir e Nasci pra Te louvar mantém a pegada black, mas o arranjo tem um formato mais congregacional. As duas trazem muito groove, pegada funkeada e vários efeitos de teclado. Aproveitando o ambiente ao vivo e a presença da galera Aldo e Fabi usam os o turn around finais das canções para interagir com a galera presente.

Sem Jesus, de Silas Furtado do Kadoshi, é cativante e envolvente. Traz a participação do rapper L Dias. Destaque para as linhas de baixo e para a levada reagaetown no final.

A seguir temos Hoje eu só quero louvar que traz uma levada r & b com pitadas de bossa nova. Muito boa, pena que é pequenininha.

Lágrimas leva o repertório para um momento mais contemplativo. As melodias, que até aqui já estavam muito boas, ganham mais destaque em virtude das linhas melódicas mais cadenciadas. Os contracantos também se sobressaem e são bem expressivos. Essa é uma das melhores. Lágrimas é também a música de trabalho deste excelente disco.

Um arranjo orquestrado dá o tom para É meu prazer que mantém pegada do hino anterior. Destaque para a participação do Coral Kadmiel, que dá um toque a mais deste ponto do culto até o seu final.

Daniel Quirino que participou do disco anterior com as canções “Santifica” e “Sacrifício de amor” marca presença na letra de Por amor. O louvor versa sobre o sacrifício de Jesus na cruz de forma criativa e poética. “Mas Ele me amou sim, de tal maneira que cuidou de mim. Ele me amou sim, de tal maneira seu eu merecer, ele me amou sim, amou sim, sem nada em troca receber, foi capaz de me entender”. Destaque para o tempero “flamenco” do arranjo e para a interpretação de Aldo.

Rei da glória volta a colocar a galera pra dançar. Literalmente. O coral então é um caso a parte. Nota 10!

O show termina com Vencedor que também fez parte do repertório do cd/dvd Melhor do Black Gospel. Essa dispensa comentários.

Pra terminar temos duas faixas bônus gravadas em estúdio. A primeira, visando o crescimento da música black no mercado latino, repete a competente interpretação de Aldo na canção Por amor, numa versão em espanhol.

Fechando o repertório temos uma belíssima interpretação de Fabi em Posso confiar. O arranjo traz os interessantes efeitos de teclado do Rick ao lado de frases jazzísticas na guitarra.

As canções do novo álbum trazem nas letras passagens vividas pelos próprios componentes, após o intervalo entre o último cd e este. Além de muito amadurecimento pessoal e de experiências intensas com Deus.

Para este cd foi criado um projeto de divulgação em Igrejas que serão realizados através de pocket shows, já que este cd está mais voltado para a área congregacional.

O lançamento, com data prevista para o início de 2008, será inovador, pois no mesmo dia ocorrerá a gravação do tão esperado Dvd.

Maiores informações podem ser encontradas em www.souldreams.com.br.
Souldreams - Ao vivo

(CD) 08/07

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Soul Dreams

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook