Análises

Canção do Amor, do Diante do Trono, gravado em Recife

Redação em 13/05/09 24068 visualizações
O ano de 2008 foi especial para o Diante do Trono. Depois de dez anos de Ministério completados, iniciou-se a abertura de um novo ciclo. Foi um ano de mudanças; novos alvos na jornada Brasil Diante do Trono e uma intensificação do chamado Internacional do Ministério, uma delas:

A gravação do décimo primeiro álbum ao vivo do Diante do Trono, A Canção do Amor, que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho no Chevrolet Hall em Recife, a maior casa de shows da América Latina – com capacidade para 30.000 pessoas.

A escolha do tema poético nada tem a ver com um disco romântico para casais apaixonados, mas é uma convocação para o povo de Deus voltar-se novamente para Ele, dedicando-se a parar na Sua presença e desfrutar da intimidade no secreto de seus corações.

O álbum se inicia com a canção Saudades cuja introdução é puxada por um belo violão, lembrando a atmosfera de “Quero me apaixonar”. O hino nos fala sobre conhecer mais do Senhor, estar mais perto dele e a cada dia sentir o fluir de sua presença. “Pois onde Tu estás há liberdade, Espírito Santo fique à vontade. Temos saudades de Ti Senhor, ansiamos por sua presença” . Vale a pena destacar que não foram utilizados arranjos com metais na canção, dando mais atenção aos instrumentos tradicionais, como guitarra, num estilo bem introspectivo e reflexivo. Realmente nos leva a pensar sobre a qualidade do tempo que gastamos na presença de Deus.

A segunda faixa é Desperta, que é uma empolgante canção de celebração, iniciada por uma introdução de tirar o fôlego na bateria e agora sim acompanhada por uma ótima entrada dos metais. A música versa sobre a reconstrução das ruínas de nossa nação, nos chamando, como Igreja de Cristo, a um despertar espiritual. A participação do público com palmas ensaiadas no meio da música é contagiante.

Pela manhã versa sobre cantarmos louvores ao Senhor e sua bondade e evidencia algumas surpresas na nova fase do ministério; o novo guitarrista do Grupo, Jarley Brandão foi também o responsável pelos arranjos dessa e de outras canções, belíssimas a propósito. No meio da música o animado solo de guitarra é inovador e bem diferente do que estávamos acostumados a ouvir no DT anteriormente. Destaque para a forte presença da guitarra na canção, aliada aos metais e efeitos no teclado.

Com júbilo eu canto é uma participação especial de André Valadão, que não participou do backvocal durante a gravação. A canção nos transmite uma alegria contagiante e diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!”. Destaque para a introdução na guitarra, logo em seguida acompanhada da bateria e dos metais, a canção foi muito bem arranjada. Destaque também para um espontâneo de André Valadão na metade da música.

O hino seguinte é um dos melhores, senão o melhor do álbum. Confio em Teu Amor é forte e ousada em todos os aspectos. Ela nos fala que devemos confiar no amor de Deus, pois mesmo no vale da sobra da morte Ele está conosco. O instrumental é um dos mais bem trabalhados e desenvolvidos pelo ministério até hoje. Os destaques são muitos: destaque para o backvocal que é bastante expressivo e lembra bastante um coral, cantando diferentes estrofes em determinados momentos, enquanto a líder de louvor, Ana Paula, segue com a letra principal. Aliás, grande destaque também para a belíssima interpretação de Ana Paula Valadão bastante ousada e peculiar; utilizando-se de belos graves, não muito vistos anteriormente e agudos impecáveis, Ana Paula ministra com maestria a mensagem e a força da música. Outro destaque é para o momento quando todos os instrumentos param e se inicia solo de teclado, logo depois acontece a entrada dos metais e guitarra pesada, que na seqüência inicia um solo realmente impactante. É impressionante a qualidade vocal e instrumental construída pelo DT ao longo dos anos.

O Teu amor é interpretada pelo trio Soraya Gomes, Helena Tannure e Ana Paula Valadão. Fala sobre o incomparável amor de Deus, um amor que toca mesmo aqueles que ninguém mais quer tocar. O ritmo agradável de balada romântica se encaixa perfeitamente à mensagem da música.

Pelo Teu Amor é uma canção que lembra muito os espontâneos do Ministério e trabalha com a repetição de uma letra bem simples e intimista, que versa sobre sermos curados, libertos, limpos e salvos pelo amor de Deus.

A Canção do Amor, música tema do décimo primeiro trabalho do Ministério, é belíssima. Ela nos fala sobre voltarmos ao lugar de encontro com Deus, aonde os sonhos dEle eram tudo o que queríamos viver e Sua voz era tão real para nós. A letra é baseada nos textos de Apocalipse, onde a igreja de Éfeso é chamada ao arrependimento, a voltar ao primeiro amor e a prática das primeiras obras, pois o seu amor já não era como antes. A música possui um instrumental realmente belo e uma interpretação maravilhosa. A letra nos faz refletir sobre arrependimento e volta ao Senhor.

Porque Te amo possui uma letra maravilhosa, sem dúvida uma das melhores composições da Líder de louvor do Grupo. Ela fala sobre: “Eu não quero estar aqui por religião, eu não quero estar aqui para pedir algo de Tuas mãos. Eu só quero estar aqui porque Te amo.” A junção de teclado e guitarra é marcante na canção e Elias Fernandes, guitarrista veterano do Ministério, faz um maravilhoso solo de guitarra, que precede a intervenção do teclado num momento em que os outros instrumentos param e inicia-se o Espontâneo. Ana Paula convida o público: “Você pode cantar o seu amor por Ele?” e em uníssono todo o público começa a cantar “Te amo, Senhor”, a unção de Deus é maravilhosamente envolvente.

Minha Herança é a canção final do repertório e traz um solo de Ana Paula Valadão acompanhado de teclado e cordas. Como todo o álbum, a canção é bonita em todos os aspectos e diz: “De que me valeria ganhar o mundo inteiro e perder a alma?”. Ela nos fala que o Senhor é a nossa herança e a sua presença o maior bem que podemos adquirir; nada se compara ou é mais importante e nenhuma conquista é melhor que a Sua presença. No encerramento da canção, que é uma oração que deveríamos sempre declarar, nenhuma palavra poderia ser melhor do que “Amém”.

Esse álbum pode ser classificado, sem dúvida, como um dos melhores e mais maduros da Série Diante do Trono. Com uma maior participação de guitarra, arranjos inovadores e impecáveis, um backvocal muito mais expressivo e maravilhosa interpretação de Ana Paula, esse cd veio para nos mostrar que o Ministério Diante do Trono está apenas no início de sua caminhada e que segue firme Adorando até os confins da Terra.
Canção do Amor

(CD) 01/08

(4,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook