Análises

Ouvimos o trabalho mais recente de André Aquino - Nossa Declaração. Confira nossa análise

Redação em 21/12/17 1986 visualizações
André Aquino, por fazer parte do cast da Onimusic, já ministrou junto a Jesus Culture e John Mark Mcmillan, e além de compositor e intérprete, tem atuação missionária. Há um pouco mais de um ano que o músico lançava Nossa Declaração, um álbum pop e indie que também se mistura ao estilo congregacional que marca seu trabalho.

As quatro primeiras músicas são curtas e diretas ao ponto (como em todas as canção deste álbum), porém, destas a que se destaca é Emaús. Bastante animada e daquelas que você quer ouvir mais algumas vezes antes de passar para próxima, foi baseada no texto de Lucas 24:28-32. Seu poema é surpreendente desde o título, pois, esta narrativa é bem improvável para se tornar uma música, e ao ler o título dá certa expectativa sobre o que virá. É em minha opinião o poema melhor escrito de todo o trabalho e, certamente dispensa maiores ponderações por expressar bem o que o texto bíblico base transmite.

Deste ponto do disco em diante, há algo que se deve tomar nota: as participações estrangeiras. As encaro bastante isentas de propósitos no modo como aconteceram, e como foram pontuais, os cantores convidados poderiam ter considerado cantar em língua portuguesa, ou que gravassem a música toda apenas em inglês, pois, as intervenções em inglês causam uma ruptura na evolução da mensagem nas músicas e, no máximo atribuíram o elemento “cool” ao trabalho por assim dizer.

Promessas e Ninguém se Compara seguem a tranquilidade das faixas anteriores e são agradáveis de ouvir. Esta última trata sobre diversas promessas de Cristo e uma declaração de confiança nestas promessas, e exalta a obra redentora de Jesus, e, além disto, um cântico de agradecimento pelo o que Ele fez. Contam com a participação de Jeremiah Bowser e Chris Quilala, respectivamente.

E Que Ecoe, por sua vez, expressa a expectativa de experienciar mais de Deus e da ação de seu Espírito e quanto a isto o poema nos confronta com um paradoxo: “Estamos satisfeitos, mas queremos mais”. Aqui o poema é pobre e a mensagem pouco consistente, levando em conta o que o título nos dá entender, até mesmo poderia ter explorando uma possível consonância com o tema do álbum.

Em contrapartida, Grato Sou (com participação de Fred Arrais) faz referência ao que Jesus Cristo fez: um sacrifício que trouxe vida e bondade que não merecíamos, com livre acesso a Deus, com liberdade e salvação. Ela é ligeiramente diferente de tudo o que ouvimos até aqui, iniciando a música com violão. É agradável de apreciar. A obra fica instável novamente no espontâneo Vai Chover Mais Uma Vez e, em Nossa Declaração o desfecho é diferente do comum e inclui uma declaração propriamente dita.

Em linhas gerais, a interpretação de André Aquino é boa, sua voz é suave e muito agradável de ouvir. Entretanto, o registro tem músicas bem curtas e por isto transmitem a sensação de que havia algo mais a expressar. Algumas têm perfil congregacional. É bastante linear em todos os pontos: composição, participações e arranjos, e por isso, é difícil dizer que houve um ponto alto no trabalho. Em diversos momentos há impressão que estamos na mesma música, pois, de uma música para outra os arranjos são bastante similares. Recorreu em mais de uma música a fórmulas utilizadas largamente nas músicas gospel, como: “faz chover”, “que as janelas dos céus se abram”, “vem queimar”, o que pode conferir pobreza à música.

Como Nossa Declaração é o primeiro trabalho de André Aquino, é possível uma evolução. O álbum demonstra de modo positivo um grande potencial, tanto espiritual quanto no aspecto musical. Certamente estamos ansiosos por ver os bons frutos que o seu primeiro projeto trará na cena musical cristã.

Avaliação: ★★★☆☆
Nossa Declaração

(CD) 01/16


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: André Aquino

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook