Análises

Discípulos Teus (Batista Nova Jerusalém)

Roberto Azevedo em 15/02/06 13671 visualizações
Com o advento das comunidades evangélicas, o repertórios das igrejas mais tradicionais foi se renovando, a ponto de também investirem em suas próprias composições. Reconhecendo esse potencial a gravadora MK lançou um selo em que lançava ministérios de louvor das mais variadas igrejas que buscavam na música mais uma opção de adorar a Deus e evangelizar as pessoas.

Nesta época foram lançados: Nova Vida de Alcântara (Geração de adoradores), Comunidade Cristã de Goiânia (Poder da oraçãO), Igreja Batista Nova Jerusalém (Segurança), Sara nossa terra – DF (Rio de Deus, Se move), etc...

Agora, mais de 3 anos depois, a Nova Jerusalém se mantém firme, com 3 cds e 1 dvd (coletânea dos 3 cds) gravados.

O Ministério de Louvor é liderado por Samuel Silva (filho do pastor da igreja e autor dos louvores) e por Denise Gonçalves (esposa de Samuel).

Discípulos Teus, que foi indicado no 5º Grammy Latino, concorrendo ao prêmio "Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa) no ano de 2004, foi o terceiro álbum deste ministério.

Gravado ao Vivo no templo da própria igreja teve na sua produção nomes de peso, como Emerson Pinheiro (4 por 1 & Fernanda Brum) e Rogério Vieira (Novo da Aline Barros)

Na banda também temos nomes de peso, como Wagner Mocasy no back vocal (Renasoul), Walmir Bessa na bateria (4 por 1 e Linha 2), Rogerão dy Castro (Aline Barros) e Marcus Salles no baixo (4 por 1 e Fernanda Brum), entre outros.

O encarte poderia ser mais trabalhado. Desde o primeiro trabalho deles que a MK tem se limitado a por fotos sobre um fundo qualquer. Traz as letras, mas não traz as cifras.

O cd abre com uma canção de exaltação e gratidão ao Senhor. Festa sem fim tem uma intro “meio jam session” que funciona muito bem. Essa variação incidental aparece mais 2 vezes no decorrer da música que fecha com um solo de guitarra. “A minha vida é uma festa sem fim, o meu Pai tem todo o poder. Enfrento lutas mas sirvo ao Senhor, que pode tudo resolver”.

Com um riff em tom menor sobre um groove “meio anos 70” Vamos viver mantém o clima iniciado na faixa anterior. É uma das melhores do cd. Assim como na faixa anterior podemos destacar os discretos loops de teclado ao fundo preenchendo os espaços com muita criatividade. No final o riff é executado sobre uma base latina que ficou muito legal. “Quando o inimigo vier não desista, chega de reclamar, marcha e conquista. Vida em abundância o Senhor nos deu, pare de chorar, vamos viver”.

A faixa título, Discípulos Teus, começa mais contemplativa e versa sobre compromisso. Depois da uma acelerada na dinâmica e versa sobre o que Deus pode fazer em nós e através de nós, apesar de nós. “Agora somos nós a ver o cego enxergar, Agora somos nós a ver Deus atuar”.

No quesito “corações contritos” a melhor canção do disco é Meu altar. Versa sobre busca, entrega, arrependimento e quebrantamento. “Sem Ti eu nada sou, eu quero renascer”.

Devemos dar um lugar de honra a Deus em nosso viver diário. Devemos ofertar a Deus um tempo de qualidade no nosso dia a dia. Devemos mudar nossos hábitos para que Deus ocupe o primeiro lugar em nossa vida, mas devemos estar atentos para que essa comunhão não vire uma rotina. Rotinas espirituais são o primeiro passo para nos perdermos no triste caminho da religiosidade.

Dupla honra começa meio sem surpresas (musicalmente falando), mas quando chega no refrão supera as expectativas. É uma canção de confiança em Deus, pois a suficiência de Deus é suficiente para suprir nossas deficiências a cada dia.

Que o Espírito Santo nos ajude para que possamos edificar nossas vidas sobre essa verdade.

Casa do Rei volta a levada do inicio do cd. É mais uma canção de confiança no nosso Pai. Uma característica deste ministério, desde o seu primeiro trabalho (Bom é louvar a Deus) é que os louvores possuem melodias muito bonitas e os louvores mais rápidos são realmente envolventes sem serem muito agitados.

Retos caminhos versa sobre perseverança. “Em Teus retos caminhos eu quero prosseguir, sustentado por Ti jamais irei fraquejar. Tua Luz me orienta, Teu poder me sustenta”.

Em Teus braços versa sobre a segurança que encontramos no Senhor.

Deus habita em nos de forma clara e definida, embora inexplicada, através da presença restauradora do Espírito Santo. “Sou dependente de Ti, me apoio em Teu amor além do que eu posso entender”.

Essa presença nos enche da paz que excede todo o entendimento. A presença de Deus é um refrigério que devemos cultivar através da oração e da leitura diária de sua palavra.

Após uma rápida ministração baseada em Filipenses 4 (rápida mesmo), temos Mais além. Uma bela canção, outra bela melodia.

Não podemos apenas ouvir a mensagem, devemos fazer algo a respeito, senão estaremos apenas nos enganando. Podemos usar as palavras oração e fé, mas se não houver sinceridade em nosso ser elas por si só serão apenas palavras. Crer pura e simplesmente que Deus é soberano é uma perspectiva teológica muito superficial.

Devemos ir mais além. Devemos buscar mais de Deus. Devemos pagar o preço. Mas será que realmente estamos dispostos a pagar preço? Na maioria das vezes falar é mais fácil do que fazer. Infelizmente.

Te adorar feita em parceria com Emerson Pinheiro é a canção mais contemplativa do cd. Versa sobre busca, entrega e renuncia. Como eu disse em outra análise: “Fora a salvação e o amor de Deus, tudo o mais que recebemos de Deus vem através da renuncia”. Nossa tendência natural agradar a nós mesmos.

Tua graça mantém a atmosfera contemplativa da faixa anterior. “Sou servo e nada mais, quero derramar minha vida em Teu altar, ser moldado como um vaso em Tuas mãos”. Outra bela canção, mais uma bela melodia. Somos vasos de barro, a única coisa em nós que tem algum valor é a presença de Deus através do Espírito Santo.

Dando uma acelerada no ritmo Direito Teu versa sobre a onipotência de Deus. É um louvor de encorajamento. “Nenhuma arma prevalecerá, nada te alcançara e toda língua que ousar contra ti, firmado em Deus tu a condenarás”.

Tempo oportuno fecha este ótimo trabalho versando sobre a soberania de Deus. Baseado na batalha de Josué em Jerico, exalta sobre o controle que Deus tem, sobre todas as circunstancias. “Mesmo sem ver mudança com confiança não desistirei”; “Tudo que meu Pai prometeu no tempo oportuno ela vai realizar”.

Aguardamos com expectativa o quarto trabalho deste competente ministério. Enquanto isso, oramos para que este cd cumpra o seu objetivo, que é de nos ajudar a entender o plano de Deus para nossas vidas.

Que diante dos obstáculos possamos dizer: “Agora somos nós a ver o Senhor atuar”.
Discípulos Teus

(CD) 01/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ministério Nova Jerusalém

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook