Análises

Além do Véu lança seu primeiro cd pela Sony Music - Marcado com sangue - Confira nossa opinião

Jonas Paulo Ferreira da Silva em 28/03/11 10763 visualizações
Marcado com sangue é o terceiro álbum do Ministério Além do Véu. O disco foi gravado ao vivo em 17 de julho de 2010 e marcou a estréia da banda, composta de 9 integrantes, em sua nova gravadora – Sony Music Gospel.

O repertório contém dez faixas no estilo misto de pop-rock com louvor e adoração, sendo quatro versões de sucessos internacionais ("Until the whole World Hears” e “Always Enough" do Casting Crowns, "Clinging to the Cross” de Tim Hughes e Martin Smith e "Sing to the lord” do Hillsong ) e seis canções inéditas, incluindo duas composições de Anderson Freire.

Confira abaixo o review escrito pelo nosso colaborador Jonas Paulo.

Mais um disco de Ministério. Neste lançamento vemos que a tendência de versões não cai tão cedo! Outra tendência do álbum é a do brit-rock, mesmo quando não se trata de versões de compositores Reino Unido.

As canções transitam pela sonoridade com bom gosto e citam muito dignamente as influências nas levadas e timbres escolhidos.

Até o projeto gráfico me remete a lançamentos da terra da Rainha sem deixar de introduzir um elemento original, com belas fotos no encarte e a bela idéia de apresentar os integrantes pelos nomes. Quem é adepto de ouvir o disco com o encarte na mão pode identificar os intérpretes devidamente creditados nos leads.

Trata-se da estréia do Ministério em sua nova gravadora e podem ficar orgulhosos do resultado do trabalho! Percebemos uma identidade sonora permeando as influências. Não se trata de uma mera cópia ou de uma compilação atrapalhada das composições próprias de uma banda de igreja sem maiores cuidados, mas de um álbum mais maduro!

Sem demérito algum para seus lançamentos anteriores que colocaram o grupo em destaque e deram a visibilidade suficiente pra assinar com uma major, mas este disco é um largo passo em direção ao estabelecimento do Ministério Além do Véu como um dono de uma voz relevante na cena.

O repertório é apto para a textura de disco ao vivo que sempre predomina em álbuns de Ministérios. As versões são muito bem cuidadas e gostei muito do resultado em português de Clinging to the Cross e Sing to the Lord, esta uma de minhas preferidas do estilo londrino de grupos de louvor e adoração e de saída minha faixa preferida do álbum!

Uma coisa interessante que me salta às vistas é o fato de que não se utilizam backing vocals adicionais que não sejam os próprios integrantes do Ministério como é de costume por aí a fim de encorpar o som. Prática saudável e muito eficaz!

Mas aqui isto imprimiu no disco um timbre vocal único e não aquele mais indefectível e por vezes frio de tão técnico com um time contratado. Não digo com isso que Davis, Michel, Vagner, Manuela e Vanessa não sejam cantores profissionais ou algo assim. Longe disso: Léo Marxx assina a bela produção vocal absolutamente funcional e adequada! Ponto positivo.

A produção Musical de Ruben Morais é marcada por alguma variedade de timbres, loops e samples sem ser excessivo. É tudo em prol do disco, em prol das canções, assim como os belos arranjos de cordas de Ronaldo de Oliveira – tudo sem demonstrações despropositadas de efeitos descolocados!

A manutenção de uma ambientação cheia de uma reverberação natural e calorosa e a utilização muito sutil de processos de afinação digital fazem o disco soar ao vivo no seu sistema de som sem aquela coisa artificial de over-dubs mal-feitos. Isso anda raro hoje em dia que só... Tem disco ao vivo aí que parece de plástico!

O primeiro lote parece ter saído com alguns erros no material do encarte (letras trocadas, alguns erros de digitação e tal...) mas ao que parece já foi tudo corrigido!

Resumindo: um disco pra comprar, ouvir, gostar, tirar tudo e tocar na Igreja com gosto!
Marcado com Sangue

(CD) 11/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Além do Véu

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook