Análises

André Valadão e R. R. Soares lançam cd Minhas Canções

Roberto Azevedo em 25/02/11 12503 visualizações
André Valadão é uma das referências da música gospel brasileira. Nome certo nas rádios cristãs de todo o Brasil, o artista já ganhou inúmeros discos de ouro e de platina.

Com exceção do seu quarto álbum – “Clássicos” – AV foi quem compôs todas as canções gravadas em cd ao longo desses anos de ministério. Em 2008 recebeu uma indicação para o Grammy Latino.

Em setembro de 2010 foi lançado pela Graça Music o seu novo trabalho pela gravadora. Intitulado Minhas canções, o disco vem “mais pop do que nunca”. O repertório possui 10 canções escritas pelo missionário R. R. Soares e musicalizadas por André.

O produtor Rubem di Souza foi o responsável por combinar as letras profundas e maduras do missionário com as belas melodias criadas pelo cantor. O resultado é um álbum pop, com arranjos que navegam do violino para a guitarra, com transições modernas e interessantes de ouvir.

Junto com o trabalho, todos os canais do ministério (myspace, twitter, site, blog, youtube e orkut) receberam uma diagramação compatível com identidade visual deste que é o nono cd de sua discografia. O responsável por essa nova roupagem foi o designer Marcus Castro da Imaginar.

Conduzido por um riff de teclado e baixo, a canção Até quando abra a gravação. A letra é evangelística e versa sobre arrependimento e conversão. Destaque para a levada cativante e para a dinâmica da banda.

Apesar de ser um pouco mais agitada, Parte de Ti mantém a pegada pop do hino anterior. Disserta sobre confiança e segurança em Deus. Destaque para os riffs de guitarra e para os efeitos de teclado.

Um arpejo em tom menor conduz a canção Acontece. O arranjo denso e marcante encaixou com a letra que é confrontante e reflexiva. Destaque para a interpretação de AV e para os efeitos de sinth. Com certeza, uma das melhores do repertório.

A seguir entoamos a envolvente Como posso me calar. Prega sobre vida cristã e caminhada com Deus. Destaque para as coberturas de teclado e guitarra preenchendo os espaços do arranjo.

Um homem de bem trata sobre o mesmo assunto da música anterior. Os compassos são conduzidos por Power chords de guitarra numa cadencia dobrada que deixou o louvor com uma roupagem bem agitada. Mais uma vez, destaque para as coberturas de teclado, desta vez com hammond e moog.

Conduzido por um violão folk e por uma série de efeitos de sintetizador temos a faixa seis - O verbo. Fecha a trilogia de versos que pregam sobre vida cristã e caminhada com Deus que havia iniciado em “Como posso me calar”. Destaque para os momentos em que a banda entra com o “peso”, deixando o hino dinâmico e encorpado.

Santidade é uma oração de contrição e entrega. Inicia com teclado e voz. No desenrolar da concepção musical temos algumas cordas ao fundo e alguns arpejos de guitarra até chegar ao ponto em que a banda marca presença de forma consistente e entrosada.

Tua palavra aborda os benefícios provenientes de ouvir e praticar os ensinamentos contidos na Bíblia. É uma balada pop animada e dançante.

Na faixa nove entoamos que sem Deus nada somos e nada podemos fazer. Eu bem sei da continuidade a pegada de júbilo da faixa anterior. Destaque para as marcações de baixo e para os diversos riffs alternados pela guitarra.

Fechando a gravação temos a empolgante Ele reina sobre tudo. Essa é uma declaração da grandeza e soberania de Deus. Manteve a coerência musical das nove músicas anteriores, mas nessa em particular, ficou aquela sensação da falta de um naipe de metais.

Um detalhe interessante que esqueci de comentar acima é que todos os backs foram feitos pelo próprio cantor. Até ai nenhuma novidade né?. Mas o que ficou interessante foi a forma como o Ruben di Souza explorou os contracantos de Valadão em algumas canções. Realmente bem criativo e bem encaixado nas idéias.

Com certeza este foi um dos melhores lançamentos de 2010 e mostrou todo a amadurecimento musical que André teve desde o lançamento de “Mais que abundante” em 2004. Além disso, Ruben di Souza caprichou nos arranjos e na sonoridade. Excelente!

Valeu galera. Até a próxima!

Ouças as músicas e saiba mais sobre: André Valadão

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook