Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Lifesong
(Casting Crowns)

Georgeton Leal em 05/05/2008
Para o Super Gospel
Lifesong

Compre este CD agora

Faixas:
1. Lifesong
2. Praise You In This Storm
3. Does Anybody Hear Her
4. Stained Glass Mascarade
5. Love Them Like Jesus
6. Set Me Free
7. While You Were Sleeping
8. Father, Spirit, Jesus
9. In Me
10. Prodigal
11. And Now My Lifesong Sings
Casting Crowns é uma banda com um ministério bastante diferenciado, que iniciou-se a não muito tempo nos Estados Unidos. Primeiramente, começaram a gravar cd’s “caseiros” para o trabalho de evangelismo em escolas. A banda se apresentava em um grupo de jovens em Atlanta antes de ser descoberta pela lenda da música cristã contemporânea, Steven Curtis Chapman. Logo, Casting Crowns conseguiu um contrato de gravação e popularizou-se em 2003 com músicas como If We Are the Body, Voice of truth e Who Am I. A banda atualmente é uma das mais vendidas nos Estados Unidos, já atingindo mais de 2,5 milhões de vendas.

Após o mega sucesso do 1° cd, seguido logo em 2004 pelo CD/DVD “Live From Atlanta”, Casting Crowns surpreende novamente em 2005 com mais um trabalho inédito: “Lifesong” , aonde podemos conferir a melhor performance de Mark Hall & CIA em músicas de conteúdo espiritual e musical profundamente marcantes. Ao contrário de muitas outras bandas norte-americanas atuais, Casting Crowns não se preocupa com nenhum esteriótipo comercial, além de dar muita ênfase em suas letras à mensagem do evangelho, coisa que muitos “artistas evangélicos” deixaram de fazer hoje em dia.

Lifesong rendeu a Casting Crowns o Grammy Awards 2006 de melhor álbum gospel pop/contemporâneo, e isso já era de se esperar pela tamanha qualidade que este trabalho possui.

O cd inicia-se aparentemente, de forma calma, mas progressiva, ao som da música tema “Lifesong”, um rock suave mas ao mesmo tempo empolgante, com destaque para a execução predominante da guitarra. A letra de entrega enfatiza que devemos colocar nossa vida como sacrifício vivo ao Senhor. Uma das melhores do cd.

Na segunda faixa encontramos outro grande hit de letra forte: “Praise You in This Storm”, que nos passa uma mensagem de segurança e firmeza mesmo em meio à tempestade. Mais uma vez, Casting Crowns consegue “casar” melodia e letra em uma junção musical incomparável.

A terceira faixa, “Does Anybody Hear Her”, se trata de uma música de cunho evangelístico. A letra retrata a vida de uma jovem em busca de felicidade, mas que se decepciona com os prazeres da vida e tenta encontrar diversas soluções para ser feliz. A canção também expõe o fato de que nós, como povo de Deus, ignoramos muitas vezes pessoas nesta e em outras situações, que precisam ouvir o evangelho, mas que são esnobadas pelos próprios que se dizem “cristãos”, os quais acabam por não se importarem com os perdidos. Para uma melhor ampliação da mensagem desta música, foi que Casting Crowns gravou um clipe dela no DVD “Lifesong Live” aonde iremos ver um pouco mais do objetivo da mesma.

Stained Glass Masquerade” trata da superficialidade do ser humano pós-moderno, que finge estar feliz em meio a todo o aparato falso e artificial de seu cotidiano. A falsidade dentro e fora da igreja é denunciada sem piedade nessa faixa.

Love Them Like Jesus” é mais uma “canção de vida” que retrata a posição que devemos ter para com as outras pessoas, principalmente as que precisam de nós. A letra exemplifica a situação de uma criança orfã sem esperança de vida que, mesmo em meio a tanta dor, ainda espera por alguém que lhe possa ajudar a conhecer Jesus.

Set Me Free” é um forte clamor de libertação. Possui uma pegada forte no coro, com uma potência excepcional na distorção da guitarra. Muito marcante.

A criatividade de Mark Hall se torna novamente evidente na letra de “While You Were Sleeping” que é uma palavra de despertamento para os Estados Unidos. A comparação de Jerusalém com os EUA fez-se necessário, ao demonstrar o quanto estas duas nações rejeitaram Jesus Cristo mesmo depois de tantas provas do amor de Deus para com elas.

Father, Spirit, Jesus” tributa toda adoração ao Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo através de uma letra de louvor ao Deus Trino. Exaltação completa ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

In Me” é uma verdadeira declaração de dependência em Cristo Jesus: “Porque quando estou fraco,você me faz forte”. A seqüência de notas no coro é inconfundível. Há também uma outra frase desta música que merece destaque: “Como é refrescante saber que você não precisa de mim, quão maravilhoso é descobrir que você me quer”. Essa é uma das frases bastante citadas pelo vocalista, Mark Hall, expressando a idéia de que Deus simplesmente não precisa de nós, ELE NOS QUER!

A penúltima música, “Prodigal”, como já expressa o título, é uma canção de arrependimento e reconciliação. Apesar de ter um ritmo mais calmo em relação às anteriores, deixa transparecer bem o retrato do filho pródigo em contraste com nossas próprias vidas quando pecamos perante Deus.

Finalizando o cd de maneira devocional e reflexiva, temos “And Now My Lifesong Sings” que segue quase no mesmo sentido de letra que “Lifesong”. É a música mais simples e lenta do repertório, mas possui uma beleza profundamente tocante. O pequeno refrão “Deixe a canção da minha vida cantar para Você...” é um encerramento excelente para um trabalho tão memorável como este.

Casting Crowns sempre se supera a cada cd lançado e um dos motivos principais disto, é o seu exemplo de humildade e compromisso para com Deus e o corpo de Cristo. Seu trabalho com jovens tem gerado diversos frutos não só nos Estados Unidos, mas alcançando também todos os lugares aonde suas canções são levadas.

Suas músicas se adaptam ao dia-a-dia do cristão atual e tenta resgatar, mesmo em meio a tantas “ideologias”, o verdadeiro evangelho tão esquecido e negligenciado pelas “igrejas da moda” e pela geração “Fast-Food”.

Concluindo esta análise, só posso afirmar que através de “Lifesong” vemos algo muito mais além do que um simples cd; vemos vidas cantadas e canções de vida entoadas em louvor a Deus.


Compre o CD Lifesong na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.