Análises

André Valadão em coletânea de hinos do DT pela Som Livre

Roberto Azevedo em 05/05/10 10651 visualizações
André Valadão é um dos ícones da música gospel brasileira. Nome certo nas rádios cristãs de todo o Brasil, o artista já vendeu mais de um milhão de CDs e 150 mil DVDs, ganhando inúmeros discos de ouro e de platina.

Em 2008, André recebeu uma indicação para o Grammy Latino. No começo de 2009, Valadão lançou o seu oitavo disco de carreira, “Fé”, pela Graça Music, onde alcançou a incrível marca de 50 mil cópias vendidas em apenas 10 dias de lançamento. Mais recentemente, André escreveu seu nome na história ao se tornar o primeiro cantor gospel a tocar na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, após 54 anos de festa.

O mais novo lançamento gospel da Som Livre é uma compilação que traz algumas das melhores músicas lançadas por André Valadão sob o projeto “Diante do Trono”. As exceções e destaques deste álbum ficam por conta das faixas “Preciso de Ti” e “Eis Me Aqui”, grandes sucessos na voz de sua irmã, Ana Paula Valadão, e agora gravadas pelo artista.

Com júbilo eu canto é uma participação especial de André no disco “Canção do amor”, em que ele que não participou do back vocal durante a gravação. A canção nos transmite uma alegria contagiante e diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!”. Destaque para a introdução na guitarra, logo em seguida acompanhada da bateria e dos metais, a canção foi muito bem arranjada. Destaque também para um espontâneo ministrado por ele na metade da música.

O álbum “Príncipe da paz” marca presença com Debaixo dos nossos pés”, que é uma canção de celebração e guerra: fala sobre a derrota final de satanás. O instrumental e o arranjo de orquestra remetem à idéia de guerra.

A entusiasmada canção Tu és o remédio é uma das mais belas do disco “Por amor de ti oh Brasil”. A letra é cheia de vida, a melodia é doce, o ritmo é bem expressivo, os vocais bem colocados, a bateria que começou com energia, mas que ficou suave no meio da música e também a linda ministração feita pelo Pr. André. A letra é curta e fala de Cristo como a promessa de cura para todos os povos e nações da Terra: “Tu és o remédio / e estás entre nós / liberamos teu rio e a cura para os povos”.

Mais do que tudo retrata os belíssimos Salmos 84 e 27. Ele mostra o nosso prazer em habitar a casa do Senhor, Da mesma forma que o pardal tem a sua casa, e a andorinha tem seu ninho, nós temos um lugar: os altares do nosso Senhor. Queremos habitar na presença dele para todo o sempre. E quando fazemos isso, durante as nossas adversidades ele nos protegerá, e nos exaltará. Originalmente gravado no DT 4 – Preciso de Ti.

O primeiro trabalho do Ministério é lembrado emMe libertou, que é outra bela canção, constantemente cantada em regravações. Ela fala da gratidão que temos que ter em relação ao simples ato de que o Senhor nos libertou da escravidão dos pecados. Queremos louvá-lo, levantar nossas mãos e servi-lo de todo o coração. Muitas vezes o inimigo nos acusa e nos condena do nosso passado. Mas podemos nos refugiar no perdão de Deus.

Invoca-me fez parte do set liste de “Nos braços do Pai”, lançado em 2002

Preciso de ti fala da dependência que nós temos com o nosso Senhor. Ao ponto de declararmos “Distante de ti, Senhor, não posso viver, não vale a pena existir”. Mais que o ar que respiramos, mais que a água que bebemos, precisamos do Senhor. Tantas coisas Deus fez por nós, que faz com que amamos a ele. O amor dele é maior do que o de um pai que se compadece de um filho. A misericórdia dele é maior que o céu – aliás, é infinita. Mesmo que as lutas, a frieza e a escuridão nos afastem dele, devemos permanecer com ele até o final.

A gravação encontrada nessa coletânea é inédita.

Meu filho, não temas é o maior hino do cd “Esperança”, lançado em 2004.

Em qualquer lugar onde o Senhor for, nós devemos ir com Ele, cumprindo o Seu chamado para nós na alegria ou na dor. Eis me aqui é outro louvor que recebeu uma gravação nova.

Um dos melhores duetos dos irmãos foi registrado em 2000, no disco “Águas purificadoras”. A canção, é a belíssima Deus fiel que dispensa maiores comentários.

Outro belo dueto entre Ana Paula e André conduz outra bela música. Manancial, gravado em 1988, fala do nosso desejo de sermos como um jardim regado e cuidado pelo Espírito de Deus. Queremos ver um fluir de Deus em nossas vidas, como um manancial de águas vivas, a fim de que, para o seu louvor, possamos ser restaurados. Mesmo que nós saibamos que não somos nada, mesmo assim ele nos diz: “Eu te farei como um jardim fechado, regado e cuidado pelo meu Espírito. Eu fluirei como um manancial no teu interior, com águas vivas”.

Em Eu nasci de novo, vemos as marcas registradas do DT, uma letra cheia de referências bíblicas, ótimo trabalho vocal, cânticos espontâneos, ministrações poderosas e verdades profundas apresentadas de forma simples. Gravada originalmente em 2003 no álbum “Quero me apaixonar”.
Diante do Trono

(CD) 10/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: André Valadão

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook