Análises

Ouvimos o disco acústico de Thiago Ferraz, do ministério GUmp. Confira nossa opinião

Redação em 08/07/13 4329 visualizações
#AcústicoGump é o novo trabalho de Thiago Ferraz, líder do Ministério Gump. O álbum possui, em sua essência, uma mensagem e um propósito de adoração a Deus.

A produção musical e os arranjos são de Paulo Oliveira, que é também autor de duas canções do repertório. O disco foi gravado, mixado e masterizado por Jordan Macedo, quem cuidou, também, da direção vocal, no Polo Studio (Belo Horizonte-MG). As fotos ficaram por conta de Victor Gutemberg e a capa foi assinada por Maurício Nascimento, designer renomado por produzir as artes dos livros e projetos do Apóstolo Renê Terra Nova e do Ministério Internacional da Restauração (MIR-Manaus, AM).

O disco traz, também, o clipe da canção "A Maior Guerra", com participação especial de Lays Lellis, momento que inspirou em Thiago a idéia de produzir um trabalho todo acústico.

No total, são seis músicas, entre elas a versão de Beautiful (Lindo) e um cântico tradicional, de autor desconhecido. Desse repertorio o cantor compôs três músicas e as outras duas foram compostas por Paulo Oliveira.

Vamos para análise então...

Ouvir esse álbum trouxe uma sensação diferente do que temos presenciado no cenário gospel. Vivemos um momento na música gospel em que falta adoração a Deus e sobram os motivos de pedir uma graça, um “sonho”, um milagre, e tantos outros pedidos. Quase não vemos composições reconhecendo quem nós somos, reconhecendo a graça do Senhor, o privilegio de transmitir o Seu amor através de nós.

O repertório é aberto com a faixa .Eu acredito em Deus. Composta por Paulo Oliveira, é uma canção linda que transmite uma mensagem de que devemos sempre confiar no Senhor. A letra traz fragmentos do salmo 23 e do capitulo 49 do livro de Isaías. O som dos violões, o backing vocal, a melodia agradável tudo isso forma um conjunto musical bem leve. Mandou bem!.

Senhor meu e Deus meu é de autoria de Thiago Ferraz. Conforme pede um bom acústico, o destaque é para a voz do cantor, que por sinal se apresenta muito bem.

A música é marcada pelos violões logo no inicio e na segunda parte, no retorno do refrão. Em alguns momentos aparece um backing vocal, aliás, ficou muito bom assim, pois já que o backing vocal não aparece no refrão inteiro, a música não fica previsível. A letra, que é um componente muito importante na música, expressa um desejo de agradar a Deus através do que há em nosso coração, através de nossas palavras, e tudo mais que fazemos.

A seguir ouvimos a canção Em ti, composta por Paulo Oliveira. A levada rítmica do folk faz nos lembrar um baião, ficou legal assim. Os arranjos com os “breaks” fizeram com que a música não ficasse repetindo a base instrumental enquanto Thiago canta a estrofe. A letra é uma declaração ao Espírito Santo.

Na faixa quatro temos Riqueza Divinal, que é um cântico tradicional da Harpa Cristã. É legal regravar cânticos tradicionais, pois normalmente, como é o caso aqui, faz-se novos arranjos, roupagem, isso dá uma sonoridade alegre pra música – ficou muito interessante mesmo!

Na seqüência temos Lindo, versão de “Beautiful”, de Shawn Mcdonald. Interpretação belíssima de Thiago Ferraz. Essa música é uma oração de contrição e entrega conduzida pelo dedilhar no violão. A versão ficou bem diferente do original em que o Shawn McDonald usa violoncelo e também uma voz feminina.

Essa canção é uma bela poesia, uma admiração pelas obras do Senhor, uma declaração diante da beleza e da grandeza de Deus e uma reflexão sobre quem nós somos para sermos achados por Ele.

A música é conduzida de forma suave até o fim, levando - nos a uma introspecção. Nessa música notamos nitidamente a extensão vocal do Thiago, assim como na música Senhor meu e Deus meu.

Bela canção, principalmente porque ultimamente temos nos deparado diante de tantas canções “gospel” que perderam a essência da adoração, agora falam de muitos assuntos pessoais, mas quase não falam mais com Deus como vejo nesta melodia, letra e poesia.

O fechamento é igualmente bonito trazendo a música A Maior Guerra, composta por Thiago Ferraz. A letra exalta o Senhor, nos faz lembrar o sacrifício na cruz e o amor de Deus por nós. A música conta com três violes, uma bateria e um baixo acústico. A novidade aqui é a participação da cantora Lays Lellis. O cantor divide o palco com ela fazendo o vocal e Lays fazendo a segunda voz, ficou ótimo, pois assim, cada um respeita o espaço do outro e o produto final dessa junção foi uma canção leve e agradável. Belo dueto!


Sobre o Ministério GuMP:

Formado em sua maioria por militares e ex-militares, o Ministério nasceu das reuniões que Thiago Ferraz realiza até hoje nos quartéis por onde passa, em horários específicos, a fim de buscar alimento espiritual no próprio ambiente de trabalho e criar oportunidades de evangelização.

Para mais informações e interação com Thiago Ferraz, acesse:
Site Oficial: http://ministeriogump.com.br
Facebook: http://facebook.com/ministeriogump
Twitter: @Thiago_GuMP
Canal no youtube: http://youtube.com/ministeriogump
Download do single "A Maior Guerra": http://bit.ly/Kd3MRf
O álbum está disponível para download na iTunes Store e no facebook com faixa grátis

Ouça o novo single "Eu Acredito em Deus": http://soundcloud.com/thiago_gump/eu-acredito-em-deus/s-QUpit
Acústico Gump

(CD) 01/12


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Thiago Ferraz

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook