Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD 360 Graus
(Eli Soares)

Tiago Abreu em 22/04/2019
Para o Super Gospel
360 Graus

Compre este CD agora

Faixas:
1. Aonde Está Deus?
2. Quem É Esse
3. Oh Glória
4. De Joelhos
5. Não Existe Impossível
6. Ele Sorriu pra Mim
7. Eu Te Louvarei
8. Agindo Deus
9. Cantarei Teu Amor
10. Tempo
11. Deus não É Culpado
12. Mais que o Mundo
Eli Soares não é mais uma promessa. Depois de seus primeiros trabalhos, especialmente Eli Soares (2011) e Casa de Deus (2013), serem fortemente comparados à onda black mineira representada pelo conterrâneo Thalles, o cantor marcou seu espaço com os pés no chão por meio do suave e retrospectivo Memórias (2017).

As raízes do cantor estão no mesmo território de artistas negros do cenário cristão como Adhemar de Campos e Álvaro Tito que mesclaram suas sonoridades com abordagens populares, mas o lançamento 360 Graus expande os horizontes do cantor. Afinal, o EP Aonde Está Deus (2018), do qual se derivam seis das 12 faixas do álbum, deu prévia a um trabalho de influências diversas.

O registro é diretamente fruto da capacidade de Soares como compositor e produtor, mesmo quando passeia em diferentes gêneros. A banda que o acompanha é extremamente eficiente, mas o protagonismo de Eli nunca é ofuscado nos riffs de Quem Ele É e na influência soul de Oh Glória, todas autorais.

Quando Eli Soares embarca em canções de outros compositores, como Ele Sorriu pra Mim (Thalles Roberto e Samuel Mizrahy) e até o clássico Eu Te Louvarei feito ousadamente a capella, a concentração do intérprete se mantém. Como co-autor de Tempo, assinada em colaboração com Rafael Ávila e Isaac Souza, o lado contemplativo do músico ganha força, algo que Deus não É Culpado traz como ápice.

O cantor já tinha demonstrado a boa escolha de arranjos e timbres na produção de Guarda Meu Coração (2018), de Delino Marçal. Mas, diferentemente do repertório seguro de Marçal, Eli Soares se permite arriscar muito mais. Não Existe Impossível é recheada de harmonias vocais consistentes. E nos momentos mais alegres, como em Agindo Deus, a sonoridade pretensiosa compensa a falta de grandes letras.

Se o EP de 2018 chegou a pecar pelo múltiplo desenvolvimento de ideias em uma sequência curta de faixas, 360 Graus amplia o repertório e permite que Eli Soares seja observado a partir de seu auge estético e musical – seguramente um dos maiores representantes black da atualidade no cenário cristão – e por isso construiu o seu melhor registro até agora.

Avaliação: 4/5


Compre o CD 360 Graus na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.