Vídeos

Daniela Araújo lança novo clipe - Milimetro

Rafael Ramos em 21/04/12 4084 visualizações
A unidade de medida que indica um milésimo de um metro. A canção-prelúdio Milímetro de Daniela Araújo do CD homônimo, lançado ano passado pela Sony Music Gospel, abre um disco inovador na viciada música gospel brasileira. A letra da música nos leva à dimensão de um simples “cisco de tempo” em meio à toda eternidade. E, todos nós, multiplicados como todos os milímetros existentes, caímos na viciosa tendência de se repetir sem parar como uma máquina que nunca é desligada. Ironicamente, em meio a tanta repetição da indústria fonográfica cristã, que insiste em garimpar à exaustão o que sempre dá certo, vem este CD que já entrega o diamante lapidado.

A contemporaneidade melódica dá o tom em toda a produção e a intro do vídeo é o ângulo fechado num relógio denunciando a ansiedade pelo qual o tempo não só passa, mas corre. Os cenários remetem a um campestre europeu, revelando um bucolismo que não se vê nas produções brasileiras até então. As filmagens aconteceram no norte da Alemanha (Worpswede e Butjadingen) e também na Suíça (Kleine Scheidegg, numa localidade a 2.100 km acima do nível do mar), cenário apropriado para uma produção que pretende chocar, no melhor sentido da palavra. Arrisco a dizer que nenhum outro artista nunca usou essas locações para este tipo de produção. Não estranhe se tudo estiver acontecendo ao inverso (ou em reverse) – estética vanguardista entre os clipes seculares como The scientist do Coldplay – algo que no gospel é quase o descobrimento de uma nova escola artística para os críticos se deliciarem.

O clipe dirigido por Lucas Motta teve cenas gravadas na Alemanha e na Suíça

Na reflexão do tempo que nunca para e que oferece apenas repetição, não importa pra qual lado ele segue: se é para frente ou para trás, não é tudo a mesma coisa? Não é tudo repetição? As tomadas em que a Dani aparece correndo “ao contrário”, juntamente com o close em seu rosto interpretando a canção num perceptível desconforto proposital provoca no expectador o mesmo desconforto: não é para a protagonista, muito menos pra quem assiste encarar a repetição como algo confortável, mas algo que incomoda. Neste quesito, o clipe consegue fazer uma crítica muito bem feita ao festival de clichês que é oferecido a Deus nas atitudes humanas, este trecho denuncia: “Tudo está a se repetir, nada é novo para Ti”.

A presença [ainda] nem tão popular de uma cantora como Daniela Araújo acrescenta algo positivo à produção. Assim fica mais fácil entrar na brincadeira do lúdico. Aos que pouco a conhecem, a imagem dela fica sendo inaugurada ali no vídeo. O arranjo rebuscado e quase não linear da melodia vem quebrando toda a mensagem da repetição e é isso que o conjunto da obra de Milímetro é: um reverse da mensagem que pretende criticar. O filme termina na mesma cena que se inicia. E um milímetro é apenas a unidade de medida que indica um milésimo de um metro. "Tudo está a se repetir / Nada é novo para Ti"

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Daniela Araújo

Veja também no Super Gospel:

Rafael Ramos

Rafael Ramos é membro da Igreja União Evangélica Pentecostal em Parada de Lucas (RJ). É um jornalista apaixonado não só pela música, mas também pela história do gospel mundial. Criador do site Gospel no Divã no ar desde 2008, é usuário quase compulsivo de redes sociais e amante de uma boa leitura.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook