Notícias

Relembre ou conheça o Baião, um clássico do Rebanhão

Redação em 24/02/13 1576 visualizações
Essa semana vamos relembrar um pouco do trabalho de uma banda nacional muito especial chamada, REBANHÃO.

Com músicas que marcaram época, o REBANHÃO, apesar de não existir mais, até hoje é considerada uma das maiores bandas cristãs do Brasil.

“Rebanhão é considerada a primeira banda brasileira de rock cristão a alcançar notoriedade e esteve cerca de vinte anos em atividade. Seu fundador é o cantor e compositor capixaba Janires Magalhães Manso que acabara de se converter ao cristianismo e junto com amigos em São Paulo criaram um novo grupo de rock que unia letras poéticas com temática cristã. Logo o músico partiu para o Rio de Janeiro, onde finalmente montou o "Rebanhão" que seria notável no Brasil e que passaria por quatro fases distintas.

A partir do disco Mais Doce que o Mel, lançado em 1981, a banda se tornou a primeira no país a adquirir destaque nacional dentro do gênero. Apesar de seus membros serem criticados pela sonoridade e as letras, as canções do Rebanhão atraíam os jovens cristãos, e fez a banda alcançar uma alta vendagem em seu primeiro trabalho. Fato curioso, é que, em sua primeira formação, o Rebanhão foi o responsável pela primeira gravação ao vivo de um disco evangélico, no Brasil, Janires e Amigos, em 1984.

A saída do fundador e do líder do grupo em 1985 fez com que o Rebanhão entrasse na sua segunda e mais bem sucedida fase em vendas. O guitarrista e cantor Carlinhos Félix passou a atuar como líder e principal vocalista, lançando vários trabalhos. Após o lançamento de Pé na Estrada em 1991, Félix decidiu seguir uma carreira solo e então o tecladista e único integrante da formação original, Pedro Braconnot assumiu a liderança e os vocais do Rebanhão. Em sua participação, a banda lançou o bem sucedido e elogiado Enquanto é dia, de 1994.

Entretanto, com a mudança frequente de integrantes, sonoridade e com a pouca popularidade da banda no final da décade de 90, o Rebanhão lançou seu último trabalho, Vamos Viver o Amor e em 2000 encerrou suas atividades. Porém, a banda é frequentemente apontada como uma das responsáveis pela modernização da música cristã, servindo de influência para vários músicos da música cristã contemporânea.”
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rebanh%C3%A3o)

Hoje, você tem a oportunidade de relembrar, para alguns, e conhecer, para outros, um grande sucesso da banda REBANHÃO, chamado “baião”. Essa música é de autoria de Janires Magalhães e embalou, nas décadas de 80 e 90, diversos acampamentos, congressos e cultos de jovens. Atualmente, ouvimos muitas pessoas que viveram aquela época, dizerem que conheceram a Cristo por meio desta canção que, com certeza, marcou época e vale a pena ser relembrada.



Por Ralfe Fernandes – Banda Restaura – www.bandarestaura.com.br

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook