Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD A resposta de 1 desejo
(Catedral)

Análise feita pelo colaborador:
André Ricardo Voraz (andrericardovoraz@hotmail.com)
A resposta de 1 desejo

Compre este CD agora

Faixas:
1. A poesia e eu
2. Nada mudou
3. O sapo, o escorpião e a paixão
4. Para um novo tempo começar
5. A resposta de 1 desejo
6. Pare
7. Às vezes
8. Terra de ninguém
9. Here I miss you now
10. Sem saída
11. Quem disse que o amor pode acabar
12. Quatro cores
A Resposta de 1 desejo é um trabalho que produzirá muitas saudades, sobretudo, no fã que presenciou, ao menos uma vez na vida, a performance de Cézar, guitarrista falecido em 2003 num acidente de automóvel no Rio, ao vivo num palco. As três primeiras faixas do CD: “A poesia e eu”,” Nada mudou” , “O sapo, o escorpião e a paixão” são as mais pesadas do álbum.

A primeira, que também é a música de trabalho da banda, tem seu início com o Guilherme marcando o ritmo na batera para que Cézar entre e inicie seu espetáculo. A letra é muito intensa, revela sentimentos e atitudes que explicam o porque que Catedral sempre foi e, creio, será poesia: “(...) um suburbano, com fé e rebeldia (...) panfletando a minha arte e minha raiz. Por isso a poesia não me abandonou, nunca me deixou.

“Nada mudou” é uma faixa que nos remete ao segundo Cd lançado pela Warner, “Mais do que Imaginei”; guitarra bem solta com alguns solos curtos, baixo e bateria só no acompanhamento e Kim com sua voz característica. “ (...) o meu jogo de palavras tem um Q que sinceramente não tem um porquê (...) eu quero gritar, para você nada mudou” .

Se no álbum “A Revolução” à música “A Raposa e as Uvas” falava sobre o terrível sentimento de inveja, neste, a banda trata do mais temível sentimento humano: a paixão! A estória contada na faixa três apresenta um escorpião que na ânsia de atravessar um lago pede auxílio a um sapo. O anfíbio por sua vez diz não saber se pode confiar no escorpião por temer que este deixe seu coração envenenado. O coro é simples: “a paixão é assim, queremos confiar, mas nós sabemos que ela pode enganar”. Uma letra pré-adolescente para um ritmo bem pesado e um vocal no estilo Kurt Cobain.

Qualquer “catedrático” que ouvir o início da faixa 4 reconhecerá de primeira que se trata de uma música do Catedral. “Para um novo tempo começar” é uma balada repleta de poesia e reflexão. Sua letra aponta para os problemas sociais e as “soluções banais, paliativos tolos” que muitas vezes são apresentados como solução por aqueles que estão no poder. Demonstra, também, que a somatória destes pode fazer com que o homem se sinta só, se sinta frio. A cura para que isto não ocorra é: “de manhã o tempo me alertou, que dar um tempo era melhor para um novo tempo começar”.

Tanto a faixa que dá nome ao Cd quanto a sexta, “Pare”, são baladas que tratam da relação interpessoal. A “resposta de um desejo” é iniciada com o som de violão do Cezar, já o responsável pelo som de uma guitarra extra é o também produtor da banda, Carlos Trilha. Júlio, com maestria, nos conduz a ouvir a música cantada por Kim. “Deixa eu te ver, destranque a porta, nosso sentimento é o que importa. Para você eu dei minha resposta, meu desejo”. Carlos Trilha se faz presente também nos teclados, o que se repete na outra faixa: “Pare, me diz, por favor, so sorry, seja como for, como posso te esquecer... ”.

A música, “Às vezes”, é conduzida por um violão “batido” e uma guitarra bem pesada, baixo e bateria acompanham e mantém o ritmo. Tanto na condução quanto no estilo, o vocal lembra bastante os primeiros trabalhos solo de Kim, “Além do Espelho” e “Te Amo”. Na composição da letra pode-se encontrar a dualidade de sentimentos e pensamentos: “... às vezes é melhor se esconder. Mas como aprender sem se machucar?

“Terra de ninguém” é um presente para aqueles que curtem a banda há tempos; sabe aqueles solos que estavam presentes no álbum “Eterno”? Eles melhoraram e muito. No outro trabalho quem marcava o ritmo no início da música era a bateria de Guilherme, neste, o talentoso Cezar – que saudades! – inicia a faixa. Quem fechar os olhos vai poder imaginar ou relembrar de alguma atuação do guitarrista num palco. No final da música existe uma espécie de "Duo Project 2; já que juntamente com Júlio, que dá um show de slaps, Cezar faz a guitarra “miar”, é impossível não se emocionar. No vocal houve uma evolução, um arranjo com ecos na voz de Kim fez com que a música ficasse ainda melhor e recebesse um peso extra e necessário à mensagem que ela transmite: “... na terra de ninguém, onde ninguém é respeitado, onde ninguém quer mudar esse quadro de violência, miséria, maldade, perversidade, engano e dor, (...) na terra de ninguém eu me ajoelhei e orei”.

É possível notar um “Q” de U2 na música, “Here I miss you now”, tanto na levada da música e nos solos que ela contém como no coro cantado por Kim. A saudade é o tema central da letra como o próprio título já demonstra: “corro sem olhar, são 10 horas e o céu já escureceu e eu não sei o que fazer. Então, penso em você: here i miss you, here i miss you, now! ”.

A décima faixa é o tema principal do reality show da Rede Record, “Sem Saída”. Esta é a única música da qual Cézar não participa; nesta coube a Eduardo Lissi conduzir tanto a guitarra quanto o violão. A letra fala que “a vida é um jogo, o sim e o não, vitórias e derrotas, razão e emoção, o certo e o errado, o que você quer? Palavras são palavras, coragem é ter fé”. Vou deixar os eternos críticos agora Sem Saída: qual outra banda presente ou oriunda do segmento gospel que consegue penetrar, ainda que com uma única frase, milhões de lares brasileiros em horário nobre? Pois é, o Catedral conseguiu.

A penúltima faixa é o sucesso “Quem disse que o amor pode acabar”. Há pouca diferença para a música do álbum “Acima do nível do mar”. Além de não se tratar de um tema acústico, o vocal também mudou um pouco, sobretudo quando Kim tem o acompanhamento de sua própria voz.

O álbum é encerrado pela regravação da música “Quatro cores”, do Cd “O Sentido”. As maiores diferenças de um trabalho para o outro estão; primeiro nos vocais: em “A resposta de 1 um desejo”, Kim ganha companhia; porém, não há a informação na ficha técnica de quem tenha feito o dueto com o vocalista, a voz é muito semelhante à de Cezar que canta no Cd “Duo Project” a música “Sei que há”. Outra diferença está nos instrumentos que são tocados de uma maneira mais suave neste do que no outro álbum; e por fim, a letra. No “O Sentido”, Kim escreveu e cantava assim: “... São Paulo quero dizer que não me calem a voz, quem sabe te namorar? Existe algo entre nós!” Já Em a resposta: “... São Paulo quero dizer, não me calaram a voz, eu quero te namorar, existe algo entre nós”! É incrível, mas somente depois que a banda foi lançada no meio secular pela Wea, subdivisão da Warner, é que o Catedral conseguiu romper barreiras com o público paulistano.

A “resposta de 1 desejo” é o desfecho da carreira de Cézar na banda. Ele juntamente com Kim e Júlio assinava todas músicas do Catedral; neste álbum apenas não participou da criação e da execução da faixa 10, mas se faz presente até mesmo no encarte, já que as ilustrações da capa do Cd foram baseados em pinturas suas.

Sem dúvida a New Music, divisão criada pela gravadora da Record, foi muito feliz em garantir a produção e distribuição deste trabalho. Agora é esperar para ouvir o próximo Cd, desta vez, sem o Cézar; mas isto é coisa pra bem mais tarde. O melhor a fazer é agradecer a Deus pelo guitarrista maravilhoso que encheu nossos ouvidos e olhos de alegria e continuar ouvindo o som bem alto!


Compre o CD A resposta de 1 desejo na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.