Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Contagem Regressiva
(Anderson Freire)

Gledeson Frankly em 28/05/2018
Para o Super Gospel
Contagem Regressiva

Compre este CD agora

Faixas:
1. Origem
2. Paternidade Deus
3. A Cruz me Faz Sonhar
4. A Cruz e o Paraíso
5. A Glória é Tua
6. Incondicional
7. Contagem Regressiva
8. Bandeira Branca
9. Autor Desconhecido
10. Memorial
11. Sem Merecer
12. Ainda não Cheguei em Casa
Seria injusto falarmos sobre os cantores do cenário evangélico que tiveram alguma relevância nos últimos anos, seja pelo seu trabalho ou para o próprio público, sem citar Anderson Freire. As músicas do capixaba conseguiram ultrapassar uma série de barreiras na música evangélica e atingiram um público fora deste nicho. Em 2014, por exemplo, o jogador Neymar pediu o arrasa-quarteirão "Raridade" no programa dominical Fantástico, que faz parte da grade da maior emissora de televisão do país. Porém, este fato deve-se não necessariamente a musicalidade do cantor, mas ao discurso de autoajuda presente em parte de sua obra.

Aliás, Freire não é um artista que provoca a sensação de que está trazendo algo novo em seus projetos. Ao comparar seus últimos álbuns inéditos, percebe-se que o cantor não reinventou a roda e assumiu uma zona de conforto dentro do seu estilo de composição. As doze faixas de Contagem Regressiva seguem uma linha já esperada e foram escritas exclusivamente pelo próprio cantor, com exceção de Bandeira Branca, parceria com seu sobrinho, André Freire.

A produção musical, dividida entre Anderson e Adelso Freire, busca fazer o clássico arroz com feijão no feixe destas doze faixas, com êxito em alguns momentos e com falhas em outros. Não é difícil notar o esforço dos produtores em diferenciar o espectro musical do disco, que possui bem mais efeitos eletrônicos do que o anterior Deus Não Te Rejeita (2016), marcado por uma estética pop rock morna. Contudo, nem tudo caiu como uma luva nas composições repetitivas e a execução soou arrastada e, por vezes, caricata nos arranjos.

Canções como Origem, A Cruz e o Paraíso, Contagem Regressiva e Memorial explicitam isto, pois são faixas carregadas de clichês na intenção de propagarem uma mensagem positiva. Além disso, Paternidade Deus é uma continuação de "Raridade" e "Deus Não Te Rejeita" na qual o aspecto humano está em evidência, desta vez, sutilmente disfarçado através de um diálogo entre ser humano e Deus. Temos como resultado versos do tipo “amo tua cor, amo teu cabelo, a cor dos teus olhos, te amo por inteiro, como a tua voz não existe outra igual, teu jeito de andar, perfeito, ninguém sabe imitar”.

A Cruz Me Faz Sonhar, A Glória é Tua, Incondicional, Autor Desconhecido e Ainda não Cheguei em Casa flertam com o louvor congregacional e mostram um Anderson seguro para explorar timbres, dinâmicas e uma interpretação que tenha uma cara mais atual. Estas canções cumprem bem seu papel no álbum e possuem um nível de qualidade mais alto das faixas que tinham este propósito no disco anterior. É certo que os loops de Adelso Freire, o piano de Stefano Moraes e a bateria de Valmir Bessa (A Glória é Tua e Incondicional), Leonardo Reis (Autor Desconhecido) e Matheus Falcão (A Cruz Me Faz Sonhar) foram os principais responsáveis por trazer esta atmosfera worship para o álbum que está longe do insosso Deus Não Te Rejeita (2016) e mais próximo dos célebres Identidade (2011) e Raridade (2013).

Avaliação: 3/5


Compre o CD Contagem Regressiva na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.