Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Por amor de ti, oh Brasil
(Diante do Trono)

Análise feita pelo colaborador:
Leandro Rodrigues (leandroprc@hotmail.com)
Em mais um ajuntamento profético na carreira do Diante do Trono, desta vez o norte do país foi escolhido pra sediar a nona gravação ao vivo do ministério através do estado de Belém do Pará. A Gravação ocorreu na Arena Yamada, onde o grupo apresentou 12 canções inéditas repletas de poesia e expressão. A novidade vem por conta da presença especial da cantora Nívea Soares que por algum tempo afastou-se do grupo por conta de sua carreira solo. O tema do CD está baseado no texto de Isaías 62 – Ana Paula Valadão encaixou o texto para ser um clamor para a restauração do Brasil diante das calamidades, pecados e injustiças que rodeiam nosso território: “Por amor de Sião não me calarei e por amor de Jerusalém não descansarei até que saia a sua justiça como um resplendor e a sua salvação como uma tocha acesa e as nações verão a tua justiça e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um novo nome, que a boca do Senhor designará” Isaías 62-1:2.

A canção que abre o CD, “Na terra seca” começa relativamente lenta, porém logo depois se transforma em uma das canções mais festivas do CD. Esta canção parece vir de encontro com algumas canções do CD “Esperança” onde Ana Paula ainda sonhava em ser mãe, mas agora com seu filho nos braços ela canta: “Tornas-te meu pranto em festa / em lugar da tristeza me deste dupla alegria / em vez de desonra a honra / e um novo nome de vencedor...” .O destaque desta canção fica por conta da orquestra bastante afinada que deu-a um clima festivo.

Logo em seguida vem “Onde eu tocar”, que assim como a anterior é agitada e bastante alegre. A canção fala da necessidade do povo de Deus ser instrumento de testemunho de justiça, transformação, libertação e alegria onde quer que ele esteja, para receber enfim, a santidade do Senhor.

A terceira canção, “Santo como tu és”, tem um clima mais tranqüilo, porém com um estilo bem ritmado. É marcada por um melodioso solo de sax feito por Wender Pereira que ajudou a contribuir com sua leveza e naturalidade bastante expressivas. Esta canção fala de seguir os moldes de Cristo em nossas vidas diárias ao nos santificarmos e nos purificarmos para que assim, possamos ter a oportunidade de alcançar o perdão pelos nossos pecados e vermos Cristo, um dia, face a face.

Como a quarta canção temos “Reis dos Reis” que aparece como um hino de guerra e se assemelha a algumas canções de trabalhos anteriores do ministério. Sua letra é um clamor de exaltação a Deus para que Ele estabeleça seu reino sobre o seu povo. A canção ainda expressa a capacidade de Deus, o Senhor, de destruir todas as obras malignas e injustiças ao nosso redor. Ana Paula começa entoando esta canção pelo seu refrão e de maneira lenta e congregacional para que depois tome o rumo oposto com direito a palmas e descontração.

Agora quem vem à frente do palco é o Pr. André Valadão para entoar a entusiasmada canção “Tu és o remédio”. Para mim esta canção é uma das mais belas do CD pelo conjunto: a letra cheia de vida, a melodia doce e o ritmo expressivo, os vocais bem colocados, a bateria que começou com energia, mas que ficou suave no meio da música e também a linda ministração feita pelo Pr. André. A letra é curta e fala de Cristo como a promessa de cura para todos os povos e nações da Terra: “Tu és o remédio / e estás entre nós / liberamos teu rio e a cura para os povos”.

Na sexta canção da noite, “Não haverá impossíveis”, Ana Paula volta ao palco para declarar que o Senhor é o Deus do impossível. Baseada em Lucas 1:37 e Habacuque 2:1-4, a letra revela o Deus forte como o verdadeiro refúgio em meio às más circunstâncias e que as suas palavras se cumprirão para que o desânimo vá embora e nossa fé seja fortalecida. Ana Paula durante a gravação se disse emocionada com a canção.

Agora neste momento, Ana Paula e todos os vocalistas substituem as roupas mais informais por roupas que dão um tom mais solene à gravação. Ana Paula começa a cantar a música- tema do CD, “Por amor de ti, oh Brasil” – na minha opinião é a música-tema mais tranqüila entre as outras que também nomearam os trabalhos do grupo e também a mais fraca do CD. Para mim, a vivacidade que a letra passa não se encaixou muito com o estilo calmo, porém harmonioso da Ana Paula com relação aos back-vocals. O motivo que levou o ministério a este tema para o trabalho está todo incluso na letra desta canção – não devemos agir com sutileza para clamar pela restauração do nosso país e da nossa terra. Pelo contrário, Deus nos coloca como objetos de louvor na terra para que a sua justiça brilhe através de nós.

A oitava canção do CD é “Tu reinas”, que não precisou de muitos atributos sonoros pra ser uma faixa que contem letra e melodia belas. A canção contém violões tocados por Clay Peterson e Elias Fernandes e seu foco é o louvor e a adoração que têm a missão de exaltar Jesus como filho do Deus soberano e que está acima de todas as coisas.

Logo após vem dois cânticos espontâneos como as faixas nove e dez respectivamente, ainda com o clima da canção Tu reinas. A diferença entre um e outro é que “Espontâneo 1” é comandado pela própria Ana Paula enquanto “Espontâneo 2” foi puxado inesperadamente pelas pessoas presentes que realmente foram impactadas pela sonoridade marcante da canção”. No fundo, não acho que era realmente necessário incluir dois cânticos espontâneos baseados na mesma canção, pois muitos podem achar o feito um pouco enjoativo de se escutar.

Te entronizamos” surge como a faixa 11 do trabalho. De início ela pode até parecer estranha, mas a partir do momento que ela for escutada com mais atenção, acaba até se tornando uma canção bonita. O foco temático desta canção segue um pouco o de “Tu reinas”: exaltar a Deus, o único digno de louvor e adoração. È uma faixa marcada por muita solenidade e harmonia. “A ti a glória / a ti a glória / a ti a glória pra sempre amém” é uma das partes que mais mostram esta solenidade. A palavra “glória” é ainda substituída por “honra” e “domínio” e assim, encerrando a canção com a frase “Teu domínio não terá fim” – frase que dá título à última (décima segunda) canção do álbum.

Muitos hão de considerar que “Teu domínio não terá fim” possua uma das letras mais belas e poéticas do álbum. Ela começa de maneira singela clamando pela cura das nossas vidas e pela de nossa terra, onde todos desejam que Deus escreva uma história renovada pelo seu poder e estenda seu reino de paz e esperança até o imaginável. Porém, toda a singeleza vai embora e a canção finalmente alcança brilho e um tom festivo similar ao da primeira canção do álbum. É quando simultaneamente a Arena Yamada é regada por uma chuva simbólica de papeis sobre todos os presentes que juntos, ajudaram a tornar a noite da gravação algo inesquecível pela forma que a unção de Deus atuou naquelas horas.

É uma pena que o CD não incluiu a canção “Casa do Pão”, totalmente cantada pela Nívea Soares, porém está presente no DVD da gravação. Vale dizer O CD é muito bom, mesmo sem contar com grandes inovações em suas canções e arranjos. Acho também que a mensagem central do CD não esteve muito constante em todas as canções, porém é uma mensagem nobre que prega a restauração que vem com o domínio do reino de Deus sobre terra. Contudo, tudo o que foi feito e cantado pode vir a ser uma manifestação marcante através das músicas (umas alegres, outras introspectivas) que aprimoram a consagração do Diante do Trono no cenário gospel e o mais importante: o aprimoramento da mensagem de amor do Deus altíssimo.


Compre o CD Por amor de ti, oh Brasil na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.