Notícias

Mariana Ava fala sobre produção de videoclipes

Roberto Azevedo em 07/06/16 1160 visualizações
Desde o dia 22 de março temos publicado, toda terça feira, uma séria de artigos sobre Marketing Digital, através de uma parceria com Danilo Andrade, analista de comunicação e marketing. Visando dar continuidade ao projeto, que visa esclarecer e atualizar nossos leitores sobre as novidades e tendências da música no mercado digital, estamos conversando com outros profissionais da área que, em breve, estarão também  marcando presença na coluna compartilhando suas experiências.
 
Porém, nada melhor do que alternar os conceitos teóricos com os resultados práticos. Não acham? Portanto, a partir de hoje, estaremos trazendo entrevistas exclusivas com artistas que tem se destacado na internet, atraindo seguidores, inscritos, curtidas e views para os seus projetos. Nessa primeira matéria conversamos com Mariana Ava que, além de cantora, é graduada em cinema pela New York Film Academy (Faculdade de Cinema e Música de Nova Iorque).
 
Mariana Ava começou sua carreira em 2002 com o álbum Mundo Azul. Em 2004 lançou o álbum Atitude de Cristão. Já o terceiro trabalho – Mariana Ava ­ teve bastante repercussão com as canções "Fly", "Vinho Novo", "Te Contemplar", "Sonhar, Sonhar" e "All Four Seasons", que tiveram clipes que juntos somam mais de 230 mil visualizações. "Minha carreira ganhou mais visibilidade após vencermos o Troféu Promessas 2013, na categoria “Pra Curtir”, dedicada a artistas independentes. No ano seguinte fechamos parceria com a Sony Music para a distribuição digital do disco Mariana Ava, lançado em 2012. Essa parceria inaugurou o projeto Sony Music Digital, onde os artistas têm seus projetos focados nas plataformas digitais e, aqueles que se destacam, são incluídos na distribuição física" declara a cantora.
 
A parceria com a Sony Music deu certo, o álbum se destacou e, em agosto de 2015, foi lançado o novo disco, com distribuição física pela gravadora. "O CD foi produzido nos Estados Unidos por Jeffrey Kunde, guitarrista do Jesus Culture. Pés Firmados é o meu quarto trabalho e traz nove canções no estilo pop-congregacional, incluindo a já conhecida versão de "Oceans", do Hillsong United, e a regravação de "Levar Tua Arca", que integra o DVD Geração Apostólica, lançado em 2007 pela Igreja Fonte da Vida.  O projeto conta ainda com participações especiais de Daniela Araújo (responsável também pela produção vocal) na canção "Sou Feliz" e o rapper Gabriel Asaph em "Pregue o Amor", escrita por Anderson Freire. Nesse repertório eu misturei pop-congregacional com versões estrangeiras e músicas inéditas. Dessas inéditas eu assino três faixas - "Pés Firmados", "Levar Tua Arca" e "Candeia", escrita em parceria com Isabella Teixeira".
 
Com os clipes rolando ao fundo, foi inevitável que o assunto sobre Marketing Digital se direcionasse para as produções áudio visuais da cantora. 
 
Super Gospel - É notório que o Youtube está se tornando o mecanismo de busca mais popular para se encontrar música. A plataforma é hoje a segunda mais acessada, perdendo apenas para o próprio Google. Para os artistas independentes de hoje, ter uma forte presença online é praticamente um pré requisito e é um dos meios mais efetivos para se promover uma música. Você tem investido pesado na propagação do seu repertório através de vídeo clipes. Como você enxerga essa ferramente dentro da sua carreira?
 
Mariana Ava: "Temos 5 sentidos e é muito bom poder juntar o que a gente ouve e o que a gente vê. Se pudessemos sentir o cheiro ou tocar na música seria ainda mais interessante. Quem sabe no futuro? No presente, o que a gente pode fazer é juntar o audio com o video. Ou seja musica se torna clipe. Então busco me capacitar constantemente para fazer exatamente isso. Eu gosto de unir as mesnagens das minhas músicas que vem com a inspiração divina, com algo que as pessoas veem e possam assimilar com mais intensidade. Assim conseguimos passar uma mensagem de uma forma mais completa  ou por outro lado conseguimos ativar a imaginação das pessoas e o lado criativo para receber essa forma de arte de uma maneira bonita.
 
Sempre que termino uma canção, consulto primeiramente ao Espírito Santo para saber como transferi-la em imagens. Também consulto aos amigos pra saber como a canção os fizeram sentir ou lembrar. Na minha carreira, vejo videos como algo muito importante. Somos uma geração muito visual. A música hoje é muito visual. E na medida em que a tecnologia vai avançando, nos buscamos ir aprendendo e melhorando. Isso é arte. Elas mexem com as nossas emoçoes, mas qdo isso é unificado com um proposito maior, divino, ela tem o poder de transformação. Isso é Deus agindo! É a palavra de Deus viva nas artes". 

Ainda sobre a produção dos vídeos, gosto de trabalhar com diretores com quem eu tenho amizade ou uma afinidade, pois posso ter a liberdade em opinar. Eu acho interessante essa interação do artista com toda a equipe de produção de video.


Sobre os clipes

1- SONHAR, SONHAR (Dezembro de 2012) - Composição autoral, no estilo MPB, com romantismo expresso em letra e melodia muito bem captados nas cenas dirigidas por Bruno Fioravanti. A gravação aconteceu em Coney Island, uma península no distrito de Brooklyn -- NY. "Luna Park", um parque de diversão foi o local escolhido. Com vista para o mar, inspira alegria, liberdade, boas emoções, um ambiente mais que propício para a temática do clipe, sonhar. "Quando amamos e nos deixamos ser amados, nos sentimos como crianças e nada melhor do que um parque de diversão para nos sentirmos assim!", detalhou Mariana Ava. O vídeo é dividido em duas etapas, dois tempos. Passado (Cenas em que a cantora usa um vestido floral e old câmera) e presente (cenas em que a cantora usa bermuda na praia), cantando a música.
 
 
2- VINHO NOVO (Outubro de 2013) - A gravação foi assinada por Jean Marcelo (Ava Films) e aconteceu no mês de Agosto de 2012 durante quatro dias. Discreto e com imagens de cores vivas, o clipe foi gravado em locações distintas para que cada detalhe planejado pudesse ser notável na produção. Os locais escolhidos para a gravação foram: Um vinhedo em Hamptons, um parque verde em Long Island, um set "outdoor" em Long Island e na Tulio's pottery, em Long Island, onde a cantora Mariana Ava fazia aulas de pote. “Tentamos replicar o processo de como o vinho era feito nos tempos antigos, nos tempos Bíblicos. Desde a colheita até as festas das uvas, processo onde a alegria com cânticos e danças deveria estar sempre presente. 
 
 
3- FLY (Novembro de 2013) - Essa é uma das faixas em inglês e o clipe teve direção e produção de Jean Marcelo (Ava Films), imagens de Rodrigo Lopes, Marcio Marques e Jean Marcelo. Foi filmado em New York City. Foram escolhidos alguns dos locais mais apreciados da cidade para a gravação como o Park Avenue, Grand Central e Ponte do Brooklyn. As cenas estão vívidas e expressam de forma intensa a mensagem da canção. O percurso das cenas sinaliza o dia a dia de Mariana Ava. Ruas por onde a cantora passa, trabalha e passeia. “A percepção de Manhattan sob um novo prisma é o que desejamos transmitir. Não somente um ponto turístico, mas um centro onde multidões correm demasiadamente, se aglomeram, se esbarram uma nas outras na pressa da vida, sem tempo de refletir e "voar" para ELE, deixando muitas vezes à escuridão seus pensamentos e vivendo assim solidão emocional mesmo em meio a multidão. “Fly” fala de liberdade, voar por sobre a escuridão , voar por cima das dificuldades, voar por cima de medos, ultrapassar o lugar onde as crises começam e percebê-las antes mesmo de nos tornarmos escravos delas. Fala sobre mudanças, fases e transformações que só com a ajuda de Deus é que conseguimos superá-las. Esse é o momento certo de você olhar para o alto e procurar um refúgio, as vezes aparentemente frio! Retrato isso na parte do vídeo onde me encontro fora da correria das ruas, (cenas filmadas na parte interna da Grand Central) longe da multidão e agora com tempo para reflexão, começo a ir mais "alto com Ele.” declara Mariana Ava. 
 
 
4- TE CONTEMPLAR (Dezembro de 2013) - Gravado em abril de 2013 em uma das belas ilhas da Costa Verde - RJ, a produção é assinada por Vlad Aguiar e Emersom Freitas. “Escrevi uma parte da "Te Contemplar" primeiro em inglês, com o título Everlasting Joy– (Alegria Eterna). Sentada ao piano tentava tocá-la em busca de uma melodia completa, mas sempre vinha a palavra de 2 Coríntios 12.10b “...Porque quando estou fraco, então sou forte”. "Te Contemplar" foi gravado no Rio de Janeiro em uma ilha. "Vlad Aguiar foi o diretor. Eu sempre quis gravar algo proximo a agua. Foi o dia inteiro de gravacao. O video reflete a criacao contemplando o Criador e suas obras.  Quando eu estou em sintonia com Ele, eu posso ser fraco e Ele é forte em mim. Eu e toda a criaçao dependemos Dele. "Te Contemplar", áudio e vídeo falam disso: os ceus declaram a Gloria de Deus e todo o universo também", diz.
 
 
5- ALL FOR SEASONS (Maio de 2014) - Essa foi uma das mais belas produções audiovisuais da cantora. O autor da música, que no original chama-se “Quatro Estações”, é o amigo e pastor Kleber Lucas, que cedeu o direito de gravação à Mariana. Ela e o esposo fizeram a versão em inglês. O projeto foi audacioso e levou um ano para ser concluído, pois foi gravado durante as quatro estações do ano em Nova York (EUA).
 
 
6- CANDEIA (Agosto de 2015) - Essa foi a primeira parceria entre Mariana Ava e a diretora Debora Rodrigues, amiga da cantora desde os tempos da faculdade de Cinema, com cenas gravadas nos Estados Unidos, nas cidades de Hoboken, em Nova Jersey, e Hawley, localizada em cima de uma montanha coberta de neve. A produção teve cerca de 20h de gravação e traz um trabalho conceitual, uma característica dos outros clipes já lançados pela cantora.
 
 
7- PÉS FIRMADOS (Outubro de 2015) - Faixa-título do novo álbum, com direção de vídeo assinada por Jean Marcelo (Ava Films), que gravou imagens performáticas da intérprete na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. As gravações ocorreram durante a madrugada, dentro de um túnel urbano chamado Harlem.
 
 
8- TEU REINO SOBRE MIM (Dezembro de 2015) - "Teu Reino Aqui (Build Your Kingdom Here)" foi descrito por Ava como "um cenário bucólico e muita alegria". As imagens foram dirigidas por Hugo Pessoa.
 
Mariana também está atenta para as outras redes sociais. Presença garantida no Instagram e no Facebook, a cantora tem realizado, todas as terças feiras, uma Live transmitida diretamente sua Fanpage, além do projeto "Pés Firmados na Palavra" onde são debatidos e compartilhados textos bíblicos lidos durante a semana. "Estes momentos tem sido uma grande oportunidade que eu tenho tido não só de estudar a palavra com centenas de pessoas, mas também de estar em comunhão com o público. Os frutos desses momentos tem sido os testemunhos de milhares de pessoas que eu tenho acompanhado" 
 
 
Para fechar esta matéria, não poderíamos deixar de registrar que Mariana já tem se destacado como referência nessa nova geração de ministros de louvor dop Brasil. Uma prova disso foi o convite realizado por Alda Célia para sua participação no single "Teu Reino Entre Nós" que tem por proposta levantar um clamor pelo Brasil. A canção teve a participação da Mariana Ava e muitos outros cantores renomados no meio musical evangélico, como Adhemar de Campos, Soraya Moraes, Ana Paula Valadão, Paulo César Baruk e muitos outros.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook