Análises

Tome a decisão (Robson Nascimento)

Roberto Azevedo em 09/09/05 16153 visualizações
A black music evangélica dava seus primeiros passos. Participaram deste trabalho os músicos integrantes do ministério de louvor da igreja nos seus respectivos grupos musicais. Banda Bani que conta até hoje com os vocais de Vânia Marxx (Renascer Praise), Banda Rara que contava com os vocais do Maurílio Santos (Renascer Praise e solo) e Banda Kaléo, que contava com os vocais de Robson Nascimento.

Após esse trabalho junto, cada grupo e seus integrantes começaram a buscar a solidificação de seus ministérios. A Banda Rara foi a primeira a despontar ao lançar o cd Humanidade que trazia o clássico “Estrela da manhã”. Robson Nascimento, que já fez back vocal para artistas de renome da música brasileira (Fábio Junior, Chitãozinho e Chororó, Vanessa Camargo, etc...), despontou para o cenário gospel nacional ao gravar um dueto com Aline Barros (recém saída da Comunidade Evangélica de Vila Penha) no cd Comunhão e adoração. A música? Outro clássico evangélico, “Senhor tu me sondas (Salmo 139)”.

A partir daí Robson compartilha o dom que Deus o deu nos mais diversos estilos musicais. Desde Cezar Albert, onde ele canta “Os céus manifestam” até Dj Alpiste (Vencer o mal).

Tome a decisão é o segundo trabalho solo de Robson em parceria com o coral Just Sing choir. Metade do cd foi gravado ao vivo, assim como o anterior (Ele Virá) e a outra metade foi gravada em estúdio. O encarte traz as letras, fotos da gravação, ficha técnica e agradecimentos. Na capa, Robson e seu simpático sorriso.

Antes e depois é um groovão em Am (lá menor) que abre o cd com chave de ouro. Impossível ficar parado. Para comentar a letra vou usar um parágrafo do livro “O Jesus que eu nunca conheci”. “Quando liguei o meu pc hoje de manhã, o Microsoft Windows piscou a data, implicantemente reconhecendo que, quer você creia, quer não, o nascimento de Jesus foi tão importante que dividiu a história em duas partes. Tudo que aconteceu neste planeta encaixa-se em uma categoria de antes ou depois de Cristo. – Philip Yancey”.

Mantendo o swing anterior, Por tudo que és não deixa a peteca cair. Essas duas primeiras faixas por si só já valem o cd. Mas a boa noticia é que ainda teremos mais canções de ótima qualidade.

Em Esse é seu nome o clima da uma caidinha, mas a banda mantém a levada funkeada, cheia de síncopes. Robson canta os nomes por qual o Senhor Jesus é chamado na Bíblia. “Príncipe da paz, Salvador, Alfa e Omega, começo e fim, etc...”.

Naquela manhã é faixa que eu mais gosto. É uma das 2 únicas músicas em que Robson não é o crooner. Interpretada por Willian Aquino essa canção possui uma levada pop que distoa em relação às levadas das outras canções gravadas, mas surpreende pelo arranjo instrumental e vocal. A letra versa sobre arrebatamento e da nossa esperança em Cristo. “Desfrutar a vida eterna ao lado do Pai”.

A faixa seguinte, Robson, coral e banda interpretam uma versão dance para Ele virá. Faixa título do trabalho anterior. Na verdade funciona como uma vinheta.

Voltando para a atmosfera contemplativa da terceira faixa chegamos a Fala-me. Seria a faixa mais enjoativa do cd, mas o coral consegue a proeza de tornar uma letra de 4 frases numa música interessante.

Sou Teu Deus tem uma introdução ótima e uma harmonia excelente. O refrão é cantado em 1º pessoa (como se fosse Deus falando). “Sou Teu Deus e Rei, por onde for lá estarei”. Nas estrofes Robson ministra a igreja sobre o sacrifício do Senhor Jesus.

Abrindo o lado B, a parte gravada em estúdio, temos um arranjo piano solo para Tu és fiel, hino tradicional do Cantor Cristão muito bem executado por Sidnei Brito (ex-Semeador).

Após um breve interlúdio chegamos a faixa título. Tome a decisão começa com um rap muito bem interpretado por Tina (esposa do Dj Alpiste). É outro groovão no estilo da primeira faixa. Impossível ficar parado. “Tome a decisão da sua vida. Jesus põe a mão nessas feridas. Vem pra frente então, não tenha medo. Viver com Jesus é bom demais”. É a música que eu mais ouço.

Mais um interlúdio e chegamos a Mais que vencedor. A partir daqui as músicas mantém os ótimos arranjos vocais e a banda mantém o ritmo funkeado com convenções e grooves, mas tudo numa interpretação lenta. A subida de clima e ministração no final com Robson e Coral é ótima. Como não deveria ficar se fosse gravado ao vivo heim?

Teu amor por mim é uma bela canção de entrega. “O Teu amor me constrange, o Teu calor me aquece, o Teu perdão me favorece, Tua por mim não enfraquece”. O final segue a linha-subida-de-clima da faixa anterior.

Mais um interlúdio e desfrutamos do Cântico de Madalena. Interpretada por Gláucia Carvalho (esposa do pianista Sidnei Brito, que em 2002 lançou o ótimo cd “Porto”), Robson e Rogério Carvalho. Versa sobre o amor de Jesus pelos “excluidos”, como se fosse cantada pela própria Maria Madalena. Letra ótima, arranjo melhor ainda.

Quem é o dono deste amor traz de volta a swing do Just Sing, mas desta vez sem a participação do Robson. Essa é mais uma canção que versa sobre o incomparável amor do soberano Jesus Cristo. A virtuosidade do Just Sing marca presença mais uma vez. Que Deus continue derramando sobre suas vozes e vidas bênçãos sem medida e que sua musicalidade continue transbordando sobre nós.

Um só Pai fecha o cd. Traz um arranjo meio latino programado eletronicamente. Mais uma sem o Robson e mais uma onde o Just Sing desfila seu talento.

Robson Nascimento é uma das vozes mais técnicas do cenário gospel nacional, além de ser um excelente ministro de louvor. Dá um play... faça um teste.
Tome a decisão

(CD) 01/02


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Robson Nascimento

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook