Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Respire fundo - Acústico
(Ao cubo)

Roberto Azevedo em 18/02/2008
Para o Super Gospel
Respire fundo - Acústico

Compre este CD agora

Faixas:
1. Abertura
2. Respire Fundo
3. Fora Quem Usa
4. Ira dos 20
5. 1980
6. Se Renda
7. Incline Seus Ouvidos
8. Plano do Aborto
9. Edvaldo Silva
10. Naquela Sala
11. Novo Dia
Formada em 2003, o grupo de hip hop gospel Ao Cubo, traz em suas canções letras que narram o contexto de centros urbanos, abordando temas como aborto, desemprego, respeito e dignidade com Jesus.

O nome da banda faz alusão a trindade onipotente de Deus constituída por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O grupo é formado por Feijó, Cleber e Dj Fjay.

Em setembro de 2004, três meses após o lançamento do seu primeiro álbum denominado Respire fundo, o Ao Cubo foi indicado ao prêmio Hip-hop São Paulo, um dos mais importantes do gênero, consagrando-se vencedor em cinco categorias.

Ainda no mesmo ano levaram o prêmio de melhor grupo gospel do Hutuz-BR no Rio de Janeiro e participaram com músicas nos cds “Espaço Rap Especial v2” “Espaço Rap v10” e “É nóis na fita”, além do dvd “Espaço Rap ao vivo especial” e “Festa Espaço Rap”.

A banda também já participou de diversos eventos de prevenção as drogas e de hip hop na região Centro Oeste e no Rio de janeiro.

São também os idealizadores do selo Aperte o play que já gerou dois dvds. Neste projeto visam lançar novos cantores de hip hop evangélicos. Entre esses novos cantores temos Mano Reco, ex-integrante do grupo paulitsa Detentos do Rap que se converteu.

Nos dois trabalhos lançados através deste selo tivemos participações de Apc 16, Dj Alpiste, Provérbio X, Sexto Sello, Rap Sensation e Pregador Luo.

O álbum Respire fundo, que já vendeu mais de 60 mil cópias, posteriormente foi gravado ao vivo e lançado também em cd e dvd.

Após uma vinheta Abertura, a viagem musical tem início com a faixa título, que alterna expressões auto-indicativas (uma característica do gênero) com rimas de conteúdo evangelístico.

Fora quem USA vem com uma letra recheada de criticas a mentalidade consumista que tem sido intensamente “pregada” pelos meios de comunicação e ainda sobra espaço para alfinetar o panorama social e político de nosso Brasil. Vale a pena ouvir a letra com atenção e refletir no seu refrão. “O que você tem feito pra mudar o seu País pra melhor ficar?”

Naquela sala é uma das melhores do disco, além de ter sido uma das mais tocadas na época do lançamento do álbum.

Narra uma estória criativa sobre um filho que se envereda pelos caminhos da criminalidade. Infelizmente não tem um final feliz. Traz nos vocais a participação de David Pereira e Nega Elis. “Sabe quanto eu lutei pra fazer você feliz, eu te eduquei, não tinha dinheiro, mas te ensinei. A minha parte eu sei que eu fiz”. Muito boa mesmo!

Dando seqüência aos contos, chegamos a outra estória interessante que relata a vida de Edvaldo Silva. Destaque para as frases de gaita que dão um toque especial na dissertação. Outro fato a ser ressaltado é que o rap não tem final, ou seja, teremos que aguardar um próximo disco da banda para sabermos o que acontece com o protagonista.

Ira dos 20 versa sobre juventude de uma forma singular. Noticias reais de nosso cotidiano são o pano de fundo para versos muito bem bolados.

Se renda - Intro é uma rápida tese sobre arrependimento. Apesar de durar trinta segundos é bem reflexiva.

Se renda dá continuidade a idéia iniciada acima. Mais uma vez noticias do nosso dia a dia são cantadas e usadas como base para um discurso confrontante e evangelístico.

A canção 1980, sucesso em algumas rádios do Brasil descreve um milagre ocorrido com o rapper Cleber, um dos integrantes do ministério. O refrão traz o reforço dos irmãos Junior e Jesrrel.

No refrão do hino o rapper Cleber narra que antes mesmo de nascer foi alvo da proteção divina em sua vida. Sua mãe havia sido atropelada ainda grávida. O medico sem esperança, afirmou que a criança ia nascer com problemas. A mãe acreditou que um milagre aconteceria e hoje, mais de 20 anos depois, o rapaz vive sem nenhum tipo de seqüela.

Mais uma letra com abordagem política e social. Plano do aborto é outra música com versos confrontantes. “Inocente ou culpado? Homicídio Planejado!”.

Batalha é um interlúdio com scratchs e batidas executadas por Fjay e Cleber.

Incline seus ouvidos é a faixa mais dançante do disco. Traz a participação de Pregador Luo. Somzeira!

Novo dia conta com a participação de Rogério Sarralheiro e de Tico, voz e sax do Templo Soul. É a única canção que não foi produzida por Fjay. Destaque para a pegada jazzística e cheia de groove do arranjo idealizado por Rogerinho.

Em 2007 a banda ganhou o reforço de Dona Kelly nos vocais, de Leonel Line na distribuição e lançou o ótimo Entre o desespero e a esperança, que é tema de outro review já publicado aqui no Supergospel.

Maiores informações: www.aocubo3.com.


Compre o CD Respire fundo - Acústico na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.