Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque



Confira nossa conversa com o produtor musical Junior Amaral

Publicada em 22/11/2017
Redação Super Gospel

Como foi seu início na música?

Tive minha formação musical com base na igreja evangélica, quando aos 15 anos de idade já produzia alguns artistas locais em minha cidade.  Comecei tocando bateria na igreja, logo o guitarrista faltava, aí eu arranhava na guitarra... O baixista também, aí o Junior ia lá…Até eu perceber que não tínhamos tecladista, foi aí que eu decidi estudar teclados, depois estudei piano popular, audio e tecnologia e por fim fiz um curso de arranjos e regência. Minha experiência na igreja foi excepcional pra minha carreira como produtor musical e arranjador.  Estudei em algumas escolas de musica como JCM (escola de musica da banda Catedral), CiGAN e IATEC.

Poderia citar para nossos leitores com quem você já gravou,  trabalhou e os que você já assinou?

No ano de 2006 participei de um Min. de louvou da igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu chamado Vida Abundante, onde gravei um disco por título, o Favor de Deus. Logo Após foi convidado para integrar o grupo em tempo integral Toque no Altar. Ainda nesse ano, o grupo gravou e lançou o disco É Impossível, mas Deus pode, com a produção do meu amigo Leandro Silva. E esse foi o seu maior êxito comercial. E que foi indicado, também, ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa). Em 2008, junto ao grupo gravei o disco Deus de Milagres. A música "Não Recuarei" foi indicada ao Troféu Talento de 2009. Em 2011 produzi o disco do Daniel Carvalho o Scooby (ex-Raiz Coral, disco Deus pode tudo). Em 2012 produzi o disco do Rafael Bitencourt ex-vocalista do toque no altar (disco Dias melhores virão). Em 2013 começei a trabalhar com o compositor Michael Sullivan, como maestro arranjador e técnico em gravação. Inaugurando seu estúdio Clave de Sullivan na Barra da Tijuca RJ. Por lá eu trabalhei com vários artístas Brasileiros, Raimundo Fagner, (disco Pássaros urbanos), Michel Teló (disco Carrossel de esperança), Marcos e Belutti (disco Carrossel de esperança), Alice Caymme (disco Mais forte do que o tempo), Buchecha (disco Carrossel de esperança), Lexa e Guimê (disco Carrocel de Esperança), Entre outros discos Gospel como Anayle Sullivan,  Marcela Taís (disco Moderno a moda antiga), Bruna Martins (Graça Music), Bruna Olly (Graça Music), Davi Soares (Graça Music), Danielle Rizzutti (Graça Music). Entre outros artístas e projetos infantil. Produziu também Aline Santos (discos Deus que cura e Escolhas), Daniela Magalhães (Deus é Capaz), Ministério Alvorada (discos Minha Aliança e Há bem mais), Banda D`alma (Portugal), Grupo Rompe cordas (Portugal), Grazielli Teixeira (Deus e Homem, Portugal), Mc Saed (single). Entre outros. Em meio a tudo isso também trabalhei com o produtor Robby, onde gravei Marcia Bandeira, J. Neto o próprio Robby e outros.

Qual o seu setup atual em relação a equipamentos, instrumentos e softwares?

Eu sempre fui muito conservador! Gosto dos timbres antigos, pada e synths da década de 80. Fui surpreendido quando isso tudo voltou a moda agora em nosso tempo, e ao mesmo tempo estou curtindo muito essa velha e nova era dos sons digitais. Eu uso muito o Motif (Yamaha), tenho também um nord Electro desde 2007, e também tenho um HD de 2T só de timbres do Kontakit.

O que você acha dessa abertura que a mídia secular esta dando para a música gospel?

Acho que está sendo ótimo para o nosso alvo principal. Propagar a palavra de Deus! E também digo que a musica gospel evoluiu muito. Não só em qualidade musical mas também em conteúdo literário. As letras estão mais inteligentes e mais maduras.

Vamos supor que uma pessoa nunca ouviu música gospel, e deseja que você recomende para ela 6 CDs evangélicos dos mais variados estilos, mas com qualidade. Quais CDs você recomendaria?

Bem os que eu trabalhei posso dizer que todos foram feitos com muito carinho e dedicação. Vale a pena ouvir.  Eu super indico esses…

Anderson Freire (Raridade)

Banda Nova Casa (Me ama como sou)

Marcela Taís (Moderno a moda antiga)

Rafael Bitencourt (Dias Melhores Virão)

Fernanda Brum (Da Eternidade)

Daniela Magalhães (Deus é Capaz)

 

 

 A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

O pesadelo das rádios e televisão!!! hehehe…

Interessante pensar que esse meio de comunicação dá o direito para todos de falarem o que pensam, ouvirem somente a musica que realmente querem ouvir, concordar ou não, dar audiência ou não.  À uns 10 ou 15 anos atrás poucos tinham acesso as musicas internacionais. Os que tinham acesso, faziam plágios (versão) das musicas internacionais e praticamente éramos obrigados a ouvir a versão em português.  Hj não é tão simples assim… todo mundo tem acesso ao mundo exterior, nosso laboratório ficou muito mais extenso. em outras palavras, todos nós podemos!

Quais os seus planos para 2018?

Estou estudando novos projetos,  pesquisando novos sons, novas levadas para discos e tal. Agora ninguém mais grava disco, só fazem singles e EPs. Preciso me adaptar a esse novo tempo, eu confesso. Acho que a musica não pode empobrecer mais. o Tim Maia fez a musica Sussego com um acorde apenas, mas o groove era louco1 Hoje  a maioria das musicas giram em torno do mesmo bloco harmônico. Já faz uns anos que não toco nada Pop com um acorde diminuto.  (se tratando de sucesso). Mesmo assim estou muito satisfeito com o que está acontecendo.

De tudo o que foi dito aqui, o que mais você gostaria  de dizer aos nossos leitores?

A musica é eterna e infinita! Todos os dias nasce uma criança em que a mão vai cantar uma canção para ela durmir. Se está triste, tem musica triste. Se está feliz, tem musica feliz. Para cada momento existe uma canção apropriada.  Viva a musica!



Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.