Análises

Ouvimos o novo disco do Diante do Trono gravado em Manaus - Creio. Confira nosso review

Tiago Abreu em 05/11/12 13637 visualizações
Em 2010, o Diante do Trono lançou o álbum Aleluia. Nesta obra, a banda conciliou eficazmente o clássico som denso da orquestra com as guitarras. Sol da Justiça, lançado em 2011, soou um projeto de transição. Creio, distribuído este ano, conclui a transição muito bem.

Outra novidade fica por conta da quantidade de faixas, catorze, além da duração. Diferentemente dos discos da fase mais "obscura" do conjunto, não se excedem a conduções gigantescas. Todas as palavras e acréscimos da obra estarão disponíveis na versão em DVD.

As faixas introdutórias demonstram muito bem o que o disco quer passar. Timbres instrumentais bem trabalhados, arranjos mais simples e captação ao vivo eficaz. Toma o Teu Lugar se destaca pela bateria executada por Tiago Albuquerque, enquanto Canta minha alma é um pop orientado pelos backing vocals do conjunto. Enquanto eu Viver mantém a influência britpop a partir da interpretação de Israel Salazar.

Jesus Amado é conduzida num violão folk com interpretação suave de Ana Paula Valadão, num tom mais intimista. Novamente, a banda aposta em letras repetitivas, simplórias e pouco elaboradas. Grande Deus, cadenciada, é interpretada de forma mediana por Guilherme Fares.

Escudo e Proteção é mais uma balada na voz de Israel Salazar. Dentre as canções é a melhor letra do repertório, embora se trate de uma versão. As nuances vocais ao longo da melodia é excelente, algo bastante explorado também em O Vencedor.

Creio, a faixa-título, lembra as canções mais antigas e intimistas da banda, e musicalmente serve como uma ponte entre o antigo Diante do Trono e o atual. Nesta faixa, Ana Paula faz a sua melhor interpretação na minha opinião.

Por que estás Comigo é a canção que dá o ar de novidade no registro. O som meio psicodélico do teclado, os riffs da guitarra aliados à interpretação viva de Ana Paula Nóbrega faz com que esta seja a melhor faixa da obra.

Outro ponto alto é Em Tua Presença, uma versão do Gateway Worship, assim como várias outras do repertório. Leve e lenta, contém várias frases de guitarra bem executadas no arranjo, unindo com a gradativa sonoridade do teclado. Com a chegada do refrão, a música vai ganhando um peso e nesta parte destaca-se o dueto e mais tarde os agudos de Valadão. Só um Relance vai pelo mesmo caminho, diferenciando-se pelos elementos de percussão.

Em seguida, vem um clássico cântico escrito por Reginald Heber e musicada por John Dykes. Ao contrário de sua versão original, vem adicionado um “refrão”, aqui chamado de Salvador e Rei. Santo, Santo, Santo contém a participação de Mariana e Fellipe Valadão e Thomas Miller da Gateway Worship.

Seguindo o clima de participações, Ludmila Ferber, Gilmar Britto e Ana Lúcia Câmara cantaram com Valadão Casa de Oração. A letra da canção é interessante, madura e muda a temática tratada nas anteriores. Destaque para os duetos da canção.

Terminando o repertório, vem Vinho Novo, a décima quarta faixa do disco. Uma participação clara do público abrilhanta a faixa que versa sobre um novo tempo.

O Diante do Trono corrigiu os principais erros presentes em seu último trabalho, Sol da Justiça. A redução da duração das faixas deu lugar a mais canções. Assim, deixou as ministrações e outros pontos para exclusividade no DVD. A produção musical está bastante agradável. O grupo claramente está buscando soar mais como uma "banda" ao aproximar-se do pop rock. A masterização da Gateway Worship deu força imensa ao projeto, dando destaque ao timbre de vários instrumentos e aos vocais.

Mais maduro, Creio é um ponto alto na discografia do Diante do Trono, após projetos medianos e transitórios. Basta saber se esta será a direção que o grupo pretende caminhar a partir de agora.
Creio

(CD) 01/12

(4,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook