Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Bastidores
(Amanda Ferrari)

Tiago Abreu em 20/06/2016
Para o Super Gospel
Bastidores

Compre este CD agora

Faixas:
1. Tá Passando
2. Nenhum Peixinho
3. Bastidores
4. Já Virou
5. A Muralha
6. Livre Acesso
7. Vem pro Meio
8. Uma Hora Dessa
9. Casinha do Sertão
10. Pisa
11. Presença
12. Vem Me Encontrar
13. Na Presença dos Anjos
14. Pedra de Davi
15. Yaveh
Com todas as letras possíveis, Amanda Ferrari afirmou que Bastidores é um álbum que trata sobre "um tempo de virada". Ocorre que, na história recente do nicho musical pentecostal brasileiro, versar sobre dificuldades e recomeço se tornou algo bastante diferente de reconhecer a soberania divina neste processo transitório.

Em 2008, Damares tornou-se notória nacionalmente com Apocalipse, especialmente pelo hit "Sabor de Mel" que, para o bem e para o mal, projetou-a em todo o país. Enquanto a cantora, até os dias de hoje, paga o preço por ter sido reconhecida com uma música de teor triunfalista, outras intérpretes, como Amanda Ferrari, apostam em projetos pasteurizados sem a menor preocupação com as verdades bíblicas em pleno 2016.

A produção musical de Tiago Oliveira sustenta a participação de Quiel Nascimento. Ele, conhecido por ter trabalhado com Trazendo a Arca, Damares, Shirley Carvalhaes, Lauriete, Cristina Mel e outros artistas e bandas, assina os arranjos de cordas juntamente com Oliveira. A essência pop da obra, com todos os clichês possíveis, veste as interpretações ásperas e pouco originais de Amanda.

Algumas das composições são assinadas pela cantora em parceria com seu marido, Gunar Ferrari. Mas, em grande parte, o repertório é assinado por letristas como Tângela Vieira, Anderson Freire, Moisés Cleyton e a dupla Os Nazireus. Apesar das várias contribuições, dentro das quinze faixas, a essência do discurso é motivacional. Vem pro Meio, Nenhum Peixinho, Vem me Encontrar e Pisa pintam histórias dramáticas envolvendo a figura de Cristo: A multiplicação de pães, a tribulação em alto mar e as curas divinas. Mas não se engane pensando que Ele é o ponto mais importante das canções. Na verdade, o que Amanda enfatiza é a postura humana nada madura de simplesmente receber curas, milagres, sinais e toda sorte de benefícios.

A única justificativa dada pela intérprete nas músicas é o sofrimento e angústia humana. Livre Acesso, antes de tudo, diz das "feridas de um amor que não cicatrizou". Já Virou recorre a história de Ana para afirmar que "no deserto da dor eu passei". E como não poderia deixar de ser, Uma Hora Dessa remete Bartimeu para dizer que "se a porta está fechada eu vou bater até ela se abrir". Outro caráter é visto com Na Presença de Anjos, um dos poucos momentos onde o discurso humano sofre retrações. Pouco versátil e interessante, o conjunto de faixas é facilmente esquecível.

A crise de autenticidade invade também a sonoridade. É assustador como A Muralha é semelhante a "Guerreiros", do também recente álbum de Elaine de Jesus, Somos a Igreja. No entanto, o efeito aqui é menos encorpado e original. A correspondência entre as introduções de Yaveh e "Sinônimos", da dupla Chitãozinho & Xororó, é gritante. A tentativa de executar música caipira e transitar para um pop de vocais melódicos em Casinha do Sertão é de resultado extremamente desengonçado.

Com um vocal forçado e impostação de qualidade duvidosa, a cantora, em algum nível, quer mostrar verdade. Mas, no mínimo, resulta numa personalidade embaraçosa e desconfortável de ouvir, a beirar quase no grito. Existe uma distância gigantesca entre uma voz com excessos e uma voz caracterizada pelo excesso. E neste quesito, Amanda Ferrari está no segundo grupo.

Ferrari não é Damares. A paranaense se tornou conhecida através de uma música antropocêntrica. No entanto, num processo de maturação, encontrou novas abordagens que favoreceram sua arte. Amanda seguiu exatamente o caminho oposto. Sua música está cada vez mais irrelevante e muito longe de ser convincente. A menos que haja novas direções, continuará sendo uma encarnação ultrapassada do pentecostal de autoajuda.

Nota: ★★☆☆☆


Compre o CD Bastidores na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.