Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Atemporal
(Catedral)

Roberto Azevedo em 30/05/2006
Para o Super Gospel
Atemporal

Compre este CD agora

Faixas:
1. Atemporal
2. No Meu País
3. Simplismente
4. Quem Sabe
5. Terceiro Mundo
6. Cidade
7. Um Novo Tempo
8. Somos Todos Iguais
9. Teu Amor
10. Eterno
11. Em Outro País
12. Quando o Verão Chegar
13. Onde Está Seu Coração?
14. Chegou a Hora de Dizer a Verdade
15. A Dois Passos do Paraíso
Após Acima do nível do mar que foi um cd retrospectivo, marcando os seus 15 anos de carreira e de Resposta a um desejo, a Banda Catedral, formada pelo trio Kim (voz e guitarra), Julio Cezar (baixo) e Guilherme (bateria), mais Eduardo Lince na guitarra, lançou em janeiro seu mais novo trabalho pela New disc, com distribuição nacional pela Line Records.

Atemporal tem 15 músicas, sendo 10 releituras da época de 95 a 98, quando o grupo conheceu o auge da popularidade no mercado gospel como contratado da MK Publicitá.

Traz também 4 inéditas e 1 regravação. Para os fãs mais recentes do grupo, o álbum funciona como é um cd inédito, e para os mais antigos é um disco que traz a tona músicas que foram marcantes na historia da banda.

As releituras confirmam o título do trabalho, trazendo “musicais atemporais com letras que não envelheceram, cujo discurso ainda é atual mesmo depois de tanto tempo”.

Servem também para demonstrar as pessoas que suas canção não eram tão diferentes assim na época em que trabalhavam exclusivamente no mercado gospel. Ou seja, já faziam musicas populares. Segundo a banda, 80% de suas canções eram “populares”.

Apesar de no início ter surgido a intenção de serem feitos três volumes denominados “O Melhor do Catedral”, atualmente a posição oficial da banda é de que não haverão outros volumes, até mesmo por causa da ausência do guitarrista Cezar, mas não esta descartado para 2007 a gravação do Ao vivo 20 anos, seguindo o projeto que fazem de 5 em 5 anos.

Atemporal além de dar nome ao álbum, é a faixa de trabalho nas rádios e entre as inéditas é a única realmente nova.

Traz uma pegada mpb-rock com uma levada meio folk e segue a linha mais madura que tem sido adotada pela banda nos últimos anos, desde o lançamento de 15º andar pela Warner e versa sobre hipocrisia, política, sociedade, comportamento e fé, embora de forma menos direta e mais poética.

A canção No meu país faz uma critica consistente e mostra o quanto a banda esta decepcionada com os rumos do país. “O Brasil é extraordinário em uma coisa: não mudar. E reina soberanamente em outra: decepcionar” Kim em entrevista ao Universo Musical.

Simplesmente fazia parte do repertório no disco Está consumado, lançado no período anterior a época em que o grupo fazia parte do cast de artistas da gravadora MK. Foi também regravada no cd duplo Ao vivo 10 anos.

Quem sabe, Somos todos iguais e Teu amor fizeram parte do repertório do disco A revolução, lançado em 1998.

A seguir temos Terceiro mundo do cd 10 anos Ao vivo, gravado no Imperator, Meyer-RJ.

Esta música exemplifica o título do álbum. A letra original trazia os versos “No congresso brasileiro votam a constituição, mas se não tiver propina que se dane o povo então”. Hoje mais de 5 anos depois... “No congresso brasileiro eles ganham mensalão, é o reino da propina que se dane o povo então”.

Tem ainda as partes que não precisaram serem alteradas e que continuam uma realidade, como por exemplo, “Na baixada fluminense há pobreza e exploração e no nordeste brasileiro falta d´água e omissão. A miséria das favelas, injustiça social, traficante vira espelho e criança marginal”. E por ai vai.....

Cidade e Em outro país são mais duas das canções inéditas que já estavam prontas na época da pré-produção de Resposta a 1 desejo e acabaram ficando de fora na escolha final do repertório. Ambas trazem a participação do guitarrista Cezar, vitima fatal de acidente de carro em 2003.

A canção Cidade nos brinda com a pegada roqueira de Cezar e traz uma crítica feroz ao Rio, e remete ao sucesso da canção Rio de janeiro a dezembro.

Um novo tempo e Eterno fizeram parte do repertório do disco Eterno, lançado em 1996.

Quando o verão chegar e Onde está o seu coração foram parte do repertório do disco O sentido, lançado em 1995.

Entre as canções lançadas na época da MK apenas o álbum Contra todo mal, lançado em 94 não teve nenhum representante na gravação.

Chegou a hora de dizer a verdade foi descartada pela Warner 2 vezes. Esta versão é a original da pré-produção anterior a gravação de 15º andar. A letra fala abertamente sobre a questão de drogas e aborda de forma interessante algumas outras questões. É uma das musicas mais polêmicas e trata sobre hipocrisia, não as drogas e outros temas recorrentes a banda.

A faixa bônus é uma regravação roqueira de A dois passos do paraíso, hit da Blitz nos anos 80, incluída na trilha sonora da novela Prova de amor.

Foi gravada a pedido da gravadora para compor o repertório da novela, e segundo a banda ficou estranha ao cd, por isso entrou no final como faixa bônus.

Na mesma época do lançamento de Atemporal foi lançado o cd solo do Kim, denominado O meu destino é você e o segundo dvd do grupo, Catedral Vídeo clipes, com 10 clipes desde Uma canção de amor para você até agora, mais entrevistas, comentários e cifras.

Para o futuro a banda aguarda um acordo entre a gravadora New disc e a emissora MTV para a gravação do especial MTV Ao Vivo.

Em breve Kim estará lançando seu livro denominado Sobre muitas coisas e Júlio estará lançando O último Duo, álbum instrumental com gravações inéditas ao lado de Cezar.

Para 2006 planejam ainda uma gravação meio caseira de suas turnês, usando uma câmera de 8mm, para quem sabe não editarem futuramente um documentário nos moldes do MTV Na estrada e para 2007 planejam o aguardado Catedral 20 anos.

Com 180 mil discos vendidos em 2 anos, mais o cd solo de Kim e 20 mil dvds com o registro do show comemorativo dos 15 anos - Acima do nível do mar - a banda alcança ao todo mais ou menos 250 mil copias vendidas de seus produtos na atual fase New Disc - Line Records.

Com certeza o que sustenta estes números é o repertório da banda que sempre foi muito coeso, com ideologia e continuidade. Com este lançamento o Catedral une-se como mais uma voz contra os erros do Governo. Além de que este é um dos discos mais pesados do grupo, com poucas baladas e muito, muito rock.


Compre o CD Atemporal na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.