Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Toque de Poder
(Fernanda Lara e Giordani Vidal)

Análise feita pelo colaborador:
Emerson França (emdifra@ibest.com.br)
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Toque de Poder

Faixas:
1. Toque de Poder
2. Eterno Louvor
3. Mais de Ti
4. Viver Pra Jesus
5. Águas que Curam
6. Digno é o Senhor
7. Tua Unção
8. Águas Vivas
9. Luz Pra Vencer (intro instrumental)
10. Luz Pra Vencer
11. Segurança
A cantora Fernanda Lara, juntamente com o seu esposo Giordani Vidal, lançaram mais um álbum, intitulado TOQUE DE PODER, sendo este o terceiro da carreira de Fernanda. Neste novo álbum, ela continua mantendo-se fiel ao estilo do álbum anterior, LIVRE PARA AMAR, de uma forma mais diferenciada, valendo-se dos arranjos magistrais de Giordani Vidal, arranjos estes que fundem efeitos e protools de última geração com instrumentos medievais, cantos gregorianos, gaitas escocesas, entre outros. Este álbum anterior lhe foi muitíssimo marcante por sinal, pois lhe rendeu duas premiações no Troféu Talento (Melhor CD independente e Melhor Arranjo musical), além de uma indicação para o Grammy Latino. Os comentários abaixo, faixa por faixa, comprovam a fidelidade de Fernanda Lara ao seu estilo musical de música sacra contemporânea, singular no país, e, por conseguinte, ao seu público.

TOQUE DE PODER: A serenidade em forma de canção, do início ao fim. Piano e sons que lembram sinos, aliados a um coro esmaecido são o prelúdio do álbum, em sua faixa título. Lá pelos 20 segundos, a voz suave de Fernanda, começa a entoar uma letra simples e inspirativa, clamando o divino Toque de Poder, toque transformador do Espírito Santo, que faz com que nós simplesmente não sejamos mais os mesmos. A Letra, em si, lembra as letras dos hinários de igrejas tradicionais (tipo Cantor Cristão, Harpa Cristã, HCC), como há muito tempo somente se ouviam em regravações de hinos destes cancioneiros. Para coroar a canção com todo o brilhantismo, aparece o violinista clássico, Pr. Wesley Zukowski, com um duradouro solo (que não deixa nada a dever para os de David Davidson, o violinista de Michael W. Smith na série Worship), entremeado por um vocal lindíssimo.

ETERNO LOUVOR: Abertura: Coro gregoriano. Precisa dizer mais quanto à abertura? Logo após, um som pop, com uma bateria que percussiona mais ou menos no estilo Jaci Velasquez, encaixa-se perfeitamente à canção que novamente apresenta uma letra inspirativa e um refrão de ainda mais assimilação. E ainda há um toque esmaecido de cravos, que você percebe quando ela canta a ponte para o refrão, na segunda vez. Depois o refrão é novamente entoado, e quando de sua saída, há um agudo lírico de Fernanda, ponteando perfeitamente para uma participação adicional do quarteto gregoriano (isso por duas vezes). Insigne!

MAIS DE TI: Em suma, o que Soraya e Marco Moraes dizem nesta composição é “... Importa que Ele cresça e eu diminua”. E Fernanda ratifica isso no refrão desta música, um clamor pela graça e presença divina, feito numa roupagem atual, um tanto quanto diferenciada dos álbuns anteriores, que não foge ao seu estilo, o que certamente não desagradará aos que curtem um bom pop.

VIVER PARA JESUS: Eu diria que esta é a faixa-síntese do estilo Fernanda Lara. As gaitas escocesas e duduks destacam-se desde a introdução, impactante, como a canção no todo (sendo o maior destaque para os líricos e duduks, que estão mais sobressalentes e as gaitas esmaecem principalmente do meio para o final, o que vem a ser o grande diferencial deste CD para o LIVRE PARA AMAR, em que os duduks foram bem menos explorados). E as notas da guitarra de Rodrigo Arcevenco inserem-se no contexto de forma primorosa. Sem falar que quando a canção não encontra-se no refrão, as harpas estão bem nítidas, principalmente nas saídas das estrofes... Quanto à letra, sintetiza a entrega e confiança do nosso viver a Cristo, interpretada à forma mais que peculiar de Giordani (instrumentalmente) e Fernanda.

ÁGUAS QUE CURAM: Inicialmente, um piano bem tangido, e uma voz angelical entoa uma letra que reconhece a nossa inteira dependência do Senhor, além como Ele nos ama e nos guia às águas tranqüilas, no refrão. E ainda, desde o início do refrão até o final da música, ouve-se um barulhinho agradável, todo especial de fonte. Destaque também para a finalização do refrão com a repetição do nome de Jesus numa belíssima divisão de vozes proporcionada pela própria Fernanda, com a serenidade condizente ao contexto da faixa.

DIGNO É O SENHOR: O refrão desta canção é magnífico. A letra, no todo, ressalta a magnitude do Senhor, e contém a participação de Juliana Arcevenco na composição, em parceria com Fernanda. Afora o refrão, o piano entra novamente em destaque, tocado num andamento mias moderado, “Michael W. Smitheano”. Esta é a faixa, digamos mais eletrônica do CD.

TUA UNÇÃO: Aparecem novamente as gaitas escocesas, juntamente com um instrumento de sopro (que já ouvi num trecho da música JAVÉ, do álbum “UM SONHO PRA VIVER”). Desta vez, as gaitas ficam tão somente na introdução, mas o andamento bem cadenciado da percussão, afora a serenidade da canção proporciona um bom pano de fundo em mais uma faixa lenta e inspirativa, em todos os sentidos.

ÁGUAS VIVAS: Mais uma canção de destaque! Nesta canção você poderá conferir os TAIKOS (instrumento medieval de percussão) de uma forma bem mais explícita e vigorosa (sobretudo no final da faixa). E Fernanda, ainda dá uma palhinha sua voz falada: “Eu quero mergulhar em tuas águas, Senhor”, embora prematuramente (Achei que o final da faixa, onde há mais vigor dos taikos e os instrumentos sintetizados deveria ser mais duradouro).

LUZ PRA VENCER: Indubitavelmente, a faixa de impacto maior de todo o CD. Desmembrada em duas faixas (a introdução é separada), somente constitui uma aparente desvantagem para quem gosta de escutar as faixas em shuffle (aleatoriamente) (Já tive a oportunidade escutá-las em shuffle. Ainda bem que a desvantagem era só aparente, logo inexistente, pois ao contrário de outros Cd’s a introdução quando desmembrada da faixa neste caso não tem uma interrupção abrupta!). A iniciativa logo fica ótima para situações em que seria necessário compactar sua execução, isto é tocar a faixa sem a introdução de 53 segundos.
Sobre a faixa, já na introdução a percussão já começa magistral e os duduks no começo parecem soar como rabecas (violinos rústicos). Ainda na introdução, Fernanda, na altura dos 30 segundos lança um lírico diletante! A Faixa começa, os duduks marcam presença novamente, aliado um coro vocal bem soberbo, qualitativamente falando. Sem falar, na letra, forte e persuasiva! É a faixa em há a maior presença dos duduks (numa parte, em meados da música, eles se harmonizam maravilhosamente) !

SEGURANÇA: Hino tradicional do Cantor Cristão, hinário utilizado, sobretudo nas igrejas batistas e outras denominações mais tradicionais, o mesmo é executado nesta faixa ao som de harpa, em sua predominância, além mais uma participação do violino de Wesley Zukowski. Mais uma execução suave, instrumentalmente e vocalmente. Perto do final, Fernanda entoa mais uns de seus líricos angelicais, antes do finalizar de um violino tocado ascendente, já no final. Dulcíssima interpretação!

Nota 10! Se você gosta do trabalho de Fernanda Lara e Giordani Vidal, pode adquirir “TOQUE DE PODER” de olhos fechados (ela comprovadamente se manteve fiel ao seu estilo e público)! Se você não conhece, não perca tempo em conhecê-la, principalmente se você gostar de música sacra... E Contemporânea!

Revisado por Leone Lacerda.

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.