Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

DVD Águas Purificadoras
(Diante do Trono)

Jonatha Cardoso em 11/02/2013
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Águas Purificadoras

Compre este DVD agora

Faixas:
1. Tempo de festa
2. Eu quero o avivamento
3. A vitória da cruz
4. Quando Deus escolhe alguém
5. Espontâneo
6. À sombra do Altíssimo
7. O cheiro das águas
8. Águas purificadoras
9. Espontâneo
10. O bálsamo de Gileade
11. Espontâneo
12. Deus fiel
13. O Espírito e a noiva dizem: "Vem"
14. Tempo de festa (reprise)
15. Oração do Partor Márcio
Com produção executiva do Pr. Márcio Valadão e do Ministério Diante do Trono, e direção de André Espíndola e Sérgio Gomes, Águas purificadoras é o terceiro álbum do Ministério Diante do Trono, gravado em 15 de julho de 2000, no Parque de Exposições Bolívar Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte. Embora na época lançado em VHS, posteriormente estes e os outros álbuns videográficos foram relançados em DVD.

Esse álbum, sem a menor sombra de dúvida, foi um dos melhores – senão o melhor – do ano de 2000. E foi esse álbum que colocou, definitivamente, o Diante do Trono no cenário gospel brasileiro – o que foi consumado no ano seguinte. Para se ter uma ideia, quando o DT começou as suas gravações, dois anos antes, elas eram feitas na Igreja Batista da Lagoinha, com públicos que beiravam os 10 mil expectadores. E, claro, aos poucos, a igreja foi se tornando pequena para tantas pessoas – inclusive, telões eram colocados no lado de fora para que as pessoas pudessem acompanhar.

Por esse motivo, foi decidido que nessa gravação em 2000, as fronteiras seriam expandidas e se escolheria um lugar maior, para que mais pessoas pudessem acompanhar. Quando o Parque da Gameleira foi escolhido, a previsão que se fazia era de que aproximadamente 20 mil pessoas prestigiariam a gravação – veja bem: 20 mil pessoas, à época, para uma gravação cristã, era um público excelente. Qual não foi a surpresa quando Ana declarou, meses depois, de que a gravação chegou a marca de mais de 70 mil expectadores (note: público de 70 mil pessoas em um estádio é raríssimo de se ver – nem mesmo em uma final, à época). Sem dúvida alguma, não há como não considerar o momento absolutamente excepcional à época vivido pelo grupo.

Embora o feito fosse tão grande a ponto de que o ministério ganhasse um convite – um não, dois – da Integrity Music para gravar a versão em português do álbum da Hillsong, Shout to the Lord (em português, Aclame ao Senhor) e gravar o álbum especial Shalom Jerusalém, preciso fazer um comentário: o Troféu Talento, à época, não premiou nada relacionado a esse álbum. Sem dúvida alguma, se o Troféu Talento não continuou até hoje, é por causa de sua falta de organização e comprometimento.

Dito isto, vamos para o DVD. A capa mais clara do CD contrastou-se com a capa do DVD, que ganhou fortes tons de preto, mas com uma extensão da foto da pessoa ajoelhada, dando a impressão de que o brilho vem do alto do DVD. Sem dúvida alguma, a capa ficou belíssima. Quanto ao cenário, precisamos citar duas coisas: vídeos ao vivo eram raros a época; mas como estamos em uma época acostumados a isso, podemos dizer uma coisa: excepcional o cenário. O coral, todo de branco ao fundo, é lindo. O palco é bem largo, com a orquestra à direita. A dança ficou a frente do palco, em duas plataformas, em um nível mais inferior. Ao lado, dois telões com as imagens e as letras das músicas. E o público, simplesmente imenso. Excepcional!



Não bastante isso, esse CD considero como o melhor da discografia do ministério – bem como um dos melhores da história da música gospel brasileira. Numa época em que o gospel brasileiro estava começando a crescer, nós vemos uma qualidade impressionante de arranjos – já visto desde 1998 -, de cenografia, mixagem, produção, entre outros pontos. Isso tudo fez com que o Diante do Trono fosse eleito em 2002 como Grupo do Ano de 2001, pelo extinto Troféu Talento – além de ter a Música do Ano, “Preciso de ti”. E até hoje colhe-se frutos deste trabalho – o mais vendido da história da música brasileira, com valores acima dos dois milhões de cópias, sendo 400 mil só na primeira semana de lançamento.

A primeira imagem é de um palco lindo, com um formato de um globo. Predominam as cores vermelho e bordô, não só nas vestimentas, como também na iluminação. O coral é lindo e está muito bem posicionado. O palco, bem mais amplo que no CD anterior, permite uma maior disposição de músicos e da própria Ana Paula. Embora não sejam muitas as imagens do público, mais ainda numa panorâmica, podemos ver o tamanho da multidão – quem ver a página central do encarte do CD tem uma real noção.

O início do álbum traz uma imagem em azul, lembrando um rio, muito lindo. Logo em seguida, temos a famosa introdução do álbum, que, no vídeo, ganha um belo efeito, com trechos do DVD sendo exibidos ao longo dos 30 segundos. É uma mini-prévia do que viríamos a ver...

...começando por Tempo de festa, uma das melhores músicas de celebração do ministério. A introdução é curta, mas perfeita. A canção é carregada de metais, que não a ofuscam, mas que dão o toque todo especial. Embora todos cantem, o destaque é de Ana Paula e André, que conduzem mais o “coral”. Os arranjos são absolutamente impecáveis, de início ao fim. É notória a empolgação de todos os expectadores. Destaco aqui a primeira participação de Bruno Gomes na bateria – que, por sinal, foi perfeito. Só não dou nota 15 porque o máximo é 10.

Após uma rápida ministração sobre o mover, restauração e avivamento de Deus para o seu povo, temos Eu quero o avivamento, que é uma canção muito bonita, que tem duas partes. A primeira é leve, apenas no violão de Sérgio Gomes e Elias Fernandes. A voz feminina comanda muito bem, com Ana Paula e Nívea Soares – que ainda depois se adicionaria à de Maximiliano Moraes. A segunda parte continua leve, mas com uma pegada um pouco maior. Destaco a percussão, que deu vários toques interessantes ao longo dela. Os aumentos de tom ficaram ótimos. A letra é belíssima, muito bem escrita. Bela canção.

A próxima canção é simplesmente fantástica, falando sobre a liberdade que temos graças a A vitória da cruz, em que Jesus morreu. A introdução que tem uma pegada bem forte, na guitarra – embora comece no teclado e na percussão – ficou ótima. Outra vez temos um duo de Ana Paula com André. A letra é muito longa, mas simplesmente conseguiu retratar muito bem o tema da canção. O coro é muito, muito empolgante. A parte que apenas Ana canta é simplesmente fantástica! Aliás, a música é toda fantástica! A empolgação do público é a prova disso.

Continuamos com Quando Deus escolhe alguém, que tem uma introdução bonita nos metais, que inclusive participam várias vezes. A canção é mais leve, tranquila. Conduzida muito bem por todo o vocal. A letra versa o propósito de Deus para a minha e a sua vida – belíssima, por sinal. O coro é muito legal – inclusive dá pra até pensar em uma canção de confraternização ouvindo. O solo, lembrando um jazz, apenas na bateria leve e no trompete, ficou ótima.

Em seguida, temos uma ministração de Ana Paula, cantando que somos mais que vencedores, não importa o que acontecer. Sem dúvida, aqui começamos a mudar a temática do CD, e irmos para as canções de adoração.

A primeira é a bela À sombra do Altíssimo, que é conduzida por Soraya Gomes e Helena Tannure – que, inclusive, se encaixaram perfeitamente na canção, com suas vozes. A canção tem alguns toques leves dos metais – não muitos. Destaco o baixo, principalmente no pré-coro. O coro é bem forte, não só na bela letra, mas também no conjunto dos arranjos. O pós-coro, maravilhoso, se encaixa como uma luva, dando o gancho para o coro aumentar o tom e terminar maravilhosamente!

Uma nova ministração de Ana – que inclusive está no CD – fala que o Senhor nos conhece e sabe quando estamos tristes, sujos pelo pecado, mas que Deus, mesmo assim, pode nos limpar, nos renovar e nos tornarmos igual a Jó, no capítulo 14. Há esperança para você!

O cheiro das águas é uma belíssima canção, com uma introdução excelente no teclado com Paulo Abucater. A estrofe é leve, mas com a força de todos cantando e da letra, a canção ganha uma outra conotação. O coro é belíssimo: “Ao cheiro das águas, brotará; como planta nova, florescerá; seus ramos se renovarão; não cessarão os seus frutos, e viverá”. O solo no meio da canção é maravilhoso. Destaco a coreografia solo de Isabel Coimbra. A ministração ao final da canção é linda e emocionante. Aos poucos, vamos entendendo que a canção é uma espécie de preparação para a canção que viria a seguir.

Os próximos vinte minutos do DVD serão marcantes, sem dúvida. Águas purificadoras é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores canções da música gospel brasileira. Seu início bem suave, apenas no piano e, no coro, no violão, é excelente – aliás, a condução apenas na voz de Ana Paula, que vai crescendo ao longo da música, é primorosa. O coro é perfeito: “Quero beber do teu rio, Senhor; sacia a minha sede, lava o meu interior. Eu quero fluir em tuas águas, eu quero beber da tua fonte, fonte de águas vivas; tu és o Rio, Senhor”. Belos toques dos metais.

A ministração que começa a partir deste momento é de se separar um parágrafo para comentar. Tanto Ana Paula quanto André conduzem todos à um momento de busca, um momento em que podemos dizer que as águas purificadoras fluem do trono de Deus. A ministração que André faz, ministrando cura e libertação a todos, é simplesmente maravilhosa. Logo em seguida, a que Ana Paula faz é também linda demais, também orando pela cura de todos. É importante salientar que, durante todo esse momento, os arranjos seguraram bem firme o background da ministração. Simplesmente maravilhoso! Espetacular! Lindo demais!

Continuamos o momento maravilhoso com O bálsamo de Gileade, que é uma espécie de continuação de uma ministração de cura a todos que ouvem. A canção começa leve, apenas nas vozes e com arranjos suaves. A letra, novamente, se mostra muito bonita, com a temática de Oséias 6. Aos poucos ela vai se encorpando, ganhando mais força – nada exagerado. Sem dúvida alguma, a canção é maravilhosa e prossegue muito bem esse momento de adoração.

Antes de continuarmos temos um belo testemunho de Ana Paula sobre a fidelidade de Deus. Aqui ela fala de como, muitas vezes, ela olhava ao seu redor e não via as coisas acontecerem. Mas ela mesmo fala que, então, Deus mostrava – e mostrou a ela – que todos os seus planos e sonhos para as nossas vidas irão se concretizar. Deus é fiel

Deus é fiel é conduzida apenas no piano – piano mesmo – de Gustavo Soares, o que a tornou como uma canção leve, com uma letra forte. Temos novamente um dueto de Ana Paula e André, mas eles se colocam muito, muito bem – eles foram primorosos, pois não só cantaram, mas davam o apoio quando o outro cantava. A letra é maravilhosa, novamente. Destaco o cenário, que ficou todo escuro, com uma luz apenas focada em ambos.

Encerramos o show com a canção O Espírito e a noiva dizem: “Vem” , que versa o retorno de Cristo para buscar a sua noiva. A canção começa leve, apenas no violão e na bateria. O coro é mais pegado, até podemos dizer, empolgante. Belo jogo da percussão com os metais. O pós-coro é muito bem colocado, que dá ótimo suporte para o coro aumentar o tom. Excelente!

Mas, como nada para...

Temos uma reprise excelente de Tempo de festa, tão empolgante quanto a primeira, que fez novamente o pessoal sair do chão. Pra encerrarmos com chave de ouro, temos uma oração do Pr. Márcio Valadão agradecendo, não só pela gravação, mas também pelo que Deus fez naquela noite na vida de todos que participaram daquele momento de louvor e adoração.

Amados, repito o que eu disse quando eu escrevi a análise do DT4: foi tão bom quando o Diante do Trono relançou seus álbuns antigos em DVD, pois nos proporcionou uma oportunidade de ver novamente grandes momentos da música cristã brasileira, como neste que é um dos melhores álbuns gospel!

Deus te abençoe!

@jonathacardoso

Compre o DVD Águas Purificadoras (Diante do Trono) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.