Análises

Confira nossos comentários sobre o DVD gravado ao vivo por Aline Barros no Jesus Vida Verão 2002

Jonatha Cardoso em 16/03/13 4599 visualizações
Jesus Vida Verão é o primeiro DVD lançado pela cantora em sua carreira. Gravado no evento Jesus vida verão, em Vila Velha/ES, em janeiro de 2002, foi lançado em 2005 pela AB Records. Traz 14 canções que marcaram a carreira da cantora ao longo dos seus últimos 10 anos.

Em primeiro lugar, vamos entender uma coisa: O que é o Jesus vida verão? (Como é que é? Isso não é o nome do DVD apenas? É algum tipo de evento?).

Jesus Vida Verão é o nome dado ao maior evento evangélico realizado no litoral brasileiro. Ele é organizado há mais de 20 anos pela Primeira Igreja Batista Praia da Costa. A igreja, criada pouco antes, tinha uma característica interessante: quase a metade dos seus membros era de jovens que estavam iniciando sua vida cristã. A partir disto, houve a ideia de reunir todos esses jovens anualmente, no mês de janeiro, com uma programação de louvor e adoração no calçadão da praia. No início o louvor e a palavra eram realizados pela própria igreja. Essa espécie de “culto” chamada a todos que passavam na orla da praia. Turistas e moradores paravam pra ouvir. No início, eram poucos – cerca de cem pessoas participavam. Nos primeiros anos do evento – em 1994, já chamado de Jesus Vida Verão – bandas locais e de outros estados começaram a ser convidados. O tempo passava e a quantidade de pessoas alcançadas também. Em 1995 já reunia cerca de 3 mil participantes. Os anos passavam e a quantidade de pessoas e a qualidade do evento só crescia. E as provações também.

Esse DVD de Aline Barros foi gravado no meio de uma grandiosa provação no evento. Um grupo de pessoas tentou impedir a realização do evento – tanto nesse ano como no seguinte. Infelizmente, esses vasos do inimigo tiveram sucesso e, novamente usados pelo Inimigo, os juízes da primeira instância deram sua decisão impedindo o evento apenas dois dias antes do início. Mas, como TUDO O QUE É PRA DEUS NÃO TEM ARMADILHA DO DIABO, horas antes do evento, o vice-presidente do TJ/ES, suspendeu a liminar, considerando a abrangência e a legitimidade do evento.

Hoje o evento é reconhecido a nível nacional, com público que ultrapassa as 300 mil pessoas, sendo que a edição desse ano de 2013 contou com a participação, além de Aline Barros, de Leonardo Gonçalves, Trazendo a Arca, Pregador Luo, Thalles Roberto e André Valadão. Se você quiser saber mais sobre esse evento, acesse www.jesusvidaverao.com.br

Bom, falando sobre esse DVD em si, Aline já era uma assídua participante do evento e o escolheu para gravar seu primeiro álbum ao vivo – tanto CD quanto DVD. Estima-se que essa gravação tenha tido entre 35 e 50 mil pessoas. Posso considerar que esse é, embora o registro videográfico de um show, um álbum de louvor e adoração, não só pelo conteúdo das músicas, mas também pela integração com o público. Como disse antes, aqui temos o tradicional repertório da cantora sendo cantado.

Vamos começar a análise.

Pra começar, assim, com o pé direito, temos Guarda a tua fé, do duo Alda Célia e Kleber Lucas - já pro pessoal tirar o pé do chão. Aqui começamos a ter as primeiras impressoras do álbum, como a sua simplicidades nos arranjos – apenas o teclado de Clauber Stewart, o baixo de Marcus Salles (o mesmo do Quatro por um), a bateria de Sylas Jr. (do Fruto Sagrado) e a guitarra de seu pai, Ronaldo -, a ausência de backings vocals exclusivos, mas sim os mesmos que tocam. Dá pra perceber claramente a diferença na voz de Aline na época – bem mais aguda e suave. Essa música segue bastante a original, apenas diferenciando uma presença maior do backing masculino apenas.

Seguindo na mesma pegada e empolgação, temos Quando a força de Cristo falar, versão de Micheal Smith, que tem uma pegada muito legal, com bastante do teclado. Mais uma vez, os backings são muito bons – aliás, eu acho que nessa canção o backing masculino combina mais que na anterior. Bons toques da guitarra, inclusive com alguns solos.

Uma leve pausa nos traz Sem limites, de Marquinhos Gomes, com a sua conhecida introdução no teclado. A música em si é mais leve, não só na interpretação de Aline – embora no pré-coro e no coro ela tenha ficado mais forte – mas nos arranjos também. Gosto bastante da canção, pois ela dá um aspecto mais suave nesse momento. Muito bom.

Uma das mais conhecidas de Aline é a nossa próxima: Recomeçar, de Marcelo Manhãs, tem aquela belíssima introdução, com o jogo de vocais. A canção em si tem uma estrofe das mais belas que conheço, não só na essência da letra, como também no conjunto dos arranjos (não muito fortes) e da voz. Embora essa canção acabou ficando conhecida pela novela, muito antes ela já nos admirava pela perfeição dela. Simplesmente impecável.

Aline e seu pai escreveram Sou feliz, que, embora seja uma canção alegre, ela não é daquelas de pular e se empolgar tanto, embora seja muito animada. Aqui o backing é muito pequeno, deixando quase que a voz a cargo de Aline. Durante a canção Aline dá uma grande demonstração do seu talento, seja na voz mais aguda, seja na mais grave. Gosto bastante do aumento de tom no meio da música. Excelente momento, sem dúvida.

Quero te louvar, de Alda Célia, é um momento bem empolgante dessa gravação. O dueto da bateria e do teclado na introdução são excelentes. A introdução não muda muito em relação ao original. O coro carrega um pouco mais de backing. O solo no meio da canção é muito bem executado, com destaque para a guitarra de Ronaldo. Embora não seja das mais cantadas, é uma bela canção.

Pensando em músicas antigas de Aline não dá pra tirar de fora Para sempre te adorarei, também de Alda, que tem uma execução muito semelhante a original. A interpretação de Aline, assim como a original, é primorosa – aliás, a canção em si é excelente. Da canção, gosto muito do solo no meio da estrofe, com o solo de guitarra. Novamente, excelente interpretação de Aline.

Novamente Alda Célia escreveu uma das mais belas de Aline, não só na letra, mas também no arranjo. Deus do impossível carrega uma emoção especial, muito ajudada pela interpretação primorosa de Aline. A inspiração de Deus para Alda escrever essa canção é impressionante, pois esse é um tipo e tema de canção que à época era difícil ver sendo gravada. Os arranjos são um pouco diferentes, mas sem tirar a beleza dessa canção. Ainda pra completar, uma bela ministração de Aline no final. Primoroso!

Continuamos com Jesus faz parte, outra excelente canção. A canção é bem empolgante, embora eu ache que ela combina mais com crianças do que com adultos. Os arranjos foram muito bem colocados, com alguns toques de eletrônica, em certos momentos. Novamente o backing é bem posto, dando apenas uma “pitada” nela.

O poder do teu amor, versão da bela canção de Geoff Bullock, tem uma interpretação muito bem feita, seguindo o original do CD de dois anos antes. Os arranjos novamente são bem executados, dando o peso na hora certa – o coro. A voz de Aline Barros, principalmente no coro, é de uma perfeição raramente vista. Acho que essa é uma das melhores canções já interpretadas por Aline.

Outro momento empolgante vem com Corra para os braços do Pai, com uma introdução de tirar os pés do chão. Os arranjos são ótimos, pouco fugindo do original. Aline, nessa canção, canta muito bem, mas a canção não é daquelas que exige muito da voz dela. A canção é simplesmente maravilhosa, uma das melhores partes do DVD.

Uma das minhas favoritas é Dai louvor, não só pelo arranjo, que é muito legal – principalmente no coro –, como também pela letra (me lembro dos meus tempos de criança na Igreja). Essa canção é interessante, pois mescla um ritmo bem alegre com uma letra mais, digamos, clássica. Canção perfeita.

Continuamos com Louvor ao Rei - aqui não é cantada a parte de Consagração. Sem dúvida essa canção é belíssima – na verdade, ambas. A letra escrita por Marcelo Mattos é magistral! A interpretação de Aline, não menos. Aliás, aqui os arranjos são mais simples, sem aqueles efeitos de órgão do original. A única coisa que não gostei é que essa canção tinha tudo pra encerrar o DVD com chave de ouro, porque...

...essa não foi a última. Fico feliz, mais alegre impossível. Uma das canções mais simples da música gospel brasileira carrega uns toques interessantes, principalmente de guitarra. O aumento do tom vem acompanhado de um peso maior na canção – um contraste com o início com toques mais caribenhos. Encerrou muito bem esse DVD.

Além desse excelente show, o DVD ainda contém alguns extras, como a biografia de Aline, uma galeria de fotos, entrevista e vídeos. Vale a pena assistir.

Bom, quem sempre disse que Aline deveria ter um DVD com suas canções antigas, aqui está. É excepcional e vale muito assistir, não só pela qualidade como também pelas belas canções.

Deus te abençoe!


@jonathacardoso
Jesus Vida Verão

(DVD) 01/03

(4,0/5)
Total de votos: 4

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Aline Barros

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook