Notícias

Roger Franco inicia coluna com dicas para guitarristas - Feeling (aula 1)

Redação em 27/03/12 11174 visualizações
Inaugurando está coluna gostaria de falar sobre algo muito importante para um músico e no meu caso um guitarrista, que é o “feelling” que na tradução quer dizer “sentimento”.

O feeling está ligado diretamente a identidade do músico, que é uma maneira própria de expressar através das notas musicais, e essa identidade só se alcança tendo intimidade com seu instrumento, ou seja, gastando tempo com ele todos os dias.

Feeling não é uma técnica que se aprende de um dia para o outro, e sim uma forma de expressão, que começa em sua mente, passa pelo seu coração e através das notas musicais conseguimos atingir o coração dos ouvintes, através das emoções.

Sem isso seremos só mais alguns guitarristas (músicos no geral) no meio da mutildão, dando “milhões” de notas sem sentido e esse não é objetivo, pois velocidade tem que ser a consequência não o objetivo principal.

Tocar com feeling não necessáriamente está ligado a solos, mas sim na forma de se colocar acordes, frases ou riffs na hora certa, sem excessos, sempre pensando em deixar a música o mais agradável possível, pra que os ouvintes possam sentir o que realmente queremos transmitir.

Existem algumas técnicas pra se usar em solos que ajudam na expressão (feeling) do guitarrista, e são elas os vibratos e bends. Procure pratica-los com todos os dedos prestando muita atenção na postura da mão e dos dedos e pricipalmente na afinação dos bends, e quanto aos vibratos procure fazer o movimento longo e uniforme.

Uma dica é tirar sempre alguns solos (alguns clássicos) e prestar a atenção nessas técnicas, e tentar copiar ao “pé da letra” os detalhes, porque dessa maneira a execução dos vibratos e bends vão ficar cada vez mais natural, conseguindo assim a expressão desejada.

Procure praticar todos os dias, a disciplina e continuidade é que faz a diferença.

“Deixa sua guitarra por um dia e ela te deixará por vários”

Para exemplificar, abaixo está a transcrição da música “Emotion” do meu CD Energy, com o playback para download.

Clique aqui para fazer o download da transcrição de "Emotion" em pdf

Ouça abaixo a versão original da música "Emotion", faixa do CD "Energy"


Clique aqui para fazer o download do playback da música "Emotion"

Mais informações:
www.rogerfranco.com
www.facebook.com/rogerfrancoguitar
Twitter: @rogerfrancogt

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook