Análises

Arrependa-se (Apocalipse 16)

Roberto Azevedo em 31/10/05 18667 visualizações
Neste mês chegou às prateleiras evangélicas o novo cd do APC 16 - D´Alma. Porém antes de se tecer qualquer comentário sobre esse mais novo lançamento do gospel nacional, podemos dar uma viajada no tempo e dar uma olhada como tudo começou a ser registrado em forma de música.

Em seu primeiro trabalho, Arrependa-se, a banda Apocalipse 16 era formada por Pregador Luo, Charles MC e DJ Beitico. Neste cd teve várias participações, nomes como Fabio Macari (um dos produtores do 1ª cd do FLG), Robson Nascimento, Sergio Saas (um dos produtores do 1º cd do Raiz Coral), Silveira e Daniel Quirino, entre outros.

O Apc 16 mescla o rap mais tradicional (diferente do estilo também ótimo, porém mais leve e comercial do DJ Alpiste) com arranjos muito bem elaborados. A musicalidade dos arranjos só é superada pela genialidade das letras que vai além, muito além dos clichês evangélicos e gírias de crentes.

Cristãos acostumados com o louvor mais tradicional podem até “torcer o nariz” mas não podem negar que a banda prega o evangelho de Cristo de uma forma eficaz.

Na Introdução temos uma palavra do pastor Ricardo Gondin, autor de vários livros, (entre eles um muito bom intitulado É proibido).

Não venda sua alma é dividida em 2 partes. Uma parte é cantada em primeira pessoa, como se fosse o próprio satanás falando (vide O inimigo do DJ Alpiste). Na outra parte os rappers confrontam as ofertas do diabo com os ensinamentos de Jesus registrados na Bíblia.

Em sua maioria, as músicas do Apc 16 tratam de maneira bastante eficiente de circunstancias do nosso dia a dia. Principalmente das situações que ocorrem nas regiões mais marginalizadas. (guetos, favelas, morros, presídios, quebradas, etc), mas também tratam da salvação do ser humano. Na Bíblia, Jesus definiu essa nossa situação de forma bastante clara. Ou servimos a Deus ou não servimos a Deus. Simples assim. Não existe meio termo.

Quem não crê será condenado e A chave da vida versam sobre essa situação. As boas obras que fazemos não nos salva. As más obras que deixamos de fazer também não nos salva.

Crer em Jesus Cristo e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago1:27b) nos garante a vida eterna ao lado do Pai. Simples assim.

A chave da vida traz a participação de Daniel Quirino. Versos como “Viver eternamente ou morrer eternamente, escolha o que quer, mas escolha sabiamente” nos levam a refletirmos sobre o fato de que vamos viver nesta terra um período máximo de 80 anos e que todo o resto de nossa vida será passada na eternidade.

Em que temos crido? Será que estamos realmente prontos para essa realidade?

Chegou o carnaval é uma análise fria, inteligente, impressionante e verdadeira sobre os 4 dias de ilusão, promiscuidade, violência, lascívia, imoralidade, adultério, prostituição e morte. 4 dias de “Sensualidade a flor da pele”.

O que comemorar quando tantas vidas são destruídas e arruinadas? O que comemorar quando tantas pessoas são contaminadas com vírus da aids? Onde fica todo o divertimento? Será que realmente podemos chamar isso de cultura brasileira?

Minha oração é talvez a melhor faixa do cd. Conta com a participação de Robson Nascimento, Daniel Quirino e Sérgio Saas. É uma canção de intercessão. “Minha petição, meus manos mudados, seus corações convertidos”.

Funciona como um raio-x na violência do dia a dia.....drogas, álcool, sexo, aborto, tráfico, armas, chacina, etc...e como uma critica abordando o descaso do governo em relação as condições precárias em que muitos vivem hoje em dia. Sem acesso a escola, emprego e lazer. “Onde a vida continua com sua fraca estrutura”.

Em Choro e ranger de dentes (baseada em Mateus 8:12; 13:41-42) e Arrependa-se (com vocais de Robson nascimento) Luo e companhia cantam sobre a volta de Cristo.

Versos como “O tempo passa e não vai parar. Buscai perdão enquanto se pode achar”, “Você vai gritar por quem? Você vai correr pra onde?”, nos levam a refletirmos sobre a realidade do fato de que Cristo vai voltar, acreditemos ou não. A 2ª vinda é um fato. No dia do juízo cada um prestará contas de si mesmo a Deus.

Arrepender do que? Arrepender pra que? Ora, o pecado foi transformado em coisa boa e natural. (O sexo ilícito, o aborto, o consumo de drogas, a descontrolada busca pelo prazer, a desonestidade, etc...) Podemos nos envolver com nossas ilusões, mas devemos estar prontos para receber o salário do pecado.

Meu mano traz a participação de Silveira. A letra narra a historia de um rapaz que se envolve com drogas no período do serviço militar obrigatório.

O rapaz que se torna totalmente dependente acaba preso. Graças à misericórdia de Deus ele se arrepende e é solto. Se interna em uma clínica para se recuperar, arruma trabalho e esposa, mas descobre que carrega consigo uma herança da época de promiscuidade, seqüelas de um passado sem regras. Contaminado pelo vírus da aids, o rapaz sai da cadeia para morrer.

A lição? Deus perdoa nossos pecados, mas não aboli suas conseqüências.

Não perca sua vida na noite. O titulo já resume o assunto. Os rappers buscam conscientizar a juventude com versos do tipo “mulher que é esperta não engravida a toa”; “mano que é esperto não produz mãe solteira”; “nem são candidatos a futuros portadores do HIV”, entre outros. Resumindo: Muitas vezes o barato sai muito caro.

A faixa conta com a participação de Thaide (da dupla secular de mc´s Thaide e dj Hum)

Poder pra revolucionar traz mais um ótimo momento de crítica social. O plenário da injustiça, polícia corrupta e mídia manipuladora que nos faz consumir lixo que não nos edifica em nada são alguns dos mencionados.

Luo e Charles cantam que a verdadeira revolução é a fé em Jesus Cristo. Ele habita em nós, através do Espírito Santo, de forma clara e definida, embora inexplicada. Jesus nos transmite Vida. O objetivo do evangelho de Cristo não é nos tornar pessoas melhores. Seu objetivo é nos transformar.

Ora, se o evangelho nos transforma e o número de crentes tem aumentando, porque a sociedade tem piorado?

Cristãos, evangélicos, crentes, diáconos, batistas, metodistas, apostólicos, obreiros, levitas,... não interessa o rótulo. Muito menos a denominação. A verdadeira revolução é viver de forma pratica o que se prega, pois adoradores sem frutos são apenas contempladores.

Um mundo bem melhor segue a idéia da faixa anterior, mas desta vez além de ser um recado para os que não crêem, é também destinado para os cristãos.

Aborda temos como fidelidade no casamento e cristãos sem falsidade, sem contendas, sem murmurações, sem palavras torpes, sem conversas vãs, sem chocarrices...

O mundo bem melhor começa dentro de nós com a presença do Espírito Santo e se estende ao nosso redor na medida em que deixamos ele agir em nós e através de nós. Mude sua forma de pensar e mudara sua forma de falar e agir. (II Corintios 10:4-5)

Caia com a babilônia ou brilhe na luz de Jesus volta ao tema abordado sobre a 2ª vinda de Cristo. É um clamor contra a idolatria, o espírito babilônico que existe na nossa sociedade, mas que também é uma tendência natural do ser humano.

O principio das dores é baseada em Mateus 24:2 e volta a tratar sobre o confrontante tema chamado eternidade.

Você é cético? Você crê, mas tem dúvidas? Ignore e chore. Arrependa-se e viva. Tudo que está escrito será cumprido. Creia. Tudo que está escrito irá acontecer.

Chegamos ao fim e podemos afirmar que são 16 faixas (entre músicas e vinhetas) muito bem elaboradas.

Vou terminar usando o mesmo parágrafo que usei na análise sobre o cd solo do Pregador Luo.

— Mas Deus recebe rap como adoração?

Não é o estilo musical que agrada a Deus, mas o coração quebrantado e contrito (Salmo 51:17). O que Deus ouve não é o que sai de nossos lábios, mas o que sai de nosso coração.
Arrependa-se

(CD) 01/97


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Apocalipse 16

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook