Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Revolução
(Ton Carfi)

Dhaii M. (Adailton Moura) em 11/01/2012
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Revolução

Compre este CD agora

Faixas:
1. Revolução
2. Eu Só Quero Ser Teu
3. Nossa Festa (feat. Salomão Do Reggae)
4. Choro De Uma Criança (feat. Maria & Talita, Cacau & Jamba)
5. Única Certeza (És Fiel) (feat. Luiz Arcanjo)
6. Única Certeza (Adoração Livre)
7. Amor Do Meu Herói
8. Filho De Deus, Amigo Meu (Emanuel)
9. Voce É O Sonho
10. Aptidão Musical
11. Som Da Vida
12. Há Um Lugar Pra Mim
Ton Carfi, sem dúvida, é uma das principais referências do nosso louvor urbano e REVOLUÇÃO inaugura uma nova fase da sua carreira.

Quando ouvi pela primeira vez o teaser do disco, divulgada pela Bro Produções, falei: Woooow!! Esse disco promete!!

Fiquei surpreso quando o ouvi pela primeira vez, podemos defini-lo como Pop, Soul, Alternativo... A parceria com o produtor Jamba deu super certo. Sinceramente, tenho que dizer nesse CD Ton Carfi mostra sua verdadeira identidade musical.

Carfi apresenta seu novo e os novos talentos – e promessas – da música cristã nacional como Maria & Talita, Salomão do Reggae e o rapper Cacau – além de fazer uma bela parceria com Luiz Arcanjo.

O projeto gráfico, baseado nos anos 80, foi criada por Douglas Wolf que, em entrevista ao Gospel Beat, revelou qual foi o conceito da capa. [Clique aqui para ver a matéria sobre a Identidade Visual] “A escolha dos anos 80 como referência foi devido a proposta de design que havia nessa época, eu não vivi essa época (risos), e tive que pesquisar bastante, o design daquela época é marcante até hoje, 30 anos depois. E pesquisando fui chegando no link entre o design e a proposta musical do projeto. A idéia era apresentar essa nova identidade do Ton, algo que mostrasse a qualidade musical dele, a personalidade dele, que é uma pessoa bem pra cima, bem alegre e passa isso para quem esta a sua volta, sua inteligência, sua historia musical…”, diz Wolf.

Agora falando do conteúdo da embalagem...

A electro pop – rock REVOLUÇÃO abre o disco recheada de riffs de guitarra que, junto com os sintetizadores, faz um ótimo incremento nas batidas. O groove é incrível. A interpretação também ficou legal. A música é divertida, apesar de ser um protesto contra todo tipo de corrupção dentro das igrejas. “Fazemos parte de uma nova e santa geração”... #REVOLUÇÃO

EU SÓ QUERO SER TEU é uma linda declaração de amor, entrega e o reconhecimento de que, sem a graça de Deus, não somos, nem podemos nada. A harmonia ficou bela, formada por alguns acordes de piano, leves sintetizadores e batida "grudenta” - os claps ficam martelando por alguns segundos na cabeça. O que mais curti na melodia foram os sintetizadores do background, o efeito ficou incrível. “Eu só quero ser teu, Deus da minha vida, pra sempre vou te amar”.

Depois de declarar seu amor incondicional pelo Senhor, Carfi chama a galera pra pista, com a swingada NOSSA FESTA, onde ele aborda a realidade (e dificuldades) que (quase todos nós) enfrentamos diariamente. Apesar dos problemas somos felizes porque Jesus nos sustenta. Não tem como ficar parado ouvindo esse som; a fusão de ragga, reggaeton e r & b ficou sinistra. Não posso deixar de citar a participação de Salomão do Reggae, que contribuiu muito para manter a vibe na terceira estrofe. Posso dizer que esse cara ainda vai "fazer muito barulho" no reggae nacional.

Tenho que dizer que, quando ouvi pela primeira vez CHORO DE UMA CRIANÇA, lágrimas caíram dos meus olhos. A letra é forte, marcante e realista. Esse é um protesto contra um crime horrendo que na maioria das vezes é esquecido pelas famílias, autoridades e quase nunca tratado nas igrejas. Nessa canção Carfi conta com a participação da dupla Maria & Thalita – que de passagem fizeram uma ótima interpretação -, Jamba e a excelente rima do rapper Cacau, que se baseou nas palavras de Jesus, escrita no livro de Marcos, Capitulo 10, versículo 14, onde Ele diz: "Deixai vir os pequeninos porque dos tais é o Reino de Deus”. Ouça e reflita!!

Não perca a esperança, tenha fé e confie em Deus, pois no momento certo ele agirá. Ele é fiel. Espere que no tempo certo sua benção vai chegar. Essa é a mensagem de ÚNICA CERTEZA. Quando ouvir essa canção de melodia suave, "simples" e bela - destaco os violões e as pitadas do piano - você vai "andar nas nuvens" refletindo na fidelidade do Senhor. A parceria de Carfi e Luiz Arcanjo ficou ótima e tem lindo um sincronismo. É até difícil distinguir quem é quem, porque a tonalidade das vozes são bem parecidas, só que um “sobe” mais que o outro em certos momentos. Simplesmente fantástica!!

Única Certeza (adoração aivre) é o poslúdio. É a finalização da faixa anterior.

AMOR DO MEU HERÓI ganhou um vídeo clipe com ares futuristas, condizente com a produção pop do Jamba - que também foi responsável pela produção do vídeo. [Clique aqui para ver o vídeo] A batidas são envolventes, mas “sem muita potência”. Os sintetizadores fazem uma cobertura legal, deixando a música com uma sonoridade muito gostosa; gostei dos efeitos da voz – ou vozes. Nessa faixa Ton Carfi mostra sua verdadeira identidade musical. "Nada vai me afastar, nada vai me afastar do amor de Deus... do meu herói".

FILHO DE DEUS AMIGO MEU é mais uma declaração de dependência, amor e devoção ao filho de Deus. A canção versa sobre o cuidado que Jesus tem por nós, como um amigo verdadeiro, que podemos contar a qualquer momento e em qualquer circunstância. A música segue a mesma linha lírica e melódica de “Única Certeza”. Nessa canção Ton Carfi “solta” mais a voz e atinge notas altas, principalmente no início da segunda parte, onde é acompanhado por uma bela harmonia de cordas.

Em VOCÊ É O SONHO, Carfi mostra todo o seu romantismo. Acompanhado por um neo-soul "meloso", o cantor faz uma interpretação com efeitos de auto-tune/Voice box (e outros efeitos) em sua voz. A letra é poética e inspiradora, mas os efeitos tiraram um pouco do brilho da interpretação. Poderia ter sido mais natural. "Escute o som do amor"... "

Aptidão Musical é uma sátira do dia quando Carfi foi fazer o seu primeiro teste pra entrar no coral.

SOM DA VIDA tem uma “levada” dançante e uma batida empolgante. A vibe é a mesma de “Nossa Festa”. O r & b contagia, porém a letra não evolui, fica batendo na mesma “tecla” do inicio ao fim – “Prepare o seu coração que o show vai começar... deixe entrar na alma o som da vida” – e, novamente, os efeitos no vocal não são economizados.

HÁ UM LUGAR PRA MIM encerra o disco em tom de despedida, com uma balada sensacional. Com muitos melismas, Carfi mostra a potência de sua voz, sem os efeitos. A sincronia entre baixo, batera e piano ficou perfeita e os solos do baixo são incríveis. Os amantes do Smooth Jazz vão se encantar com essa canção. “Há um lugar pra mim, lá no céu, sim eu sei”...

O álbum já pode ser adquirido na loja virtual da Apple. Clique aqui para acessar.

Compre o CD Revolução (Ton Carfi) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.