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Sua música é um produto, seu nome uma marca, aceite ou fracasse!

Publicada em 22/03/2016
Redação Super Gospel

Olá! Sou Danilo Andrade e a partir de hoje, você que é artista ou se interessa pelo meio artístico irá acompanhar uma série de posts sobre marketing digital aplicado à música. Com o advento da internet, é fato que o jeito com que se faz e se vende música mudou radicalmente. Como acompanhar essas mudanças? O que fazer pra se destacar da multidão? Como ganhar dinheiro em tempos de música digital? Fique ligado aqui no Super Gospel que toda terça-feira teremos dicas preciosas para você! Neste primeiro texto falarei de algo um pouco delicado no segmento cristão: arte x produto. Afinal? Como sua música deve ser tratada? Acompanhe.

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Sua música é um produto, seu nome uma marca, aceite ou fracasse!

Alguns artistas podem se sentir ofendidos com essa afirmação, mas é verdade. Sua música é um produto do mercado e se você não tratá-la como tal vai fracassar miseravelmente. O planejamento de carreira é fundamental para evitar frustrações e prejuízos futuros.

Vamos fazer um teste rápido? Responda às perguntas abaixo:

  • Você espera obter retorno com a sua música?
  • Você almeja o sucesso?
  • Você quer ser reconhecido por sua música?
  • Você se importa com o número de fãs em sua fanpage? (Você tem uma fanpage?)
  • Comemora curtidas e comentários em seus vídeos?
  • Afinal, você quer ganhar dinheiro com sua arte?

Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas acima, então com certeza a sua música é um produto e espero que você não entenda isso pejorativamente. Nada impede que você faça arte com fim em si mesma. A história está repleta de artistas que morreram sem saber o real valor de suas obras. Segundo a lenda, Vincent van Gogh por exemplo, vendeu apenas um quadro enquanto vivo.

Esse é o momento de assumir o que você deseja, traçar planos. Já falei aqui sobre a importância do planejamento.

Um dos maiores erros cometidos por artistas é achar que a sua arte é a oitava maravilha do mundo e que, inevitavelmente, alguém importante irá notá-la e o público terá um frisson ao ouvi-la e cair de amores. Talvez sua música realmente seja muito boa, mas só isso não é suficiente. Ela só é mais uma música boa em meio a milhares de outras músicas boas.

Então por que uma música faz sucesso enquanto outras acabam no limbo?

O segredo pode estar na postura estratégica adotada pelo artista! Percebe a necessidade de tratar a música como um produto? Quem consome música é o mercado. É preciso entendê-lo para conquistá-lo.

Tudo que é feito ou pensado para o mercado é um produto ou serviço. Porém, diferentemente das empresas que fazem um planejamento minucioso sobre todo o processo de pesquisa, desenvolvimento, produção,lançamento e aceitação do produto, a maioria dos artistas ignoram completamente a necessidade de planejamento.

No segmento cristão então, não é incomum encontrar quem diga que está “seguindo a direção de Deus”. Espero que quando fracassar, não culpe Deus por isso. Entenda que o sucesso não é obra do acaso. Pode acontecer, mas não é a regra. Portanto, antes de correr para o estúdio, defina exatamente o que você quer. Feito isso, é preciso estabelecer estratégias para alcançar o que você deseja.

Fazer sucesso deve significar alcançar seus objetivos. Fama, holofote, e flashs são consequências do sucesso, não o sucesso. Pense nisso.

Sem a conceituação do que é esperado como resultado, não existe um plano, e sem um plano não se vai a lugar nenhum com eficiência (Natanael Oliveira – Marketing com Digital)”.

“Entendi Danilo. Meu objetivo é ser conhecido no Brasil inteiro, quero minha música tocando nas maiores rádios, quero marcar presença nos principais programas de TV, quero ser contratado por uma grande gravadora e ser convidado para muitos eventos importantes!”

Se você estiver pensando assim, sério, fica difícil te ajudar. Você provavelmente quer muitas coisas e certamente não vai alcançar nenhuma por falta de foco. Você vai desperdiçar seus recursos em ações pontuais e não obterá nenhum retorno razoável. Pense como uma empresa! Seu nome é uma marca que precisa se consolidar no mercado e você só vai conseguir isso entendendo o que o mercado quer e oferecendo o produto ideal aos seus desejos.

Para tornar mais fácil de entender, imagine que você é uma empresa de smartphones. O que você deve fazer antes de decidir um novo modelo de aparelho para lançar?

  1. Análise de mercado

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Quem é o seu público? Que tipo de “celular” esse público deseja/precisa? Você já se perguntou se existe público para a música que você faz ou quer fazer? Se existe público, quais são os tipos de música preferidos? Por favor não venha me dizer que música é arte e não pode ser pensada desta forma, pois sabemos bem que há uma infinidade de composições nas gavetas simplesmente por que não foi considerada boa ou adequada o suficiente para um público em questão.

Qualquer empresa pode lançar tendência, mas esta sempre terá alguma referência com o público a que se destina  e terá partido de estudos prévios de viabilidade e aceitação. Sem conhecer o seu público fica impossível tomar qualquer ação acertadamente. Isso é o básico.

Não espere que as pessoas se identifiquem com sua música. Tenha um público em foco e direcione seus esforços em conquistá-lo!

  1. Análise da concorrência

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Existe concorrência na música? Claro que sim! Em qualquer mercado há concorrência. Analisar o que a concorrência anda fazendo não só é importante como também é obrigação. A fabricante do smartphone vai analisar o produto das concorrentes, o diferencial, a qualidade, o preço, materiais, a recepção do mercado, o que os usuários estão falando sobre, justamente para buscar fazer melhor e agradar o público.

Antes de bater o martelo, busque conhecer o que está sendo feito no segmento musical em que atua ou pretende atuar. Estabeleça parâmetros, perfil, tema, para o seu trabalho e tome cuidado com as imitações. Estude a concorrência não pra copiar, mas pra fazer melhor.

  1. Análise da viabilidade

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Não basta querer lançar o CD mais incrível que o mundo já viu. Ter fotos assinadas pelo fotógrafo mais caro do mercado, design pela agência dos famosos, festa de gala para o lançamento com cobertura das maiores redes de TV. É preciso pé no chão para analisar a viabilidade do projeto.

Talvez você tenha decidido gravar um álbum com 15 faixas, mas será que isto é viável? Como você chegou a esta conclusão? Que parâmetros você usou? A análise da viabilidade é um dos passos mais importantes quando se decide lançar um novo produto, mas também é um dos mais ignorados pela maioria. Alguns vão dizer que estão “agindo pela fé”, mas na verdade estão dizendo que estão totalmente às cegas, sem nenhum planejamento.

Que fique claro que não tenho nenhum problema com ter fé, mas se você pretende ter uma carreira longa e bem sucedida é bom repensar algumas posturas.

Quanto você tem para investir? Será suficiente para arcar com todo o processo até que o seu trabalho comece a trazer retorno?

Não pense apenas no quanto vai gastar para pagar produtor, estúdio, músicos, compositores. Pense também na divulgação, no marketing antes, durante e sempre. Isso demanda dinheiro e deve ser contemplado em seu projeto. Se você acha que isso não é importante, pare aqui para repensar o que realmente você quer.

4. Defina ações e estratégias. Programe-se!

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Depois que estudou a viabilidade, alinhou objetivos ao seu capital financeiro, chegou a hora de pontuar o “passo a passo” do seu novo projeto. Pontue as ações, o tempo que vai levar, quanto vai gastar e quem vai executar.

Por exemplo: você concluiu, após análise da viabilidade que poderá lançar um CD de dez faixas com uma tiragem inicial de 1000 cópias. Você já tem um caminho para o projeto, qual a linha das composições que irá solicitar aos compositores. Defina prazos para ouvir as composições, estabeleça uma data prevista para o lançamento do projeto. Não precisa ser algo milimetricamente exato, mas isso irá ajudá-lo a manter o ritmo das ações  e a decidir o momento certo para começar a estratégia de pré-lançamento.

Infelizmente, muitos artistas principalmente independentes só conhecem a data de quando começaram a trabalhar em um projeto. A conclusão depende do levantamento de recursos pelo caminho, da boa vontade de profissionais envolvidos. Não ter um cronograma que preveja datas importantes para o andamento do projeto fará com que ande em círculos e perca tempo precioso em ações pouco importantes atrasando o projeto e consequentemente, atrasando o retorno financeiro bem como dificultando qualquer estratégia seja antes, durante ou depois do lançamento.

Entrar em estúdio deve ser o último passo no processo de fazer música! Não existe mais chance para o erro. Uma ação equivocada pode destruir qualquer chance de uma dia ser bem sucedido. A decisão está em suas mãos.

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Analista de comunicação e marketing na gravadora Celebrai Music. Pós-graduando em comunicação e marketing digital. Redator do site O Propagador.
Mais informações: http://www.daniloandrade.com.br/

Comheça também o grupo Marketing digital para músicos



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