Análises

Relembramos um sucesso de Carlinhos Felix em 1996 - Ao Vivo. Confira nossa análise retrospectiva

Tiago Abreu em 05/05/16 2147 visualizações
Com cerca de cinco anos de uma carreira solo fortemente sólida e outros doze como integrante do Rebanhão, Carlinhos Felix chegou ao seu auge como artista com o disco Ao Vivo, gravado no Canecão e lançado em 1996. Dotado de uma qualidade musical e espontaneidade que provavelmente nenhum lançamento, na década, teve, a obra é um dos mais eficazes discos ao vivo gravados na música cristã nacional.

Na produção de Zé Canuto, a obra revisita canções notórias do Rebanhão, faixas solo de Carlinhos e músicas que não faziam parte, ainda, de seu portfólio. O resultado foi um disco que consegue fazer um recorte amplo, interessante e que, mais do que tudo, traz uma performance impecável do cantor e de sua banda.

O êxito do trabalho era óbvio. Naquela época, Carlinhos era o intérprete masculino mais forte, tanto em termos de direção artística, quanto notoriedade. Em hits, o disco é bem sucedido. A presença de Basta Querer e Senhor do Universo, cuja execução clássica se assemelha à estrutura da versão original, eram obrigatórias. Em canções mais experimentais como Pescador e Ponto a Ponto, o trabalho é ainda mais bem-sucedido. A cozinha esbanja dinâmica. Em arranjos que perpassam por tantos gêneros, Ao Vivo não perde sua coerência.

É óbvio que nem tudo são flores. Em algumas canções mais lentas, como Espírito do Senhor, a obra fica um pouco truncada. Em outras, como o sucesso Palácios, antes gravada pelo Rebanhão na voz de Pedro Braconnot, a comparação com o registro original é inevitável. Carlinhos acaba ganhando mais força quando dá voz à músicas que cantara antes. Nos momentos adversos, sua interatividade com o público acaba trazendo percepções mais positivas. Tanto em registros posteriores como Ao Vivo na Flórida (2001) e Lindo Senhor (2012), Carlinhos mostrou que leva jeito para obras ao vivo. E seu disco de 1996 o traz em pleno voo.

Nota: ★★★★☆
Ao Vivo

(CD) 11/96

(5,0/5)
Total de votos: 3

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Carlinhos Felix

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook