Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Confira nosso bate papo com o produtor Leandro Silva

Roberto Azevedo em 17/07/2012
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Supergospel – Quem é Leandro Silva?

Eu sou um cara simples (falar de nós mesmos é bem complicado, rs...). Um servo do SENHOR que busca fazer sempre o bem as outras pessoas e aprender um pouquinho mais a cada dia. Músico e produtor musical por chamado.

Supergospel – Como foi seu início na música?

Comecei a tocar bateria na igreja aos 8 anos, influenciado por um primo que já tocava. Fui “atrapalhando” o pessoal até conseguir aprender. Um belo dia eu e uns amigos resolvemos montar uma banda. Eram 4 guitarristas (eu era um deles), um vocalista e um baterista. Logo entrou a questão: “um de nós vai tocar guitarra, os outros vão ter que se virar...”, meu primo logo correu pro baixo e um outro amigo foi pro violão. Acabou sobrando apenas o teclado pra eu aprender e começar a tocar (risos...). Foi a melhor escolha da minha vida, pois realmente descobri o instrumento que amo. Aos 17 anos fiz o meu primeiro trabalho “profissional”, acompanhando a Banda Novo Som em alguns eventos, e desde então não parei mais, graças a DEUS. Sou essencialmente auto-didata, mas em 1999 fiz o curso de Arranjo e Regência no CIGAM (excelente escola de música no RJ), e tive algumas aulas com o professor Rafael Vernet.

Supergospel – Poderia citar para nossos leitores com quem você já gravou?

Dentre os trabalhos de gravação/produção musical, gosto de destacar a minha passagem pelo Ministério Toque no Altar, onde gravei 6 CDs (mais de 2 milhões de cópias vendidas) e 3 DVDs (mais de 200 mil cópias). Uma grande vitória foi a produção do CD “É Impossível, mas DEUS Pode!”, que conseguiu ser um dos indicados ao Grammy Latino na categoria “Melhor álbum de música Cristã em língua portuguesa”, em 2008. Também gostei muito de ter produzido com meus amigos Charles Martins e Thyago Fersil o CD da Banda Lucas 3. Graças a DEUS gravei alguns trabalhos que considero muito bons. Algumas das minhas produções/gravações você tem acesso no meu SoundCloud (www.soundcloud.com/leandrosilva10).

Supergospel – Qual o seu setup atual em relação a equipamentos, instrumentos e softwares? ?

Não sou um colecionador de instrumentos, embora até tenha vontade. Hoje meu setup básico é formado por um piano digital/MIDI controller da Ketron - empresa a qual eu sou endorse - modelo GP10a, um teclado Roland Juno Di (que uso para quase tudo pela praticidade e facilidade de transporte), e um MacBook cheio de coisas. Meu software de gravação principal é o Pro Tools, e tenho um monte de VSTs e uma biblioteca muito legal de timbres para o Kontakt. Em casa ainda tenho um Triton Rack e mais umas coisinhas nos HDs.

Supergospel – Poderia compartilhar com nossos leitores sobre alguns trabalhos que você assinou?

Claro! Fiz algumas produções que me orgulho muito. E também acompanhei muito cantores ao vivo, seja como músico oficial da banda ou apenas como participação. Dentre os que já trabalhei, além de Novo Som e Banda Lucas 3 (que são as bandas que toco atualmente), ainda fiz eventos com Toque no Altar, Cassiane, Grupo Logos, Carlinhos Félix, Trazendo a Arca, Irmão Lázaro, Pamela, Asaph Borba, Ministério Ipiranga, Canto da Terra, Grupo Liberdade e muitos outros... Mas vamos lá:

- Toque no Altar – Tanto pelo aprendizado musical quanto ministerial, me orgulho em ter sido um dos primeiros a acreditar nesse ministério e participar de todo o processo de crescimento que DEUS proporcionou. Foram tempos muito bons ao lado de pessoas maravilhosas.

- Grupo Liberdade – Foi o primeiro grupo profissional que fiz parte. O primeiro trabalho de gravação que fiz sozinho. Eu era apenas um garoto, mas acredito ter feito um bom trabalho.

- Ministério Ipiranga – Participei da gravação do CD “Envia a Tua Glória” destes grandes amigos. Maior honra ter convivido momentos especiais com eles durante esse período. Grande abraço a eles!

- Cume do Monte – Primeiro CD ministerial do David Cerqueira, filho da saudosa cantora Denise Cerqueira. Destaco por ser um projeto onde pude ter total liberdade nos arranjos, gravações... Ficou um disco bem com a minha cara e dele.

- Ministério Som de Conquistadores – Meu trabalho de produção mais recente. Um grande ministro (Arthur) e um time de primeira linha. Um dos melhores trabalhos que tive o prazer de produzir.

- Ministério Adoração Viva – Ministério de Nova Iguaçu, RJ. Jovens que creram na promessa e hoje tem se destacado aqui no RJ.

- Patrícia Monção – Pessoa especial que me proporcionou um desafio: produzir um disco de uma cantora lírica com pitadas de pop/adoração. O resultado ficou muito interessante.

- Josi Myrtes – Jovem cantora da Zona Oeste do RJ, com um lindo testemunho. Lembra muito uma cantora bem conhecida (se você quiser saber quem, tem que ouvir, hahaha...)

- Além desses participei de muitos discos de grandes cantores/amigos. DEUS sempre tem sido fiel.

Supergospel – O que você acha dessa abertura que a mídia secular esta dando para a música gospel?

Excelente! Depois de muito tempo realizando eventos de grande expressão no Brasil, hoje enfim a mídia geral entende que o povo de DEUS realmente faz a diferença! Grandes eventos, mobilizando 100, 200 mil pessoas ou mais (como as “Marchas Para Jesus”) hoje tem matérias consistentes, destacadas e não tendenciosas, bem diferente de alguns anos atrás. Se é ou não por interesse comercial, o mais importante é que o nome de JESUS seja glorificado sempre!

Supergospel - Vamos supor que uma pessoa nunca ouviu música gospel, e deseja que você recomende para ela 6 CDs evangélicos dos mais variados estilos, mas com qualidade. Quais CDs você recomendaria?

Hoje temos muita qualidade nos trabalhos de música gospel. É muito difícil “escolher”, primeiro porque existe muita gente boa no mercado e segundo porque invariavelmente eu faria alguma injustiça com grandes trabalhos e grandes cantores... Temos os mais variados estilos junto com grandes intérpretes e músicas da melhor qualidade. Hoje, para uma pessoa que não conhece a música gospel, eu recomendaria trabalhos de muita qualidade e com mensagens de encorajamento e até mesmo evangelísticas. Eu indicaria os discografias de Aline Barros, Thalles Roberto, Renascer Praise, Toque no Altar, Leonardo Gonçalves, Oficina G3 e muitos outros.

Supergospel – E no âmbito geral? Poderia citar para nossos leitores os 10 melhores CDs da sua vida?

Piorou! Como destacar CDs tão maravilhosos? Rs... Vou citar alguns que em algum momento fizeram parte da minha vida:

- Impossível, mas DEUS Pode! – Toque no Altar – CD que marcou muito a minha vida. Com ele fui indicado ao Grammy Latino em 2008 como “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”.

- Change Your World – Michael W. Smith – Pra mim foi um disco que revolucionou completamente a minha cabeça musical. Michael conseguiu equilibrar elementos do pop e do rock de uma forma que eu nunca tinha visto até então.

- Na Casa do Pai – Thalles Roberto – Não preciso falar nada do Thalles. Ele é o melhor cantor do Brasil!

- Olha pra Mim – Toque no Altar – Pra mim um dos melhores CDs evangélicos já gravados no quesito repertório/arranjos.

- Situações – Grupo Logos – Citei um CD, mas toda a discografia desse grupo é fantástica! Aprendi a tocar teclado nas revistinhas de cifras (E tive o ENORME prazer de já ter tocado a música “Situações” com o Grupo e acompanhar o Pr Paulo Cezar ao vivo. Experiência marcante).

- Signs Of Life – Steven Curtis Chapman – Depois do Michael W. Smith, minha referencia em música internacional em música gospel.

- Princípio – Rebanhão – Um CD (Junto com o “Mais Doce que o Mel”) que revolucionou a forma como TODOS ouviam música na época.

- Pra Você – Novo Som – CD que me fez conhecer essa banda. Lembro bem que cada evento, todo mundo sabia cantar as canções. Até hoje é um grande clássico!

- (Os antigos) VPC, Sérgio Pimenta, João Alexandre... (os novos) Nívea Soares, Leonardo Gonçalves, P. C. Baruk... (os internacionais) Fred Hammond, Kirk Franklin, Rachael Lampa, Salvador... Todos muito especiais (com certeza esqueci alguém muito bom...)

- Dentre os seculares, destaco Toto e Stevie Wonder. Muita musicalidade. Grandes aprendizados...

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

Sim! A internet hoje já ocupa uma parcela muito grande na vida da sociedade. Em alguns casos, passa-se mais tempo conectado na internet do que assistindo televisão, por exemplo. As redes sociais são hoje o mais rápido (e mais barato) meio de comunicação de grandes massas. Sempre é bom ter seus perfis de Facebook, Twitter e outras redes bem atualizadas e com informações importantes e relevantes. Eu mesmo fechei muitos trabalhos de produção simplesmente através de contatos pela internet. Sem as redes sociais, eu nunca seria acessível a essas pessoas que hoje tenho muita gratidão e muito carinho em ter conhecido. Sou suspeito pra falar, porque ando sempre conectado de alguma forma. O pessoal do Novo Som mexe comigo o tempo todo porque sempre estou com o celular ou o notebook na mão, rs...

Supergospel – Quais os seus planos para 2012?

Em 2012 quero trabalhar bastante. Quero continuar produzindo CDs de cantores, cantoras e ministérios em que acredito e lançar muitas boas novidades no mercado. No momento estou finalizando o CD de estréia do Ministério Som de Conquistadores, de Ipatinga/MG e iniciando a produção de outros trabalhos. Destaco ainda pra esse ano os CDs do Ministério Pedra Sagrada, Projeto FAE e das cantoras Ana Rosa e Cristina Pinna que estarão prontos até o segundo semestre. Vem coisas boas pela frente! Isso tudo além de acompanhar a turnê 2012 da banda Novo Som, que acompanho a 2 anos (e esse ano gravará um DVD especial dos 25 anos da banda... Muito bom! Aguardem!), e muitos outros grandes amigos que fiz ao longo desses quase 20 anos de carreira (entenda-se que não sou velho, apenas comecei cedo! Rsrsrs...).

Supergospel – De tudo o que foi dito aqui, o que mais você gostaria que as pessoas soubessem a seu respeito?

Eu sou um cara muito simples. Já tive começos (e meios) difíceis e entendo muitas das fases pelas quais alguns cantores e ministérios passam. O início do Toque no Altar é um grande exemplo.

Até o lançamento dos CDs “Toque no Altar” e “Restituição”, pouquíssimas pessoas tinham ouvido falar no ministério. Éramos desconhecidos, mas não viemos “do nada”, como algumas pessoas comentavam na época. Foram 2 anos de exaustiva preparação, busca e treinamento, para que um dia pudéssemos ter feito o que DEUS quis que fizéssemos. Por isso entendo bem a cabeça de pessoas que estão iniciando nessa empreitada. Tenho me empenhado muito a dar apoio e suporte a cantores, cantoras e ministérios que estão iniciando agora, de forma independente, a superar os muitos obstáculos que surgem ao longo da caminhada. Faço a produção musical, dou assessoria musical e artística, ajudo a decidir sobre a capa do CD, fotos, prensagem, documentação, distribuição e tudo o que for necessário. Creio que é uma das principais missões que DEUS me deu: ajudar as pessoas novas a darem os primeiros passos, até que consigam caminhar bem e sozinhas.



Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Mantenham o foco em DEUS. Sempre. Conheço muitas pessoas que perderam o foco durante a caminhada e, assim que começaram a conquistar, esqueceram que aqui nessa Terra somos apenas representantes do Reino. Creia sempre que DEUS tem o melhor pra você, mas também dê o SEU melhor para Ele! Em qualquer área da sua vida, seja ela secular ou ministerial, faça tudo para a glória de DEUS!

Deixe aqui os seus Contatos:
- Leandro Silva
- Nextel: 2178300684 / 8*12669 - Tim: 2183087347
- E-mail/MSN: leandro.music10@hotmail.com
- www.facebook.com/leandrosilvamusic
- www.twitter.com/leandrosilva10
- www.soundcloud.com/leandrosilva10
- www.leandrosilvamusic.blogspot.com

Um grande abraço a todos e DEUS os abençoe!!!

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.