Notícias

Metanoia estreia nos cinemas brasileiros e garante posição de destaque entre os mais assistidos

Redação em 22/05/15 1187 visualizações
Metanoia estreia nos cinemas brasileiros e garante posição de destaque entre os mais assistidos; filme a partir desta quinta-feira está em cartaz em 16 novas salas
 
Longa tem no elenco Caíque Oliveira, Einat Falbel, Lucas Hornos, Solange Couto, Sílvio Guindane, Caio Blat e Thogun Teixeira; Atores toparam o desafio para fazer filme bancado pela venda de trufas de chocolate ganhar destaque entre as produções brasileiras com o propósito de Espalhar Esperança
 
SÃO PAULO - Após surpreendente estreia nos cinemas brasileiros, o filme "Metanoia: Mães de Joelhos, Filhos de Pé", exibido entre 14 e 20 de maio em 48 salas espalhadas por 16 Estados brasileiros, conquista outros novos 16 pontos de exibição. A partir de hoje, o longa-metragem que aborda a séria questão da dependência do crack chega às cidades de Caraguatatuba, Jacareí, Limeira e Marília, em São Paulo, Recife, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí. Além de estrear em novas salas nas cidades Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Campinas e Guarulhos, em São Paulo.
 
Produção fruto de um desejo de Caíque Oliveira, ator e protagonista do drama, Metanoia entrou para o ranking dos filmes mais vistos no último fim de semana. De acordo com Europa Filmes, sua distribuidora, o longa teve a melhor média de público por sala de um filme nacional de estreia (entre 14 e 17 de maio). Entre os lançamentos da semana, foram oito no total,  Metanoia conquistou a segunda melhor média de público. Além disso, a produção alcançou a terceira melhor média de público entre os dez filmes mais assistidos no fim de semana. 
 

Atendendo ao chamado dos produtores para que espalhem esperança, os espectadores colocaram o filme em importante classificação nos rankings.Nas redes sociais Metanoia também tem gerado grande repercussão. ​O trailer oficial conta com ​mais de 360 mil visualizações e o número da página no Facebook nos últimos dias têm crescido vertiginosamente, somando mais de 68 mil seguidores. Resultado do grande esforço e altruísmo das equipes envolvidas na produção e divulgação do longa que é 100% independente.

 

Parte da renda arrecadada com a exibição de Metanoia será destinada à construção de uma clínica para tratamento de dependentes químicos. "O projeto Metanoia não acaba após seu lançamento nos cinemas. O objetivo dessa obra é construímos uma clínica de tratamento para artistas usuários da droga. Queremos ajudar a recuperar a essência desses artistas. Cantamos 'meus heróis morreram de overdose', mas até quando teremos que perder pessoas tão preciosas por causa das drogas?", questiona o ator Caíque Oliveira.

 
Projeto Metanoia vai além das telonas
 
Dirigido por Miguel Nagle, com quem o ator protagonista Caíque Oliveira assina o roteiro, Metanoia é um alerta sobre a epidemia que tem devastado famílias inteiras, mas a importância do longa-metragem vai além das cenas projetadas no telão. Parte da renda arrecadada com a sua exibição será destinada à construção de uma clínica de tratamento para artistas usuários dependentes do crack. Co-produção da Companhia de Artes Nissi e 4U Films, Metanoia conta com a distribuição da Europa Filmes. Para tirar o roteiro do papel e tornar o sonho realidade, seus produtores venderam até mesmo trufas de chocolate para bancar o longa-metragem.
Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), publicada em 2014, no Brasil há 370 mil usuários regulares dependentes do crack. Número que corresponde a 0,8% da população das capitais do país e a 35% dos consumidores de drogas ilícitas nessas cidades. Além disso, 14% deste total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários. No entanto, alguns estudiosos calculam que esta realidade seja até três vezes maior. Ainda de acordo com o estudo, 78,9% dos usuários da droga desejam se tratar, mas falta acesso à algum tipo de tratamento.
 
Sobre o filme - Metanoia teve como set de filmagem um dos mais conhecidos pontos de encontro de usuários de crack de São Paulo, a região localizada no centro da Capital paulista, batizada como "Cracolândia". As gravações ocorreram entre novembro de 2012 e abril de 2013, na Rua Helvétia, no Centro de São Paulo, Jardim Ângela, Zona Sul, e Ibiúna, Interior paulista. Protagonizado por Caíque Oliveira, Eduardo é um jovem da periferia paulista que ao se envolver com as drogas se torna dependente químico. É a história de um filho perdido no submundo do crack e as desesperadas tentativas de sua mãe para salvá-lo. Para tirar o roteiro do filme do papel, os produtores arregaçaram as mangas e venderam até mesmo trufas de chocolate. DVDs de espetáculos e artigos da Cia. de Artes Nissi também serviram como meio para bancar o longa-metragem. A produção levou três anos para ficar pronta
 
Sobre a 4U Films - A 4UFilms é uma produtora de cinema independente formada por profissionais do setor de cinema e comunicação. Metanoia é o primeiro longa-metragem produzido pela 4U Films. Fundada em 2009 por Miguel Nagle, Luan Felipe e Douglas Gomes, a produtora com sede na baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, soma 16 curta-metragens. Entre eles "Dom Gratuito", de 2010, que ficou entre os dez principais curtas da América Latina, no Concurso Caixas de Curtas e representou o Brasil em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival de Cinema Iberoamericano de Helva, na Espanha. Ao todo, a produtora soma mais de 358 mil visualizações em seu canal no Youtube
 
Sobre a Companhia de Artes Nissi - Criada no ano 2000, por Caíque Oliveira, a Companhia de Artes Nissi, com sede em Campinas, no Estado paulista, ao longo de 14 anos de carreira produziu mais de dez peças com exibições nacionais e internacionais e já vendeu mais de 500 mil cópias de DVDs de seus espetáculos. Idealizador e produtor do filme Metanoia, Oliveira pela primeira vez interpreta um personagem para o cinema. Nascido no Jardim Ângela, periferia da Zona Sul da Capital paulista, Oliveira é ator desde os 14 anos. Escritor, diretor e protagonista de “Jardim do Inimigo”, uma das obras de  sua carreira de maior expressão, há mais de dez anos em cartaz, a peça já foi exibida em diversas cidades e estados brasileiros e também fora do Brasil.
 
Sobre a Europa Filmes - Em 25 anos de atividade, a Europa Filmes já distribuiu títulos nacionais e internacionais de sucesso de público e crítica. Entre as produções nacionais, Feitosa destaca Getúlio (2014), Faroeste Caboclo (2013) e Muita Calma Nessa Hora (2010). Além de títulos internacionais, como, Menina de Ouro (2004), Quem Quer Ser Um Milionário? (2008), O Paciente Inglês (1996), Traffic (2001).
 
 

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook