Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




5 assuntos que você deve saber antes de gravar um CD - parte 4 - Hora de Gravar [Dica]

Ed Oliver em 30/06/2012
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Chegamos agora na quarta parte de nossa série, onde trataremos sobre Pré-produção que, assim como os outros tópicos, é fundamental para o sucesso de um CD.

Quem quiser acompanhar os posts anteriores, confira os links abaixo:
- Identidade Musical
- Repertório
- Pré produção

5 assuntos que você deve saber antes de gravar um CD - parte 4 - Hora de Gravar [Dica]

Esta hora é uma hora muito importante. A hora em que o arranjo se concretiza. A hora em que a música acontece no seu todo. A hora em que as interpretações se afloram.

Primeira dica: É importante que a Pré (se tiver) esteja tocada no Beat para não ter problemas quando for gravar os instrumentos "valendo", pois incomoda gravar quando tem algum instrumento guia fora do tempo, porque se fica em dúvida se tem que tocar mais colado no Beat ou no Instrumento.

Segunda dica: Preste atenção nos timbres.

exemplo: excesso de grave no baixo, excesso de distorção na guitarra, falta de médio agudo no violão, falta de sala em bateria e etc... É claro que tudo isso é relativo, tudo depende da sonoridade desejada, mas digo isso porque alguns desses problemas darão mais problemas mais pra frente, na Mix. Tente tirar o som o mais próximo possivel do que se deseja já na gravação.

Terceira dica: Geralmente são gravado os instrumentos separadamente.

exemplo: primeira a bateria, depois o baixo, depois violão e etc... Ou as vezes alguns juntos, como bateria e baixo ou piano e Violão e etc...

É muito importante lembrar que terão outros instrumentos conforme o decidido no arranjo, isso para que nos primeiros instrumentos gravados não se faça coisa demais dando a impressão de"vazio", porque depois, ao colocar os outros instrumentos, não se achará espaço para preencher ou até mesmo podem acabar cruzando execussões ou improvisos.

Quarta dica: Depois da gravação procure ouvir novamente tudo que está gravado sem parar para "ver" como está soando, as vezes na atenção da gravação ou nas paradas dos takes se deixa passar algo desapercebido. Ouvir tudo depois é bom porque se ouve como um ouvinte e não como alguém que está gravando ou arranjando, apesar disso, nesta hora ainda, há tempo de corrigir algo se necessário.

Quinta e última dica: Tome muito cuidado ao gravar a voz diferentemente dos instrumentos, no qual podem se buscar sonoridades diferentes e muitas mudanças de uma música para outra. A voz precisa ser o mais original o possivel.

Já pensou que desagravel o cantor ouvir a seguinte frase depois de seu CD pronto: "Nossa nem parece você cantando!". Isso não é um elogio, tem que parecer o cantor porque é ele mesmo! rs! Procure gravar as músicas no mesmo microfone e se possivel na mesma sala para evitar muitas diferenças

Também tome cuidado com muita compressão se for processada, ou com ganho demais na valvula se ela for usada, pois como disse algumas coisas dificilmente são corrigidas com naturalidade.

Como sempre digo, tudo é relativo, pois na música não se há um padrão absoluto.

Música é arte e a arte, na sua essência, é inspiração e inspiração não se coloca dentro de uma garrafa e se fecha.

Mas há dicas importantes para se evitar erros quando se tem alguma experiência.

Grande abraço a todos (Ed Oliver)

Fonte: Supergospel

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.